terça-feira, 1 de junho de 2010

SP recebe mais de 80 grandes produtores de vinho para a 5ª edição do Encontro Mistral 2010, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de junho, no Grand Hyatt

Um time estrelado de proprietários, enólogos e diretores de vinícolas de 15 países servirão pessoalmente ao público algumas de suas melhores criações

Destaques: Leone Contini (proprietário da Tenuta di Capezzana), Jean-Guillaume Prats (enólogo da Cos d'Estournel), a brasileira Noemia D’Amico (proprietária da italiana D’Amico), Blair Water (da Felton Road, o melhor enólogo da Nova Zelândia), e Marc Kent (proprietário da sul-africana Boekenhoutskloof)

A importadora Mistral reúne em São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de junho, no hotel Grand Hyatt, mais de 80 das maiores celebridades do mundo do vinho para o Encontro Mistral 2010. Realizado a cada dois anos, o evento chega a sua 5ª edição como um dos mais importantes da América Latina e entre os mais expressivos de todo o mundo.

O Encontro – que também acontece no Rio de Janeiro, no dia 10 de junho – trará um estrelado time de proprietários, enólogos e diretores de vinícolas de 15 países do Novo e Velho Mundo, servindo pessoalmente ao público suas grandes criações.

Alguns produtores participam do evento pela primeira vez, como o espanhol Ramon Llagostera, desde 1998 à frente da Mas Doix, que há cinco gerações elabora vinhos de qualidade na prestigiada região do Priorato, incluindo o ícone Mas Doix Vinyes Velles, que recebeu 98 pontos de Robert Parker em suas cinco primeiras safras. Também da Espanha, vêm as irmãs Olga Fernandez e Maria Cruz Fernandez, proprietárias da Pesquera, uma das vinícolas pioneiras da Ribeira del Duero e responsável por alguns dos rótulos mais premiados no país.

Outros estreantes no Encontro são o italiano Leone Contini, da Tenuta di Capezzana, o mais importante e respeitado produtor de Carmignano, elaborando vinhos há 12 séculos, e o grego Leon Karatsalos, fundador da Gaía, que divide com Gerovassilíou o título de melhor produtor da Grécia, na opinião dos especialistas Nico Manessis, da Decanter, e Hugh Johnson, que lhe confere suas três estrelas.

Entre os destaques desta edição está o enólogo francês Jean-Guillaume Prats, diretor geral da Cos d’Estournel, verdadeiro ícone dos crus classé de Bordeaux. Visto como o melhor château de St. Estèphe, no Médoc, pela famosa Classificação de 1885, produz vinhos que são apreciados desde o século passado por personalidades como a Rainha Vitória, Napoleão III e pelos Maharajas da Índia. Outro grande nome do evento será Blair Walter, da Felton Road, considerado o melhor enólogo da Nova Zelândia e criador de vinhos Pinot Noir que são verdadeiros objetos de desejo.

No ano em que as atenções estão voltadas para a África do Sul, país sede da Copa do Mundo, o Encontro não podia deixar de convidar uma de suas principais vinícolas, a Boekenhoutskloof. O mais importante produtor sul-africano, segundo Robert Parker, Marc Kent apresentará no Brasil vinhos que estão entre os mais estilosos e finos do país.

Entre os produtores que já participaram de edições anteriores do evento, sendo sempre um sucesso, está o maior nome da Argentina, Nicolás Catena Zapata, responsável por colocar seu país no mapa dos melhores vinhos do mundo e o primeiro sul-americano escolhido “Homem do Ano” pela revista Decanter. Outro destaque é a brasileira Noemia D’Amico, proprietária de uma belíssima vinícola em Lazio, próxima a Roma, onde elabora alguns dos mais celebrados brancos e tintos da Itália meridional, sendo considerada uma das maiores estrelas emergentes da região.

Já conhecido dos brasileiros pelas bodegas Symington, o produtor português Dominic Symington apresenta neste ano a Blandy’s, que há quase 200 anos produz vinhos Madeira únicos, complexos e cheios de sutilezas, dotados de uma longevidade que parece desafiar o passar dos anos.

Dois carismáticos produtores também estão de volta ao Encontro: o espanhol Miquelàngel Cerdá, da Ànima Negra, que desenvolve ‘cult wines’ em minúsculas quantidades na ilha de Mallorca, e o italiano Marco Pallanti, da Castello di Ama, um dos maiores clássicos da Toscana, com vinhos elegantes, finos e complexos.

ALÉM DOS VINHOS – O Encontro Mistral traz ainda produtores de destilados diversos. Da França, vem o Château du Tariquet, que elabora pequenas quantidades de Armagnacs artesanais na região de Bas-Armagnac, a mais celebrada para a produção de alguns dos melhores destilados da França e de todo o mundo. Da Itália, a friuliana Grappa Nonino, fundada em 1897, que é uma verdadeira grife de destilados elaborados bagaço de uva de alta qualidade.

Outros destaques: os produtores Nicolás Catena (Catena Zapata), Michelàngel Cerdá (Ánima Negra), Olga Fernandez (Pesquera), Dominic Symington (Symington e Blandy’s) e Marco Pallanti (Castello di Ama)

ENCONTRO MISTRAL 2010

São Paulo – Dias 7, 8 e 9 de junho – Grand Hyatt (Av. das Nações Unidas, 13301)

Rio de Janeiro – Dia 10 de junho – Sheraton Rio Hotel & Resort (Av. Niemeyer, 121)

Horário: das 17h às 21h30

Preço: R$ 290,00 por dia – Reservas: (11) 3372 3400

Ingressos limitados a 200 por dia (recomenda-se reservar com antecedência)

Não haverá venda de ingressos no local

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário