quinta-feira, 30 de abril de 2009

Salton Virude é um dos grandes destaques do Expovinis


Com o desafio de se tornar o melhor Chardonnay do Brasil, vinho premium da Salton é apresentado ao público

Na próxima semana, tem início o principal evento da América Latina do setor vinícola, o Expovinis Brasil, que acontece entre os dias 5 e 7 de maio no Transamérica Expo Center, apresentado o melhor da vinicultura mundial.

Em seu stand, a Salton apresentará aos visitantes o grande lançamento da vinícola deste ano: o super premium Salton Virtude, vinho Chardonnay safra 2008 que chega ao mercado neste mês como uma das grandes apostas da empresa para este ano. “Temos certeza de que será o melhor Chardonnay do Brasil”, afirma o presidente da empresa, Daniel Salton, que virá a São Paulo prestigiar o evento.

De tonalidade amarelo claro, o Salton Virtude possui aromas que lembram abacaxi, manteiga, maçã verde, melão, mel, baunilha, coco, nozes, pão torrado, além de notas minerais. O sabor é equilibrado e estruturado, com acidez firme, deixando agradáveis sensações de frutas e especiarias. No total, são 13,3 mil garrafas produzidas.

Outros destaques da Salton para o Expovinis 2009 são as novas safras dos premiados Salton Talento (2005) e Salton Desejo (2006), além da linha Salton Volpi, já consagrada no mercado.


SERVIÇO


Expovinis Brasil 2009

Salão Internacional do Vinho

Data: de 5 a 7 de maio

Local: Transamérica Expo Center - Santo Amaro - São Paulo

Informações: www.expovinisbrasil.com.br

Fonte: MD Assessoria & Comunicação

Ibravin lança campanha para reposicionar o vinho brasileiro


Campanha institucional do Instituto Brasileiro do Vinho destaca a alegria e a autenticidade dos vinhos brasileiros e de seus consumidores


Ampliar o conhecimento do vinho brasileiro no mercado interno e externo. Este é o objetivo da nova campanha institucional que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) lançará, em nível nacional, na próxima terça-feira (5), em São Paulo, no primeiro dia da Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina. A campanha terá o seu lançamento mundial nos dias 12 e 13 de maio, em Londres, na London Wine Fair, uma das principais feiras internacionais do setor.

Criada pela agência Escala, a campanha traduz o novo posicionamento dos vinhos brasileiros no mundo do vinho, a partir de um trabalho de reflexão estratégica desenvolvido pelas entidades do setor vitivinícola nacional, com suporte da empresa de consultoria Top Brands. “O objetivo é reposicionar a categoria de vinhos brasileiros no mercado nacional e iniciar um processo de construção da imagem e posicionamento da marca no exterior”, afirma o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani.

Maior país da América Latina e terceiro maior produtor da América do Sul, o Brasil é um legítimo representante dos países reunidos no chamado Novo Mundo do vinho, mas com características peculiares que o diferenciam de todas as demais nações. “A ideia é mostrar que o vinho brasileiro é alegre, jovem e autêntico”, comenta Paviani.

Imagem
Esta mensagem, que traduz os vinhos feitos no Brasil e aponta o seu público consumidor, estará refletida nas imagens utilizadas nas mais de 25 feiras e eventos nacionais e internacionais que o Ibravin e o Projeto Setorial Wines From Brazil (WFB) participarão este ano. “A linguagem utilizada para a construção da imagem pretendida é moderna, descontraída e alegre como os brasileiros”, define o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.

O especialista em marketing Eduardo Muniz, consultor da Top Brands, diz que no exterior há uma grande curiosidade sobre os vinhos brasileiros. Entre os brasileiros, contudo, a falta de informação sobre os avanços da indústria vitivinícola e a memória de um passado com produtos duvidosos, criaram uma certa resistência entre os consumidores. “O que vale é a percepção que as pessoas têm dos produtos e hoje ela está deslocada da realidade”, argumenta. “Queremos atingir a emoção das pessoas para mudar esta situação”.

Vinho como uma pessoa
O também consultor da Top Brands, Júlio Moreira, faz uma comparação interessante para exemplificar a imagem do produto. “Se fosse uma pessoa, o vinho brasileiro seria visto hoje como uma pessoa tímida, sem personalidade, rejeitada”, aponta. Mas, nos últimos anos, a indústria vinícola deu saltos formidáveis em termos de qualidade e, via de regra, os produtos apresentam excelente qualidade. “O reconhecimento comprovado em mais de 1.800 premiações internacionais comprova a qualidade dos vinhos brasileiros”, destaca Moreira.

As características normalmente atribuídas aos vinhos brasileiros são de leveza e frescor, com produtos frutados, pouco alcoolicos e moderados em madeira – em oposição ao peso e à complexidade do Velho Mundo. “No mercado externo, se fosse uma pessoa, o vinho brasileiro seria alguém exótico, inusitado, desconhecido. Ou seja, não há problema a vencer, o desafio é construir e comunicar a identidade do produto”, ensina o consultor.

Evolução
Apesar de jovem em comparação com as históricas regiões produtoras de vinhos do Continente Europeu, a indústria vinícola brasileira deu saltos formidáveis em termos de inovações tecnológicas e manejo dos vinhedos nos últimos 15 anos. O investimento é constante nos 40 mil hectares dedicados à produção no Brasil, distribuída em seis principais regiões: a Serra Gaúcha (incluindo a Indicação Geográfica – I.G. – do Vale dos Vinhedos, com 90% da produção), a Campanha, a Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul; o Planalto Catarinense, em Santa Catarina; e o Vale do São Francisco, no Nordeste do País.

Os resultados são colhidos na forma de produtos de excelente qualidade. “Já possuem notório reconhecimento os espumantes da Serra Gaúcha, pela sua leveza e frescor, e muitos vinhos tintos e brancos, pela diversidade encontrada entre os tradicionais paralelos 28º e 32º Sul até o Vale do São Francisco (entre 8º e 9º), a maior região de vinhedos próxima ao Equador, com a elaboração de duas safras anuais”, destaca a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan.

No mundo, o vinho brasileiro ainda tem uma página em branco. Longe de ser um problema, este fato é encarado como uma oportunidade pelo Ibravin. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas a recente história dos vinhos do Brasil aponta para a conquista de um espaço de destaque no mercado vinícola global”, acredita Andreia.

SERVIÇO

O quê: Lançamento da Campanha Institucional Vinhos do Brasil

Presença especial: Irmãos Campana

Quando: dia 5 de maio, às 17h

Onde: Expovinis 2009, Transamerica Expocenter, no Lounge VIP – Vinhos do Brasil (Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – 04757-020 – São Paulo/SP)


ASSESSORIA DE IMPRENSA
OAJ Comunicação & Marketing
>>>Orestes de Andrade Jr.

VINI VINCI, 18 a 20 maio, em SP e RJ, traz 30 produtores de vinho

A importadora Vinci realiza de 18 a 20 de maio a 2ª edição do Vini Vinci, reunindo cerca de 30 dos mais importantes produtores de vinhos do mundo

O evento, que será realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, apresentará mais de 150 grandes vinhos

A importadora Vinci traz ao Brasil cerca de 30 das mais renomadas vinícolas da Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália e Portugal para a 2ª edição do seu grande evento de vinhos, o Vini Vinci, que será realizado no dia 18 de maio, no Sofitel do Rio de Janeiro, e 19 e 20 de maio, no Grand Hyatt São Paulo.

O encontro reunirá grandes produtores e enólogos apresentando ao público algumas de suas melhores criações. Além de degustar mais de 150 rótulos do catálogo da Vinci – uma das mais premiadas seleções de vinho do país – o participante poderá conhecer pessoalmente quem produz cada um deles.

Estão confirmadas* para a 2ª edição do Vini Vinci as seguintes vinícolas:

Da Itália

Argiano (Toscana)

Castellare di Castellina (Toscana)

Feudi del Pisciotto (Sicília)

Piccini (Toscana)

Rocca di Frassinello (Toscana)


Da França

Champagne Henriot (Champagne)

Château Sainte Marie (Bordeaux)

Domaine Paullus (Loire)


Da Espanha


Bodegas Mauro (Ribeira del Duero)

Bodegas Naia (Ribeira del Duero)

Comenge (Ribeira del Duero)

CVNE (Rioja)

O. Fournier (Ribeira del Duero)

Palacios Remondo (Rioja)

Tomàs Cusiné (Costers del Segre)

Viña Nora (Rías Baixas)

Viñas del Cenit (Toro)

Vinhedos del Contino (Rioja)


De Portugal


Monte da Ravasqueira (Alentejo)

Pintas (Douro)

Quinta de Chocapalha (Alenquer)

Quinta do Fojo (Douro)

Quinta do Passadouro (Douro)


Da Alemanha

Hans Lang (Rheingau)

Selbach-Oster (Mosel)


Da Argentina

Bodegas Noemía (Patagônia)

Kaiken (Mendoza)

La Posta (Mendoza)

Luca (Mendoza)

O. Fournier (Mendoza)

Tília (Mendoza)


Do Chile

Errazuriz (Vale do Aconcágua)

O. Fournier (Maule e Vale de Leyda)

Terra Andina (Vale de Leyda)


Do Brasil

Angheben (Rio Grande do Sul)



(*) Relação de confirmados até 03/ abril, sujeita a alterações.


Vini Vinci 2009

Rio de Janeiro – Dia 18 de maio – Local: Sofitel - Av. Atlântica, 4240

São Paulo – De 19 e 20 de maio – Local: Grand Hyatt – Av. das Nações Unidas 13.301

Horário: das 16h às 21h30

Preço: R$ 150,00 por dia – Reservas: (11) 2797-0000

Ingressos limitados/ Não haverá venda de ingressos no local

Sofia Carvalhosa Comunicação