sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Promessa de Denominação de Origem para outubro

Aprovale protocola pedido de registro de Denominação de Origem junto ao INPI e se prepara para apresentar vinhos da Safra 2010 com selo ainda em novembro, sendo a primeira D.O. brasileira

O pedido de registro da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) foi protocolado na tarde de segunda-feira (16) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no Rio de Janeiro. A promessa do instituto é de que até o final de outubro seja confirmada a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos como a primeira D.O. brasileira.

A comitiva, liderada pelo presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt, foi recebida pelo presidente do instituto, Jorge de Paula Costa Ávila. O grupo contou com a participação do vice-presidente da Aprovale, Adriano Miolo; do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do projeto de pesquisa, Jorge Tonietto, Deborah Villas-Boas Dadalt, da Aprovale e do advogado Roner Guerra, que presta consultoria no processo.

Nove documentos técnicos com os estudos que atestam a identidade e qualificação da região do Vale dos Vinhedos para ser reconhecida como a primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil foram entregues ao presidente do INPI. Com a promessa do INPI, Aldemir Dadalt comemora e já antecipa a realização de um grande evento para oficializar a conquista e lançar a D.O. Vale dos Vinhedos durante o mês de novembro. “Já temos um grande número de vinhos prontos que seguem as normas da certificação. Estamos animados e ansiosos para receber a primeira D.O. brasileira”, destaca.

A Aprovale já concluiu a coleta de amostras inscritas para a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) – Safra 2010. Mesmo antes da obtenção da certificação, os vinhos já estão sendo avaliados pelos novos parâmetros. Depois de terem sido aprovadas na primeira etapa com a comprovação de sua origem, as 13 amostras inscritas por sete vinícolas, que correspondem a cerca de 400 mil garrafas, agora passam por análises físico-químicas na Embrapa Uva e Vinho e no Laboratório de Referência Enológica (Laren), em Caxias do Sul. O próximo passo são as degustações técnicas previstas para setembro, no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa, em Bento Gonçalves.

Entusiasmado com o comprometimento dos produtores do Vale dos Vinhedos, Jorge Tonietto acredita que o modelo da DO será uma referência entre os países produtores de vinho de qualidade de indicações geográficas do Novo Mundo. Ao assumir um forte compromisso com a qualidade dos vinhos, através de um “Regulamento de Uso” e de uma “Normativa de Controle” estrita, os produtores possibilitam a certificação e a rastreabilidade dos produtos, mantendo os elementos de qualidade e tipicidade da região produtora do Vale dos Vinhedos.

Os estudos feitos pela Embrapa Uva e Vinho comprovam que os vinhos específicos obtidos através do Regulamento de Uso da DO possuem qualidades e características originais que se devem ao clima e ao solo da região, às variedades de uvas utilizadas e aos métodos enológicos empregados.

O projeto foi desenvolvido com a Aprovale, sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a Embrapa Clima Temperado, a UCS e a UFRGS. O projeto teve recursos financeiros da Finep.

Fonte: Conceito Comunicação

Rolhas “inspiradas” da Vinícola Perini chegam ao mercado

As rolhas exclusivas estarão disponíveis no próximo mês e prometem um novo olhar para os apreciadores de vinho.

A partir de julho os amantes do vinho, aficcionados colecionadores, e interessados de maneira geral poderão acompanhar uma ação inovadora que a Vinícola Perini, de Farroupilha (RS), apresentará no mercado brasileiro. Cerca de 15 frases especiais foram gravadas em milhares de rolhas da linha de varietais Casa Perini. Elaboradas por especialistas e enófilos célebres as frases remetem aos sentimentos vividos nos momentos celebrados com a bebida.

“As reflexões filosóficas ou bem humoradas contidas nas novas rolhas podem ser colecionadas pelos enófilos, tornando-se uma espécie de figurinhas do Bon Vivant. A novidade pretende unir a degustação de vinhos com frases célebres e populares sobre a bebida.”, revela Pablo Perini, gerente de marketing da vinícola.

Para o colecionador Edson Trombacco, que começou há pouco tempo no ramo, a coleção de rolhas carrega um sentimento especial. “A arte gráfica, tanto em rolhas quanto em tampas me cativa. Elas portam traços culturais e ainda eternizam o instante desfrutado. Vinhos e rolhas bem combinados marcam o momento vivido de maneira única”, conjectura.

De acordo com Pablo Perini as novas rolhas despertarão surpresas aos apreciadores de vinhos por ter um diferencial exclusivo no Brasil. “Esperamos que instigue os consumidores a perceber como o vinho é uma bebida que carrega significado e simbologia, neste caso, até fisicamente”.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações/Texto SUL

Onorabile: o primeiro vinho fino do Brasil em Tetra Pak

Lançamento da Wine Park é bem aceito pelo varejo nacional
Sem vidro, sem rolha, sem cápsula, sem desperdício, mas com qualidade e ecologicamente correto. Este é o Onorabile, o novo vinho fino da Vinícola Wine Park que chega ao mercado sendo o primeiro varietal do país em embalagem cartonada asséptica Tetra Pak. São dois vinhos bi-varietais: o tinto (Cabernet Sauvignon e Merlot) e o branco (Chardonnay e Riesling).

O novo conceito em vinho, lançado ontem na Expoagas 2010, em Porto Alegre, já está sendo bem visto pelo varejo nacional, que já manifesta interesse na novidade. A expectativa da vinícola é de que a proposta entre para o cotidiano dos brasileiros, assim como acontece no Chile, onde 52% do total da produção de vinhos finos é envasada neste tipo de embalagem. Onorabile estará disponível no mercado a partir de setembro. A Wine Park está disponibilizando neste primeiro lote 35 mil unidades de cada vinho. Em descontraídas embalagens, o vinho é uma excelente opção para o consumo no informal. Econômico, elegante e prático, surge como mais uma alternativa para facilitar o consumo do vinho brasileiro no país.

Localizada no Vale dos Vinhedos, região reconhecida com indicação geográfica e às vésperas da obtenção da primeira Denominação de Origem do país, a Vinícola Wine Park coloca no mercado a tradição dos bons vinhos finos atrelada ao uso da tecnologia de uma embalagem moderna e prática. Quebrando todos os paradigmas na busca de um consumidor moderno, consciente, prático e que deseja um vinho de qualidade com um custo acessível, a vinícola também contribui para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável, além de não poluir o meio ambiente.

Envasado em embalagem asséptica Tetra Pak de um litro, o Onorabile tem 33% a mais de vinho que as garrafas tradicionais de 750ml, servindo até sete taças, o que representa uma relação melhor custo-benefício. A embalagem representa apenas 3% do peso do vinho. As embalagens cartonadas assépticas Tetra Pak utilizadas no envase são obtidas por um processo de laminação de camadas alternadas de polietileno, papel e alumínio. Assim, o resultado dispensa proteção da luminosidade e também se mostra prática e segura já que não quebra, mesmo em caso de queda, e também não produz bordas cortantes. Além disso, a não incorporação de oxigênio no envase impede a oxidação do vinho.

Mais informações:

Wine Park Ltda.

RST 470 km 62,3 - Garibaldi – RS

(54) 3388.9600

winepark@winepark.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

Um passeio pelo Vale dos Vinhedos sobre duas rodas

Primavera será recebida com passeio ciclístico. Divulgação em escolas para integrar comunidade e turistas

Pedalando. É assim que a estação das flores será recebida no Vale dos Vinhedos. Turistas e a própria comunidade participarão do Passeio Ciclístico da Primavera, no dia 19 de setembro. O percurso de 4 km promete movimentar o roteiro. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos podem se inscrever gratuitamente para o passeio, que entra para o Calendário de Eventos do Vale dos Vinhedos.

Promovido pelo Hotel Villa Michelon, juntamente com a Escola Infoserv e a Jamar Cia do Esporte, o evento está sendo divulgado pelos organizadores em escolas dos municípios que integram o Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. O objetivo é integrar as comunidades e os turistas que estarão visitando a região no período.

A Polícia Rodoviária estadual estará monitorando todo o percurso. Cada participante receberá um kit com biscoitos Isabela, Sucos Suvalan, além de uma camiseta institucional do evento patrocinada pelas empresas Alvo Global, Corpore Academia, Jornal Serra Nossa, Vízia Óptica, Rede Dall’Onder, Vinícola Don Laurindo e Vinícola Torcello. A concentração será às 9 horas do domingo (19) na Vinícola Cave de Pedra com chegada no Hotel Villa Michelon. No local, haverá sorteio de bicicletas, cursos de informática, diárias no hotel, vinhos, espumantes e suco entre os participantes. As camisetas serão entregues no local de saída e são limitadas.

O Hotel Villa Michelon estará disponibilizando bicicletas aos seus hóspedes, a fim de facilitar a participação dos mesmos no passeio. Como o número é limitado, a reserva será por ordem de inscrição e conforme manifestação de interesse do participante. As inscrições podem ser feitas antecipadamente ou no local da concentração no dia do evento.

Em caso de mau tempo o evento será transferido para o dia 26 de setembro. O Passeio Ciclístico da Primavera tem o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Sucos Suvalan e Isabela.

SERVIÇO
O que? Passeio Ciclístico da Primavera

Quando? 19 de setembro de 2010 (domingo)

Onde? Vale dos Vinhedos

Horário da saída: 9 horas

Concentração: Vinícola Cave de Amadeu

Chegada: Hotel Villa Michelon

Percurso: 4 km

Kit Participante: biscoitos Isabela, Sucos Suvalan e camiseta institucional

Inscrições: antecipadas ou no local

Hotel Villa Michelon – (54) 2102.1800

Escola Infoserv – (54) 3452.7928

Jamar Cia do Esporte – (54) 3451.2675

Fonte: Conceito Comunicação

Bodegas Caro – projeto das famílias Catena e Rothschild na Argentina – comemoram os 10 anos da parceria com jantar e degustação de vinhos dia 1º de se

Participam do evento Nicolás Catena Zapata, proprietário da Catena Zapata, Christophe Salin, presidente do Château Lafite Rothschild, e Estela Perinetti, enóloga da Caro

Há dez anos, o melhor produtor de vinhos da Argentina e grande especialista em Malbec – Catena Zapata – se uniu a um dos mais prestigiosos e tradicionais châteaux de Bordeaux, responsável por alguns dos mais refinados Cabernet Sauvignon do mundo, –Château Lafite Rothschild – para criar um projeto muito especial. Assim nasceu a Caro (da junção dos nomes Catena e Rothschild), uma verdadeira vinícola boutique argentina.

Para comemorar a primeira década desta parceira de sucesso, a Mistral Importadora traz ao Brasil Nicolás Catena Zapata, proprietário da Catena Zapata, Christophe Salin, presidente do Château Lafite Rothschild, e Estela Perinetti, enóloga da Caro. Eles participam de um jantar com degustação de rótulos das três vinícolas no dia 1º de setembro, quarta-feira, às 20h30, no restaurante Cantaloup.

Serão provados os seguintes vinhos:


Catena Chardonnay 2008

Amancaya 2008

Caro 2006

Caro 2007

Malbec Argentino 2008

Carruades de Lafite 2006

Catena Sémillon Doux 2007


O menu do jantar será composto por:


Ravioli de galinha d’Angola

Polenta com ragout de ossobuco

Medalhão de filet mignon em crosta de cogumelos e foie gras com arroz ruzene vermelho

Crêmeux e dacquoise de pistache com amarena e sorvete de baunilha

AS VINÍCOLAS

Bodegas Caro – A parceria entre famílias Catena e Rothschild na Argentina deu origem ao Caro, um tinto muito fino, de grande elegância e personalidade, em um estilo bastante clássico e francês. Trata-se de um dos projetos mais ambiciosos e de prestígio da família Rothschild ao redor do mundo, segundo o próprio Baron Éric de Rothschild. Desde sua primeira safra, vem recebendo inúmeros elogios e boas notas da imprensa especializada. A Decanter apontou o tinto como uma alternativa de ótimo preço aos vinhos de Bordeaux. Trata-se de um delicioso e fino corte de Cabernet Sauvignon (70%) e Malbec (30%). O estilo é bem francês, marcado pela elegância, com um caráter bem distinto da maioria dos vinhos argentinos. O ‘deuxième vin’ da Bodega é o delicioso Amancaya, um profundo e intenso corte de Malbec e Cabernet Sauvignon, de fantástica relação qualidade/preço. Trata-se de um vinho extremamente saboroso, muito rico e pleno, mas com um toque aristocrático e refinado, com a mesma estirpe do consagrado Caro.

Catena Zapata – Produtor que dispensa apresentações, Catena Zapata é indiscutivelmente o maior nome da Argentina, responsável isolado por colocar seu país no mapa dos melhores vinhos do mundo. Para Jancis Robinson, trata-se do “maior e mais confiável nome da Argentina”. Para Robert Parker, “Catena representa o máximo em vinhos da América do Sul”. Para a Wine Spectator, trata-se da “líder inquestionável em qualidade na Argentina”. Nicolás Catena foi indicado por Robert Parker como um dos “Maiores Visionários do Mundo do Vinho nos últimos 25 Anos” e foi a primeira pessoa da América do Sul a ser escolhida “Homem do Ano” pela revista Decanter.

Chateau Lafite Rothschild – O Château Lafite Rothschild é há séculos um dos mais admirados e desejados vinhos do planeta. Poucos nomes no mundo do vinho evocam tanto respeito e reverência. Proprietária do lendário Château LafiteRothschild desde 1868, a família Rothschild comanda com maestria sua histórica propriedade em Bordeaux, ostentando um padrão tão alto de qualidade, que o segundo vinho da vinícola – o famoso Carruades de Lafite – é melhor e mais caro que a grande maioria dos Crus Classés de Bordeaux.

Jantar e degustação Bodegas Caro, Catena Zapata e Château Latife Rothschild

Local: Restaurante Cantaloup

Endereço: Rua Manuel Guedes – Itaim Bibi – São Paulo

Data: 1º de setembro, quarta-feira – Horário: 20h30

Preço: R$ 490,00 por pessoa

Reservas e informações: (11) 3372-3409

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação