terça-feira, 19 de outubro de 2010

Festa inova com corso alegórico noturno

Atração muito prestigiada durante o dia passará a ser realizada também à noite com a participação de mais de 20 carros alegóricos

Os trabalhos de organização do desfile de carros alegóricos da Festa Nacional da Vindima 2011 estão em ritmo acelerado. Em torno do enredo “Comida colonial e alta gastronomia no maior produtor de vinhos do Brasil”, o público poderá acompanhar a apresentação de mais de 20 alegorias. Mas a grande novidade da 12ª edição da festa serão os desfiles noturnos, inovação que vem gerando muita expectativa tanto da comunidade como dos visitantes que aproveitam o período da vindima (colheita da uva) para conhecer Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.

O presidente da entidade promotora, Associação Comunitária da Fenavindima, Sérgio Dal’Alba, aposta na adesão de todos os florenses. “A Festa Nacional da Vindima, antes de mais nada, é de Flores da Cunha. A comunidade tem que estar inserida em sua maior festa. Somente desta forma conseguiremos encantar nossos visitantes”, garante.

A proposta da presidente do evento, Cristiane Passarin, é surpreender. “A Festa Nacional da Vindima atrai gente de todo Brasil. Precisamos enaltecer nossos valores, mostrando que aqui a autenticidade está presente no cotidiano de nossa gente. Toda essa experiência o visitante vai poder encontrar no desfile”, assegura.

O toque de sinos e a distribuição de uvas marcarão o início do corso alegórico, juntamente com o desfile das bandeiras do Brasil, Itália, Rio Grande do Sul e Flores da Cunha, que serão conduzidas pelos cavalarianos. Como toda grande festa, a Banda Marcial também integrará a programação. Serão seis desfiles, sendo três à tarde e três à noite, todos realizados na rua Borges de Medeiros, no centro da cidade.

A história do desfile será contada com um enredo original, que homenageia a cultura italiana fazendo relação entre o início da imigração com os dias atuais. A interação com o público será um dos pontos altos da atração. Os carros estão sendo construídos pelas próprias comunidades com o auxílio de artesãos locais e a supervisão de arquitetos.

Pela primeira vez, a Escola de Gastronomia da UCS-ICIF participará do desfile com um carro que enaltecerá a alta gastronomia. A Rainha Elisa Giani Toigo e as Princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello estarão no carro oficial das soberanas que será totalmente reformulado. E como prova de que a comunidade está diretamente ligada a festa, as 10 embaixatrizes que participaram da escolha da corte também estarão no corso com a tarefa de somar esforços na promoção e divulgação do evento.

O poder de mobilização da festa junto à comunidade impressiona pelo número de pessoas envolvidas. Só na Comissão de Desfiles, coordenada pela Rainha da Festa Nacional da Vindima 2007, Fabiane Veadrigo, são sete voluntários. Para a execução de todo trabalho serão dezenas de envolvidos. As atividades com a organização do desfile se tornam compromissos sociais de todos os voluntários.

A Festa Nacional da Vindima 2011 acontecerá de 18 de fevereiro a 13 de março no Parque da Vindima Eloy Kunz, com uma expectativa de atrair 80 mil visitantes.

Fonte: Conceito Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário