sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Lucindo Copat é o Enólogo do Ano 2010

Divulgação ocorreu na sexta em jantar alusivo aos 34 anos da Associação Brasileira de Enologia e Dia do Enólogo

Em clima de descontração, 126 enólogos participaram do jantar promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) na sexta-feira (22), na boate do Clube Botafogo, em Bento Gonçalves. Além de comemorar o Dia do Enólogo e os 34 anos da entidade, o evento também foi marcado pela homenagem prestada a Lucindo Copat, eleito Enólogo do Ano 2010.

Da música para a enologia, Lucindo Copat sempre esteve ligado à arte. O sonho de ser músico foi substituído aos poucos pelo encanto da enologia. Na adolescência, foi guitarrista chegando a integrar uma banda, mas o amor pelo vinho foi maior. Em seu agradecimento, lembrou quando chegou em Mendoza, na Argentina, para iniciar sua graduação em Tecnologia de Enologia e Indústria Frutihortícola pela Universidad Juan Agustín Maza. “Eu trajava uma calça cor vinho e uma camisa amarela e nas costas carregava o meu violão. Lá descobri minha vocação”.

Ao agradecer a ABE pela homenagem, dividiu o prêmio com todos os enólogos, especialmente aqueles que integram sua equipe, e lembrou de Ângelo Salton quando lhe questionava quando iria conquistar este prêmio. Atualmente, Lucindo Copat é diretor Técnico e acionista da Vinícola Salton.

A distinção, realizada pela ABE desde 2004 e que já homenageou sete enólogos, é o reconhecimento de uma trajetória dedicada a arte de elaborar vinhos. A escolha é fruto do voto expresso pelos próprios associados da entidade. O resultado é homologado por uma comissão formada pelo presidente da ABE, representantes do IFRS – BG, EMBRAPA – CNPUV e por todos enólogos já homenageados com o Enólogo do Ano.

Como prêmio Copat ganhou uma viagem para a Europa, onde visitará uma feira do setor vitivinícola. Ele deverá, em data a ser definida, apresentar relatório e palestra aberta a todos os associados a fim de apresentar suas experiências durante a viagem técnica com a finalidade de multiplicar conhecimentos. A distinção é uma realização da ABE, juntamente com os parceiros Amazon Group e M.A. Silva Cortiças.

Integração


Centenas de abraços e muitos brindes. Foi assim que iniciou a noite do Dia do Enólogo. Numa demonstração de respeito e admiração pelo colega, cada enólogo entrou no espírito de comemoração formando uma corrente de abraços, prova de que o vinho aproxima as pessoas, faz novas amizades e tem o poder de integrar.

O presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, destaca a responsabilidade que cada enólogo tem na condução dos trabalhos para chegar a um vinho de qualidade. “O vinho não é uma simples mercadoria, o consumidor procura no vinho uma companhia para momentos felizes e isso engrandece e nos carrega de muito mais responsabilidade para com estas pessoas”.

Os enólogos também participaram do sorteio de diversos brindes. O ganhador da adega climatizada foi o enólogo Hermes Bresolin, de Veranópolis.

Fonte: Conceito Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário