Mobilizada em torno de sua maior festa, cidade ajusta detalhes para encantar público. Trade turístico busca qualificação valorizando autenticidade
Motivos para visitar Flores da Cunha é o que não faltam. A cidade reúne atrativos que a diferenciam do restante da Serra Gaúcha. A Festa Nacional da Vindima é um deles. E para atender toda essa demanda a cidade vem investindo na qualificação do trade turístico. A principal receita do treinamento é manter a autenticidade das coisas feitas pelos florenses, ingrediente que encanta quem visita a cidade.
A capacidade hoteleira do município conta com 392 leitos, oferecidos por quatro hoteis e uma pousada, estrutura que mesmo atendendo a atual demanda deverá ser ampliada nos próximos anos. Flores da Cunha também é conhecida por sediar grandes empresas moveleiras e vinícolas, tendo o título de maior produtor de vinhos do Brasil - 78 milhões de litros em 2010, produção de 197 vinícolas.
Em busca da Indicação Geográfica, Flores da Cunha montou um roteiro enoturístico que se diferencia do restante do Brasil, investindo fortemente na elaboração de vinhos finos. O resultado já começa a aparecer nos prêmios conquistados em concursos internacionais de vinhos. A revolução aparece, também, nos expressivos investimentos físicos. São projetos modernos que contemplam espaços para cursos de degustação e enogastronomia dentro das próprias vinícolas.
Com 27 mil habitantes, a cidade também é destaque na área da alimentação. São 14 restaurantes, sendo três deles especializados em alta gastronomia, além de quatro pizzarias. No interior, onde a comida colonial está ainda mais presente, são 10 opções. Uma forte manifestação da cultura popular e que pode ser apreciada pelos visitantes é o menarosto (sistema manual que os avós empregavam antigamente para assar caças e suínos), prato oficial do município.
Uma ampla estrutura de atendimento ao visitante com pontos de informações turísticas foi montado para melhor receber. Quem chega a Flores da Cunha encontra apoio na Secretaria Municipal de Turismo, na Apromontes – Vinhos dos Altos Montes, no Roteiro Caminhos da Colônia, no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, no Museu Padre Lamonato (em Otávio Rocha) e nas agências de viagens Terra Bela Turismo e Fontana Turismo.
Flores da Cunha é uma cidade que mantém uma agenda cultural ativa, atraindo visitantes de distintas regiões e com diferentes propósitos. A autenticidade do local, diante da preservação de hábitos regionais, encanta todos que a visitam. Suas paisagens encantam pela riqueza de detalhes, o que a torna ainda mais atraente do ponto de vista turístico. São vales, em sua maioria cobertos por parreirais, que ganham uma aquarela de cores conforme a estação do ano. Destaque para o Parque da Gruta, Mirante Gelain e Cascata Bordin, Mirante Gaio, Parque Natural Municipal São Francisco de Assis e Belvedere do Monumento ao Centenário da Colonização de Otávio Rocha.
Fonte: Conceito Comunicação
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário