sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Colatto pede o fim do selo fiscal para os vinhos

Se não bastasse a alta carga tributária que é um dos maiores entraves para o aumento do consumo do vinho no Brasil, algumas medidas estão sendo pleiteadas junto ao governo federal para a adoção de mais um controle sobre os vinhos – o selo fiscal, para comprovar o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Nesta semana, representantes da cadeia produtiva do vinho estiveram reunidos em Brasília com a Receita Federal. Apesar do pedido da criação do selo ter sido feito pela Câmara Setorial do Vinho e levado ao ministro da Agricultura em abril deste ano, entidades representativas da vitivinicultura - pequenos produtores, médias empresas e algumas cooperativas - afirmam não terem sido consultados sobre a proposta.

No encontro em Brasília, a União das Vinícolas Familiares e Pequenos Produtores de Vinho (UVIFAM) entregou abaixo assinado a Receita Federal com 102 assinaturas de vinícolas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco (Vale São Francisco) manifestando-se contra a criação do selo fiscal.

O presidente da UVIFAM, Luís Henrique Zanini, considera este selo o maior retrocesso da história da vitivinicultura brasileira. “As pequenas vinícolas não podem mais pagar o preço por um mecanismo criado sem uma prévia avaliação dos impactos futuros nas pequenas organizações e em toda cadeia produtiva. Teremos mais um custo para nossos vinhos”, destacou.

Envolvido na discussão, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) encaminhou ofício para o secretário geral da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, pedindo para que a Receita analise e reconsidere a decisão de adotar um selo fiscal para a cadeia do vinho. Colatto argumenta que não há garantia de redução de impostos sobre o produto. “Sou favorável a toda ação que proteja a cadeia produtiva desde que seja viável, porque a maior parte dos vitivinicultores são pequenos e médios produtores que se sentem prejudicados”. Colatto protesta que o custo operacional do selo é muito alto e a burocracia é enorme.

O presidente da UVIFAM acrescenta que “o selo não impedirá o contrabando, a falsificação, a adulteração e a sonegação”. Segundo ele o sistema proposto “é trabalhoso, obsoleto, caro e burocrático. Será o genocídio dos pequenos produtores”.

* O Deputado Federal Valdir Colatto (de Santa Catarina) é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, e recebeu comitiva da UVIFAM e representantes de várias entidades do setor, como ACAVITIS, AVIGA, REVINSUL, SINDIVINHOS -SC, PROGOETHE.

Fonte: Assessoria de impressa do Dep. Valdir Colatto

Vale dos Vinhedos repudia decisão da Câmara

Aprovale considera grave ameaça lei que permite loteamento em antiga área rural

Bento Gonçalves, 28 de agosto de 2009 - O projeto de Lei Complementar votado nesta segunda-feira pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves ameaça iniciar a descaracterização territorial do Vale dos Vinhedos. Este é o entendimento da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), que repudia a manobra realizada pelo legislativo municipal. Votada em caráter de urgência, a lei foi aprovada pelos vereadores apesar das diversas manifestações da comunidade local, contrárias a lotear a área de um dos mais antigos lotes do Vale.

Segundo os associados, o espaço rural que foi transformado em área urbana possui grande importância histórica, social, cultural e ambiental. A sua ocupação, na forma como foi aprovado o projeto de Lei Complemetar nº 008/2008, traria grandes prejuízos ao principal roteiro turístico do município e ameaçaria o primeiro destino de enoturismo no Brasil.

Ontem, quinta-feira, o prefeito Roberto Lunelli reuniu-se com a Aprovale e se declarou surpreendido com o desengavetamento do projeto de lei, feito pelo próprio líder do governo na Câmara. “Infelizmente houve a votação antes que se pudessem apresentar novos pareceres ao Projeto”, sinalizando aos empresários e vinicultores do Vale que poderá vetá-lo, embora tema que a Câmara derrube sua decisão. Recomendou à entidade e à comunidade tentar sensibilizar o Presidente da Câmara, Valdecir Rubbo (PDT).

O prefeito atendeu a chamado da secretária Municipal de Turismo, Ivane Fávero, que expôs a preocupação do grupo sobre os impactos negativos do loteamento no Vale, especialmente por serem dezenas de lotes de apenas 200 m2 . Lembrou ainda do planejamento estratégico que está sendo construído para promover o desenvolvimento sustentável de Bento Gonçalves, no qual o turismo é um dos principais pilares sócio-econômicos . Considerado atrativo-âncora da região, o Vale dos Vinhedos recebe hoje mais de 150 mil visitantes por ano à procura de suas paisagens únicas no país.

O Promotor de Justiça Elcio Resmini Meneses também se reuniu com a Aprovale ontem à tarde. Assim como os representantes do executivo, Meneses declarou-se favorável à preservação do Distrito e de suas características ambientais e paisagísticas. “Infelizmente (nesse caso), os interesses econômicos sobrepujam-se aos argumentos históricos, ambientais e sociais”, declarou o promotor.

Na sequência, o presidente da Aprovale - Aldemir Dadalt - e um grupo de associados foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Valdecir Rubbo (PDT) para entregar-lhe um ofício de repúdio ao projeto de lei. O documento também será entregue ao Ministério Público, ao Prefeito Lunelli e a todos os Vereadores que aprovaram o projeto . ‘Não descansaremos enquanto não formos ouvidos para esclarecer o quanto este loteamento é prejudicial. Este tipo de atividade ameaça não apenas o futuro do Vale como destino de enoturismo, mas todas as três cidades do qual ele faz parte, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi.”

A Aprovale é composta por 31 vinícolas e outros 39 empreendimentos ligados ao turismo e localizados no Vale dos Vinhedos.

ENTENDA O CASO:

Em 2008, a câmara municipal de Bento Gonçalves votou a transformação da área em questão em zona urbana, porém, sem regime urbanístico. Ou seja, não foi definido o índice de ocupação que haveria nesta área.

No final de dezembro do mesmo ano, houve sessão aberta à comunidade para que fossem ouvidas suas manifestações sobre o tema. Na ocasião, a Aprovale oficializou sua posição contrária ao projeto de lei e solicitou a requisição de pareceres do Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), da Secretaria do Meio Ambiente e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, avaliando a área em questão, assim como do Ministério Público quanto à extensão da área urbana em região hoje protegida por regime especial.

Na sequência, todo o projeto de lei foi arquivado e os pareceres nunca chegaram a ser elaborados.

Na última segunda-feira, oito meses depois do arquivamento, o projeto foi trazido para a pauta pelo vereador Airton Minúsculi (PT) com votação em regime de urgência.

Durante a sessão, o vereador Mário Gabardo (PMDB) pediu vistas ao projeto na tentativa de que ele saísse da pauta, também solicitou que não fosse votado no regime proposto, tendo assim que passar por três votações ao invés de uma única. Pela primeira vez no ano, o pedido de vistas foi negado.

A argumentação de Minúsculi ignorou as manifestações contrárias ao projeto realizadas em 2008 pela Aprovale representando a comunidade do Vale dos Vinhedos. Tampouco foram realizados os pareceres requisitados pela entidade antes da validação do projeto pela Câmara.

Segue abaixo o ofício com o pedido de veto encaminhado ao executivo municipal com a argumentação que embasa a reivindicação da entidade.

Ofício

Prezado Senhor,

A Aprovale - Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, representando as 31 vinícolas e os 39 empreendimentos turísticos instalados no Vale dos Vinhedos, repudia o resultado da votação do Projeto de Lei Complementar nº 008/2008, votado pela Câmara Municipal de Vereadores em caráter de urgência na última segunda-feira, dia 23 de agosto de 2009.

O espaço territorial transformado em área urbana tem grande relevo histórico, social, cultural e ambiental. A sua ocupação, na forma como foi aprovado o projeto, trará grandes prejuízos ao principal roteiro turístico do município e à maior referencia em destino de enoturismo no Brasil. Sendo assim, a área precisa ser protegida e preservada em todo o seu contexto, o que inclui a manutenção de suas características agrícolas, com preservação dos parreirais, das construções históricas, das tradições locais dentre outros aspectos.

A entidade propõe que a área considerada de expansão urbana que se sobrepõe aos limites do Distrito, volte à sua condição de área rural.

Fundamentam a proposta os seguintes argumentos:

- O perímetro do Vale dos Vinhedos está estabelecido pela Lei Municipal nº 2.360, de 11 de agosto de 1994, que cria o Distrito Vale dos Vinhedos. Em seu artigo 5º a Lei estabelece os limites e confrontações. Esta lei ainda está em vigor e os limites seguem as linhas de divisa das colônias originais;

- Alterar o perímetro do Distrito implicaria em alterar a área da primeira região brasileira demarcada como Indicação de Procedência (IP), passo inicial para a futura instituição da Denominação de Origem (DO), importante reconhecimento e distinção ao legado e trabalho da comunidade local, voltada à produção de vinhos. Este processo está em estágio avançado, sendo para breve sua formalização, que representará um avanço significativo do nosso produto frente ao mercado internacional;

- O Vale dos Vinhedos tem buscado, numa trajetória de anos, a preservação de suas paisagens, tendo inclusive sido classificado dentro do Plano Diretor original, em seu macrozoneamento, como Zona de Proteção da Paisagem do Vale dos Vinhedos (ZPPVV), numa iniciativa inédita de preservar seu equilíbrio. Este Zoneamento considera os aspectos geográficos, históricos, arquitetônico, antropológico e mesmo sociológico, onde a paisagem se insere num contexto de processos ambientais, sociais e culturais;

- O esforço local em proteger seus domínios fez do Vale dos Vinhedos uma região turística reconhecida e um destino turístico respeitado em todo o Brasil e fora dele. Esta imagem alcançada pelo Distrito eleva e contribui para a imagem do Município de Bento Gonçalves, hoje denominada Capital Brasileira do Vinho

- Observando o mapa do Plano Diretor se percebe que tal proposta de expansão destroi áreas de preservação permanente, pois incide sobre mata nativa, parreirais e ainda atinge parcialmente as margens do Rio Pedrinho;

- Outro aspecto a ser observado é que esta urbanização passará a permitir ocupações indesejadas à região, gerando ainda um fluxo totalmente avesso às atividades e vocação do Vale dos Vinhedos, cada vez mais voltada ao enoturismo.
Considerando o acima exposto, a Aprovale sugere que respalde vosso veto embasado nos seguintes pareceres:

- Parecer do Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos, conselho este instituído para dar suporte legítimo junto à comunidade a todas as intervenções de caráter de ocupação do solo;

- Parecer técnico do Ipurb quanto à ampliação da área urbana sobre os limites demarcados do Distrito do Vale dos Vinhedos, que se destacou como a primeira região rural brasileira com reguladores de crescimento;

- Parecer técnico da Secretaria do Meio Ambiente e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, avaliando a área em questão

- Parecer do Ministério Público, quanto à extensão da área urbana em região hoje protegida por regime especial.

Por isso, a Aprovale, em nome de seus 70 associados, pede a Vossa Excelência o veto ao projeto de lei votado na Câmara Municipal que trará grandes prejuízos não apenas ao Vale dos Vinhedos, mas a todo o município, uma vez que segue na contramão do projeto turístico planejado para Bento Gonçalves.

Bento Gonçalves, 27 de agosto de 2009

Aldemir Dadalt
Presidente da Aprovale


Exmo. Sr.
Roberto Lunelli
M.D. Prefeito Municipal de Bento Gonçalves


Fonte: Conceito Comunicação

Embrapa Uva e Vinho presente na Expointer 2009

De 29 de agosto a 6 de setembro, a Embrapa Uva e Vinho, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, apresenta tecnologias voltadas para a cultura da uva e de fruteiras de clima temperado para a Região Sul do País, na Casa da Tecnologia, estande que reúne o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas, localizado ao lado da Casa da RBS TV.

A instituição de pesquisa, com sede na cidade de Bento Gonçalves, irá demonstrar algumas das variedades de uvas que desenvolveu dentro do Projeto de Melhoramento Genético da Videira, o Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul, o Sistema de Cultivo Protegido de Uva e também informações sobre o Inovamaçã, projeto de pesquisa direcionado para melhorias na cultura da macieira.

Além do atendimento técnico, os visitantes interessados receberão materiais com orientações técnicas sobre Boas práticas Agrícolas na viticultura, elaborados com Recursos do PAC Transferência de Tecnologia da Embrapa.

Confira abaixo mais detalhes sobre as tecnologias da Embrapa Uva e Vinho que estarão à mostra dos visitantes da Expointer 2009.

Variedades de uvas

O Projeto de Melhoramento Genético da Videira, estabelecido em 1977 pela Embrapa Uva e Vinho, visa o desenvolvimento e a criação de novas variedades de uvas de qualidade e com boas características agronômicas e de adaptações. Já foram lançadas várias cultivares para vinicultura brasileira, que se adaptam bem às condições climáticas dos principais pólos do Brasil. Estarão sendo apresentadas, entre outras, a 'BRS Margot', lançada em 2007, que é uma cultivar também híbrida e recomendada para elaboração de vinhos tinto de mesa, que possui boa adaptação à região sul, regiões subtropicais e tropicais do Brasil. Além dessas, o público também poderá conferir outras cultivares de uvas tintas como BRS Carmem, 'Isabel Precoce', 'BRS Cora', 'BRS Violeta', 'Concord Clone 30', 'BRS Rúbea', lançadas nos últimos anos. As variedades de uvas brancas são outro foco da Embrapa Uva e Vinho. A "Moscato Embrapa" e a "BRS Lorena" foram desenvolvidas como cultivares para elaboração de vinho branco aromático. Os nomes, todos femininos e de fácil pronúncia, foram criados de forma a facilitar a memorização em outros países e pelos próprios agricultores do setor vinícola brasileiro.

O Cultivo protegido de videiras estabelece um sistema de produção que apresenta um novo microclima com necessidades de cuidados diferenciados do cultivo da uva ao ar livre. Dentre esses, pode-se citar a redução da radiação solar nas plantas, a redução da velocidade do vento, a redução ou eliminação do uso de produtos químicos e a necessidade de irrigação.

Segundo o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Henrique Pessoa dos Santos, que lidera projeto de pesquisa sobre o tema, mesmo que o custo de implantação inicial seja elevado, o produtor consegue diluir esse custo ao longo dos anos, produzindo uvas com melhor qualidade e com maior valor agregado, tanto para mesa ou para processamento.

O Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul, publicado na forma de CD, apresenta detalhadamente toda a produção de uvas do Estado. A primeira edição do Cadastro Vitícola foi publicada em 1995. Desde então, já foram divulgadas outras duas edições (1995-2000, 2001-2004). A última edição (2005-2007), realizada pela Embrapa Uva e Vinho, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), apresenta informações inéditas referentes aos anos de 2005, 2006 e 2007 e é resultante de um repasse adicional de recursos do MAPA à Embrapa.

As informações obtidas a partir do Cadastro Vitícola aliadas a outras disponíveis e a informações particulares das empresas produtoras de uvas possibilitam a construção de cenários para a tomada de decisão da iniciativa privada e pública, em prol do desenvolvimento da vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O Inovamaçã - Projeto "Inovações Tecnológicas para a Modernização do Setor da Maçã" visa minimizar as perdas causadas por impactos desde a colheita até o armazenamento no packing, aumentar a eficiência do monitoramento e controle de pragas, reduzir o uso de agroquímicos e desenvolver novas cultivares adaptadas à realidade brasileira.

Segundo o coordenador do projeto de pesquisa que encerra em 2009, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Gilmar R. Nachtigall, o Inovamaçã apresenta avanços no conhecimento dos fatores limitantes da produtividade da macieira e também indica algumas modernizações necessárias.

O Inovamaçã é um projeto de pesquisa multinstitucional e multidisciplinar, com valor de execução de R$ 741.959,70, custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a participação de 30 colaboradores, o projeto é coordenado pela Embrapa Uva e Vinho e executado juntamente com a Epagri (Estações Experimentais de Caçador e São Joaquim, SC), UDESC (CAV/Lages, SC), Embrapa Clima Temperado e ESALQ/USP.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embrapa Uva e Vinho

Degustação Viniportugal - Região Lisboa com a presença de Ricardo Pinto Correia


Dando prosseguimento ao Programa de Portugal, receberemos nesta quarta-feira, Ricardo Pinto Correia para comandar uma degustação de vinhos da região de Lisboa que vem pouco a pouco aliando modernidade à tradição de seus vinhos. Com produtores artesanais e clima de influência marítima cada vez mais surgem exemplares elegantes e de personalidade. Não percam!

- Casa Santos Lima - Palha-Canas branco 2007
- Casa Santos Lima - Palha -Canas reserva tinto 2006
- Cia Agricola do Sanguinhal - Quinta do Sanguinhal reserva tinto 2000
- Casa Agricola das Mimosas - Chocapalha reserva tinto 2006
- Agrovitis - Fonte das Moças reserva tinto 2004
- José Bento dos Santos - Quinta do Monte D'Oiro reserva tinto 2004

Degustação
Região Lisboa com a presença de
Ricardo Pinto Correia.
Data: 02/09/2009
Horário: 20:00 hs
Local: ABS-SP
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1800
8º andar
Custo R$ 30,00 (Sócios)
R$ 60,00 (Não Sócios)
Inscreva-se


Fonte: ABS-SP

Newsletter VinoTech - Envase




Fonte: Conceito Comunicação

Vinícola Aurora lança suco de uva branco


Líder no mercado brasileiro em sucos de uva, a maior vinícola do país inova e amplia suas opções de sucos naturais de uva

A Cooperativa Vinícola Aurora - líder brasileira em vinhos finos e de mesa, sucos de uva e coolers - lança o Suco de Uva Branco Aurora. Seguindo a mesma qualidade dos seus sucos de uva tintos, o Suco de Uva Branco Aurora é natural, elaborado com uvas brancas selecionadas e sem adição de açúcar.

Com esse novo produto, a Aurora consolida sua posição no segmento de suco de uva natural, mercado que no Brasil vem crescendo de forma muito acentuada nos últimos dois anos. Além de líder nacional, a Aurora é a primeira vinícola brasileira a conquistar o certificado Halal em seu suco de uva tinto, condição indispensável para que o produto possa ser exportado para os países muçulmanos, um mercado estimado em 2 bilhões de consumidores potenciais – o selo Halal significa que o produto é aprovado por Alah, segundo o Alcorão, pela sua pureza. Além disso, o suco de uva Aurora tinto traz em seu rótulo o selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O novo Suco de Uva Branco Aurora apresenta-se em garrafas de 1,5 litros e pode ser encontrado no varejo de todo o Brasil.

Cooperativa Vinícola Aurora

Visite o site: www.vinicolaaurora.com.br

SAC 0800 701 4555

Matriz - Bento Gonçalves (RS): (54) 3455-2000

Escritórios e representantes em todo o território nacional

Fonte: Eco de Informação

Vinotech e Envase Brasil superam desempenho de vendas e confirmam renovação de expositores

Ações estratégicas em feiras nacionais e internacionais, visitas e reestruturação da equipe comercial antecipam resultados positivos

As indústrias de bebidas do Brasil (vinho, água-mineral, cerveja, refrigerantes, cachaça e destilados e outros) já podem se preparar para conferir as muitas novidades que a Vinotech e a Envase Brasil estarão apresentando de 13 a 16 de abril de 2010 no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, durante a 9ª edição da Semana Internacional Brasil Alimenta. Os organizadores comemoram os primeiros resultados do processo de comercialização dos espaços. Além de superar o desempenho de vendas dos estandes da edição anterior em 30% em relação ao mesmo período, as feiras também confirmam uma expressiva renovação de expositores nos eventos, o que é garantia de novas marcas, fornecedores, produtos e serviços.

Com uma área 40% superior a de 2008, a Semana Internacional Brasil Alimenta reúne, além da Vinotech e da Envase Brasil, a MultiAgro, contemplando, também, a cadeia produtiva agrícola. A expectativa dos organizadores é de reunir nas três feiras 250 expositores de 15 países em uma área superior a 13 mil metros quadrados. Do total disponibilizado para as empresas, a feira já contabiliza 60% dos espaços vendidos. A previsão é gerar um volume de negócios na ordem de US$ 50 milhões, o que será facilitado com a realização da Rodada Internacional de Negócios ABIMAQ/Apex Brasil, que colocará frente a frente empresas brasileiras com indústrias de bebidas de países da América Latina.

A diversidade de tecnologia será ainda maior nesta edição. Os profissionais que visitarão o evento poderão assistir a estréia de grandes fabricantes e fornecedores. A Arauterm, por exemplo, estará aproveitando sua participação no evento para lançar um economizador próprio que aproveita a energia residual dos gases de combustão, fazendo o pré-aquecimento da água alimentada em caldeiras geradoras de vapor com queimadores a gás e alimentação contínua de água. O economizador é selecionado conforme a capacidade de cada caldeira e permite aumentar a temperatura da água alimentada em cerca de 50ºC, proporcionando considerável economia e combustível.

Entre as participações internacionais confirmadas, destaque para a França, que estará presente com um grupo de 12 empresas, através da Associação para Desenvolvimento do Comércio Internacional de Produtos e Técnicas Agro-Alimentaires (ADEPTA). Esta é a primeira vez que o país participa neste formato. O espaço França exibirá mudas, insumos, máquinas e barricas, numa ampla linha de produtos para o setor vitivinícola e de bebidas em geral. Outro grupo, no Espaço Chile, também trazendo tecnologias, produtos e serviços, está sendo implementado através da entidade ProChile.

Em negociação com empresas argentinas, o diretor Comercial da Vinotech e Envase Brasil, Joaquim Puerta, estará participando da Metalmecanica, de 2 a 6 de setembro em Mendoza. Na agenda, reuniões para tratativas com a Fundação ProMendoza e com a Indústria Metalúrgica Argentina (IMA). Posteriormente, em novembro, a Vinotech e Envase Brasil, através de seus diretores, serão apresentadas em Milão durante o SIMEI 2009 e, na sequência, no SITEVI, em Montpellier, na França.

Empresas interessadas em adquirir espaço para participar da Vinotech, Envase Brasil ou Multi Agro devem buscar contato através dos telefones (54) 3452.9135 ou 3452.9136, ou ainda através do site www.vinotech.com.br

Serviço:


O que: Semana Internacional Brasil Alimenta 2010

Quando: de 13 a 16 de abril de 2010

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Horário das feiras: das 14h às 21h

Horários dos fóruns: das 8h30min às 17h30min

Mais Informações:

New Trade Comunicação

Fones: (54) 3452-9135 e 3452-9136

www.vinotech.com.br/ www.expomultiagro.com.br

vinotech@newtrade.com.br/ multiagro@newtrade.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

Enólogos aproveitam degustação de seleção para avaliar tendências

Seleção segue até o dia 4 de setembro no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho

Um painel de 81 enólogos está avaliando as 308 amostras inscritas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos. Divididos em três grupos de 27 profissionais por semana, eles aproveitam a oportunidade para verificar o “estado da arte” da produção nacional, além de poder avaliar tendências e, com isso, dar suporte às empresas quanto a diferenciais que as tornem mais competitivas no mercado de vinhos.

Para o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora do evento -, Mauro Zanus, o mais importante desta etapa é a integração e o envolvimento dos enólogos. “É surpreendente a participação e o interesse dos enólogos nessa fase. A sala de análise sensorial está sempre lotada”, destaca. Segundo Zanus, o coordenador técnico das degustações que estão sendo feitas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, através dessas provas é possível perceber como anda a concorrência e, também, avaliar as novas tendências da indústria vinícola brasileira no que tange as variações de cor, aroma e sabor das diferentes categorias.

Um dos aspectos a chamar a atenção dos organizadores é o crescimento de 30% no número de amostras de vinhos base espumante, o que comprova, de fato, uma forte orientação das empresas para o fortalecimento deste segmento, o qual tem apresentado excelente competitividade frente aos vinhos importados.

A Embrapa Uva e Vinho, parceira do evento, tem sido a sede das degustações dando todo o apoio técnico à avaliação. As 308 amostras de vinhos inscritas por 70 vinícolas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009 começaram a ser analisadas no dia 17 de agosto, sendo que a degustação de seleção encerra no dia 4 de setembro.

A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, ocorre somente no dia 26 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo um público aproximado de 700 pessoas. Os apreciadores que desejam participar do evento poderão se inscrever a partir do dia 17 de agosto (www.enologia.org.br).

Mais informações:

ABE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA

enologia@enologia.org.br – www.enologia.org.br

(54) 3452.6289

Fonte: Conceito Comunicação

Dunga brinda 99 anos da Salton com Reserva Ouro na Expoagas


O comandante da Seleção Brasileira de Futebol prestigiou o estande da vinícola de Bento Gonçalves na maior feira de produtos, equipamentos e serviços promovida pela Agas

O técnico da Seleção Brasileira de futebol prestigiou o estande da Salton, na maior feira de produtos, equipamentos e serviços para supermercados, promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que acontece até esta quinta-feira, 27 de agosto, na Fiergs, em Porto Alegre. Dunga brindou os 99 anos da vinícola de Bento Gonçalves, completados nesta terça-feira, com o espumante Salton Reserva Ouro.

O aniversário da vinícola também abriu a contagem regressiva para o seu primeiro centenário da Salton, que prevê inúmeras novidades, entre elas o lançamento de dois produtos: um vinho tinto e um espumante, ambos desenvolvidos especialmente para a comemoração. Uma série de outras surpresas estão sendo preparadas para tornar 2010 inesquecível.


Fonte: Enter Consultoria em Comunicação

Quatro vinhos portugueses da Enoforum são premiados em concurso internacional no Japão

Os vinhos Alentex Premium 2006 e Alem 2006, tintos portugueses do Alentejo que a Enoforum acaba de lançar no Brasil, receberem medalhas de prata no Japan Wine Challenge 2009, concurso internacional realizado no Japão, organizado em conjunto com a Wine Challenge Web Magazine, cujos resultados acabam de ser divulgados.

Este é mais um reconhecimento internacional importante para a Enoforum e seus rótulos Alentex, criados com a personalidade do Alentejo para o mercado externo.

O vinho Alem, lançado em meados deste ano no mercado brasileiro, é um blend tinto top de linha, elaborado com as uvas Syrah (francesa) e Touriga Nacional (portuguesa), um autêntico exemplar da moderna enologia portuguesa. O Alentex Premium, que este ano chegou em nova safra ao Brasil, é elaborado com as castas alentejanas Trincadeira e Aragonês e está entre os top de linha da empresa.

Menções honrosas

Outros dois vinhos da Enoforum – empresa portuguesa formada por seis das principais vinícola da região do Alentejo - receberam menções honrosas no mesmo concurso. São eles o também recém-lançado no Brasil Alentex Reserva 2005 (Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonês) e o Alentex DOC tinto 2006 (Trincadeira e Aragonês), também presente no mercado brasileiro.


ENOFORUM WINES - Vinhos do Alentejo – Portugal

Visite o site: www.enoforumwines.com

brasil@enoforumwines.com: (11) 6399-2217

Fonte: ECO de Informação

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Vinícola Aurora é líder nacional pelo quarto ano consecutivo

Pesquisa ACNielsen atesta a liderança em vendas no Brasil da maior vinícola brasileira e isoladamente em várias regiões

Pelo quarto ano consecutivo, a Cooperativa Vinícola Aurora é líder nacional absoluta em vendas de vinhos. Os dados são do ranking de fornecedores da Associação Paulista de Supermercados (APAS), através de pesquisa apresentada pela ACNielsen, com base nos números de 2008 registrados no varejo nacional.

Desde 2004, a Aurora é campeã nacional de vendas nesse levantamento, líder absoluta em vinhos de mesa e em vinhos finos. Em espumantes, a Aurora é líder na região Sul (RS, SC e PR). Em vinhos tintos e de mesa, a maior vinícola brasileira é líder absoluta de mercado isoladamente em TODAS as regiões brasileiras.

A Aurora é a maior e mais premiada vinícola brasileira, uma cooperativa com 78 anos de história formada por 1.100 famílias produtoras de uvas na Serra Gaúcha.

Cooperativa Vinícola Aurora

Visite o site: www.vinicolaaurora.com.br

SAC 0800 701 4555

Matriz: (54) 3455-2000

Escritórios e representantes em todo o território nacional

Fonte: ECO de Informação

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Wine Spectator anuncia restaurantes selecionados para o Guia 2009


A Figueira, Baby Beef e Porto Rubaiyat são os únicos de São Paulo classificados na categoria “Best of Award of Excellence”, para cartas de vinhos com mais de 500 rótulos

Já está no site da Wine Spectator (www.winespectator.com), a conceituada revista norte americana especializada em vinhos, a relação dos restaurantes selecionados para a edição 2009 do seu guia, que elege anualmente os estabelecimentos que possuem as melhores cartas de vinho do mundo. O Guia de Restaurantes, que neste ano indica 4118 casas de diversos países, será publicado na Wine Spectator que chega às bancas dos Estados Unidos no dia 31 de agosto.

Os restaurantes A Figueira Rubaiyat e Baby Beef Rubaiyat foram pela quinta vez consecutiva classificados como “Best of Award of Excellence”, assim como o Porto Rubaiyat, pelo segundo ano nesta categoria, que reúne cartas com 500 a 1500 rótulos e que apresentam grandes vinhos de importantes regiões produtoras.

Além destas duas casas de São Paulo, o Laguiole do Rio de Janeiro e o Taste-Vin de Belo Horizonte, também integram esta classificação. Os restaurantes brasileiros que fazem parte do Guia da Wine Spectator 2009 na categoria “Award of Excellence”, criada para cartas de 100 a 500 rótulos são: Amadeus (São Paulo), Fogo de Chão (São Paulo e Brasília), Vinheria Percussi (São Paulo), Churrascaria Vento Aragano (São Paulo) e Olivetto Restaurante e Enoteca (Campinas, SP).

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

domingo, 16 de agosto de 2009

Curso de Vinhos WSET - São Paulo e Belo Horizonte

Os cursos são direcionados à formação de produtores, técnicos, jornalistas, enólogos, sommeliers e também aos amantes do vinho que desejam aprofundar seus conhecimentos. Sua titulação é reconhecida em mais de 28 países e aceita em mercados tão importantes como Estados Unidos e Reino Unido, onde se tornou um requisito indispensável para trabalhar na indústria do vinho.

Últimos dias para inscrições!!!

Veja todos os detalhes dos cursos e faça sua inscrição pelo site: www.stellium.com.br Contatos: claudia@stellium.com.br ou pelos tels: (11) 2507-9375 / 9680-2460 falar com ALCIRENE

Fonte: Cláudia Fusatto Stellium Design & Eventos

Apreciadores podem se inscrever na Avaliação Nacional de Vinhos a partir do dia 17

Evento, que ocorre dia 26 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, deverá reunir 700 pessoas

O momento maior do vinho brasileiro está se aproximando. Apesar dos trabalhos terem iniciado ainda no início do ano, será somente no dia 26 de setembro que o público terá a oportunidade de conhecer os vinhos representativos da Safra 2009. Muito concorrida, a Avaliação Nacional de Vinhos é hoje o maior evento do gênero no mundo, permitindo que técnicos, experts e enófilos celebrem o vinho em uma perfeita comunhão. Interessados em participar poderão efetuar sua inscrição a partir do dia 17 de agosto, através do site www.enologia.org.br.

A 16ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos reúne 308 amostras de 70 vinícolas. As degustações dos vinhos estarão sendo feitas por um painel de 81 enólogos a partir do dia 17 de agosto. No dia 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o público conhecerá, em primeira mão, a relação dos 93 vinhos classificados entre os 30% representativos da Safra 2009, além de degustarem os 16 selecionados para o momento.

Para deleite do público, cada uma das 16 amostras será comentada por um dos degustadores convidados. O painel de comentaristas será formado por especialistas de diversos países. Com este caráter educativo, o evento permite aos participantes comparar suas considerações a respeito de cada vinho, além de ampliar seus conhecimentos em torno da arte de degustar. O 16º degustador será sorteado entre o público participante.

A Avaliação Nacional de Vinhos, que já reuniu desde 1993 cerca de 9 mil apreciadores da bebida, é reconhecida em todo o mundo. A consolidação do evento pode ser comprovada no rápido preenchimento das vagas pelos participantes. Nos últimos anos as inscrições se esgotaram ainda nas primeiras semanas. Diante disso, é necessário que os interessados fiquem atentos e antecipem sua inscrição que tem prazo indeterminado conforme o preenchimento das 700 vagas.


Mais informações:

ABE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA

enologia@enologia.org.br – www.enologia.org.br

(54) 3452.6289

Fonte: Conceito Comunicação

Encontro Vinho e Arte | Ano 5 | Spa do Vinho | Bento Goncalves



Fonte: Enóloga Maria Amélia Duarte Flores/Vinho e Arte Consultoria e Eventos Especias

Degustação Vinhos do Château Valandraud


Jean Luc Thunevin é um dos mais respeitados produtores de Bordeaux, com seu nome intimamente ligado à história do mítico Le Pin. Na opinião de Robert Parker, ele é “de fato, o líder do movimento dos Vinhos de Garagem de Saint Emilion, sendo a maior estória de sucesso de Bordeaux.” O Château de Valandraud, sem vinho ícone, é disputado por enófilos de todo o mundo atingindo, muitas vezes, preços superiores aos premiers grands crus de Bordeaux.
Pela primeira vez no Brasil, Jean Luc conduzirá uma degustação memorável na ABS-SP, apresentando todos os seus vinhos. Uma oportunidade imperdível para conhecer e aprender com esse visionário do mundo do vinho.

Vinhos a serem degustados:

- Château Valandraud 2003
- Virginie de Valandraud 2007
- 3 de Valandraud 2006
- Blanc de Valandraud no 2 2007
- Bad Boy 2006
- Dom Virginie Thunevin 1 2006
- Presidial Thunevin (Le Coq) Branco 2007
- Presidial Thunevin (Le Coq) Tinto 2007

Degustação
Vinhos do Château Valandraud com a presença do sr. Jean Luc Thunevin
Data: 19/08/2009
Horário: 20:00 hs
Local: ABS-SP
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1800
8º andar
Custo R$ 190,00 (Sócios)
R$ 380,00 (Não Sócios)
Inscreva-se


A natureza na garrafa: vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais


Guilherme Rodrigues comanda a degustação
“A natureza na garrafa: vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais” dia 25 de agosto no restaurante Baby Beef Rubaiyat da Faria Lima

Após a prova, serão servidos Tournedor de filé mignon ao molho madeira e Crema catalana

Guilherme Rodrigues, editor do caderno de vinhos da revista Gosto, é o convidado da próxima edição do ciclo O Vinho e seus Prazeres, organizado pelos restaurantes Rubaiyat. Com o tema “A natureza na garrafa: vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais”, a degustação será realizada no dia 25 de agosto, terça-feira, às 20h, no Baby Beef Rubaiyat da Avenida Faria Lima.

A produção de vinhos cada vez mais acelerada e o boom na utilização de produtos químicos nos vinhedos - resultado da cultura agrícola de produção de massa -, surgida após a 2ª Guerra Mundial, levaram os melhores produtores de países como Itália, França e Argentina perceberem que uma severa limitação desse método intervencionista seria necessária para a qualidade e preservação da identidade dos vinhos e partiram para uma vitivinicultura o mais natural possível. Surgiram então os métodos orgânico, biodinâmico e natural, que estão em franca evolução e são cada vez mais difundidos.

Para a degustação, Guilherme Rodrigues selecionou sete dos melhores exemplares de uvas que passaram por processos naturais, provenientes de quatro países. Os vinhos são:

- Prosecco Silvano Follador (Itália/Veneto)
- Quartz Cailloux du Paradis 2006 (França/Loire)
- Alvarinho Soalheiro Primeiras Vinhas 2007 (Portugal/Minho)
- Racines Cailloux du Paradis 2005 (França/Loire)
- Château Le Puy 2004 (França/Bordeaux)
- Morgon Lapierre 2007 (França/ Borgonha)
- J. Alberto 2007 (Argentina/Rio Negro)

Após a degustação, serão servidos Tournedor de filé mignon ao molho madeira com purê de batata e amêndoas e Crema catalana.


Data: 25 de agosto, terça-feira, às 20h

Local: Baby Beef Rubaiyat – Endereço: Avenida Faria Lima, 2954 – Itaim Bibi



Inscrições:
pelo telefone 3170-5111, com Elyane, ou e-mail ovinhoeseusprazeres@rubaiyat.com.br
Preço: R$ 220,00 (cento e noventa reais por pessoa) – Lugares: 40 pessoas

Preço promocional para sócios ABS–SP: R$ 200,00 (por pessoa) – para obter o desconto, os sócios ativos devem fazer as inscrições até o dia 26 de junho diretamente com a secretaria da ABS-SP pelo tel. (11) 3814-1269 ou e-mail abs-sp@abs-sp.com.br

Patrocínio: Cartões Visa
Apoio: ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers)



Fonte: ABS-SP

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Uvifam - Selo fiscal

No dia 10 de agosto, segunda-feira, a UVIFAM – União Brasileira das Vinícolas Familiares e de Pequenos Vinicultores - promoveu o I Encontro de Vinícolas Familiares, realizado no auditório do IFRS – Campus Bento Gonçalves. Na ocasião, o economista Werner Schumacher fez uma explanação acerca das dificuldades que a adoção do Selo Fiscal para vinhos acarretará aos produtores brasileiros e sobre outras questões de relevância para as pequenas cantinas do país.

O Selo Fiscal é um instrumento de controle já presente em outros produtos, como o cigarro, que foi solicitado à Receita Federal por alguns representantes do setor vinícola sob o argumento de que sua adoção coibiria o contrabando e a sonegação. Porém, várias entidades e produtores, entre eles a Uvifam, acreditam que o selo trará inúmeros prejuízos à cadeia, burocratizando ainda mais os processos, aumentando os custos, sem solucionar, no entanto, os problemas do setor.

Dezenas de vitivinicultores vindos de várias cidades da região, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, São Marcos, Flores da Cunha e também do estado de Santa Catarina, estiveram presentes no debate. O presidente da entidade, Luis Henrique Zanini, ressaltou a importância da união das pequenas vinícolas na busca por melhores condições de trabalho que garantam sua competitividade e consequente sobrevivência, já que os pequenos produtores raramente têm seus interesses contemplados pelas políticas do setor.

Maiores informações: uvifam@hotmail.com

Fonte: Uvifam

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Qualidade e terra dentro de uma garrafa

Os vinhos Caliterra estão em nova fase. Importados e distribuídos agora com exclusividade pela Decanter, eles refletem o trabalho de uma vinícola moderna e bem estruturada, que produz vinhos de alta qualidade, em vários níveis. São 16 rótulos, distribuídos em quatro linhas, onde está incluído o Cenit 2005, o top da empresa. Vinhos elaborados com castas francesas, em conjugação com os terroirs do Chile.

A Caliterra tem 288 hectares de vinhedos no coração do Valle de Colchágua. Ali brotam e amadurecem perfeitamente uvas Cabernet Sauvignon, Carménère, Shiraz, Merlot e Malbec utilizadas na produção dos vinhos tintos da vinícola. As uvas brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc são cultivas nos Valles de Curicó, Maipo e Casablanca. Os sistemas de cultivo contemplam métodos biológicos, o uso mínimo de fertilizantes e defensivos químicos, a prática de uma agricultura de precisão e conceitos de produção limpa.

Quatro linhas, 16 vinhos

Quatro linhas de vinhos compõem o conjunto de vinhos da Caliterra. São as linhas Reserva, Tributo Single Vineyard, Edición Limitada e o Cenit, o vinho top da empresa. A vinificação conta com o trabalho do prestigiado enólogo Sérgio Cuadra, profissional com grande experiência na arte de produzir vinhos, que já trabalhou com Jacques Lurton e chefiou a elaboração dos vinhos premium da gigantesca e conhecida vinícola Concha y Toro.

A linha Reserva Caliterra engloba quatro tintos, dois brancos e um vinho rosado. Os tintos de Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot e Shiraz estagiam por 10 meses em barricas de carvalho francês e americano. Entre os brancos figuram um Chardonnay, com rápida passagem por barricas, e um Sauvignon Blanc sem nenhuma madeira.

A linha Tributo Single Vineyard contempla seis rótulos e se traduz em vinhos produzidos a partir de uvas colhidas de vinhedos específicos e únicos. Os tintos de Cabernet Sauvignon, Carmenére, Malbec e Shiraz estagiam por 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. O Chardonnay passa oito meses por barricas e o Sauvignon Blanc estagia, parte em tanques de inox e parte do vinho também em barricas de carvalho.

Dois rótulos integram a linha Edición Limitada, formada por vinhos de corte ou assemblage. São eles o Carménère-Malbec e o Shiraz-Cabernet-Viognier. Ambos estagiam 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. Mas, diferentemente da linha Tributo Single Vineyard, esses vinhos expressam a rigorosa seleção de uvas colhidas nas melhores parcelas dos vinhedos da Caliterra.

O Cenit é um vinho premium com um conceito etéreo. “Cenit faz referência ao ponto mais alto do céu e à busca incessante pela harmonia nos vinhedos Caliterra”, informam os produtores. Um corte de Cabernet Sauvignon, Malbec e Petit Verdot, com passagem de 18 meses por barricas de carvalho francês e americano. Um vinho de meditação, marcado por grande complexidade aromática, belíssima acidez e taninos monumentais. E que, à mesa, pode acompanhar belos cortes de cordeiro e de caças de pelo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Degustação Vinhos do Castro


Esporão e Quinta do Crasto são respectivamente marcas, alentejana e duriense de grande penetração em nosso mercado. Especialmente o Crasto Reserva e o Xisto vem obtendo safra após safra, altas pontuações em revistas especializadas. As presenças de David Baverstock e Miguel Roquete abrilhantarão ainda mais o evento. Não percam!

- Esporão Private Selection Branco 2007
- Esporão Reserva Tinto 2006
- Esporão Private Selection Tinto 2004
- Crasto Douro 2007
- Quinta do Crasto Reserva 2007
- Xisto 2007

Degustação
Vinhos do Castro (Qualimpor)
Data: 12/08/2009
Horário: 20:00 hs
Local: ABS-SP
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1800
8º andar
Custo R$ 30,00 (Sócios)
R$ 60,00 (Não Sócios)
Inscreva-se




Fonte: ABS-SP

Terça Gastronômica "Uma Noite na Austrália"





Fonte: Bistrot Prazeres do Vinho

Enólogos se preparam para degustar 308 amostras da Safra 2009

Degustação de seleção inicia dia 17 com a participação de 81 enólogos

As 308 amostras de vinhos inscritas por 70 vinícolas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009 começarão a ser degustadas no dia 17 de agosto, estendendo-se por três semanas. Um painel de 81 enólogos dividido em três grupos de 27 profissionais estará degustando as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, que fornece o apoio técnico para o evento.

Convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) – promotora do evento -, os enólogos terão a importante tarefa de avaliar a safra numa ação de promoção dos vinhos do Brasil. A organização da Avaliação Nacional de Vinhos, evento que teve início em 1993, sempre foi norteada pela condução dos trabalhos a partir da união de profissionais do setor. A entidade não tem medido esforços no sentido de qualificar cada vez mais o evento em torno de cenário vitivinícola, sempre em busca da promoção do vinho brasileiro e da valorização do enólogo. Este é um dos principais objetivos perseguidos pela ABE, através da integração de enólogos das mais variadas vinícolas e regiões do País.

A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, ocorre somente no dia 26 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo um público aproximado de 700 pessoas. Os apreciadores que desejam participar do evento poderão se inscrever a partir do dia 17 de agosto (www.enologia.org.br).

Reconhecida mundialmente pelo seu caráter educativo, de promoção e evolução dos vinhos do Brasil, chega a sua 17ª edição reunindo um expressivo número de vinícolas brasileiras. Este ano, são 70 empresas de seis estados (Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) que participam com 308 amostras. O aumento no número de empresas atingiu 13% em relação ao ano passado que registrou a adesão de 62 vinícolas.

Fonte: Conceito Comunicação

Vinhos do Vale dos Vinhedos conquistam o mundo

Região exporta seus produtos para mais de 20 países nos cinco continentes

Com uma produção anual de 10 milhões de garrafas de vinhos finos, o Vale dos Vinhedos, situado na Serra Gaúcha, vem cada vez mais conquistando a preferência de consumidores nos mais diversos países. Só em 2008, a região exportou 500.211,71 litros de vinhos e espumantes para mercados da América, Europa, Ásia, África e Oceania, segundo dados do Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (PSI-WFB).

Após conquistar a Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.) em 2001, as portas do mercado internacional se abriram para os vinhos da região. Hoje os vinhos do Vale estão presentes em 22 países, sendo eles: Alemanha, Austrália, Canadá, Cingapura, Coréia, Dinamarca, Estados Unidos, Estônia, Emirados Árabes, Eslováquia, Espanha, França, Holanda, Hong Kong, Japão, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Suíça e Suécia.

Das 35 vinícolas da região, 10 já comercializam seus vinhos no mercado internacional. Os principais destinos para os vinhos do Vale dos Vinhedos são: Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. No ano passado, o valor exportado pelas cantinas do Vale chegou a US$2.242.174,56.

“Hoje, os vinhos do Vale dos Vinhedos têm presença marcante tanto dentro como fora do Brasil. Essa conquista é resultante de muito trabalho, pesquisa e investimentos”, avalia o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt. Primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência, o Vale dos Vinhedos prepara-se agora para a conquista da Denominação de Origem, que fortalecerá ainda mais a identidade dos vinhos elaborados no Vale.

Enoturismo

Além de oferecer os melhores vinhos do Brasil, o Vale dos Vinhedos é farto em atrativos turísticos. Na região, localizada entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, a cultura do vinho está presente em todos os detalhes. Em seus 81,123Km², as atrações se multiplicam. Vinícolas, queijarias, restaurantes e hotéis apostam na criatividade e na preservação de seus costumes para bem receber o visitante.

Uma boa pedida é fazer um passeio para conhecer de perto aspectos da história e trajetória dos moradores do Vale dos Vinhedos. Colonizada por imigrantes italianos, a região ostenta com orgulho inúmeras manifestações culturais preservadas no patrimônio histórico e arquitetônico da região e também no artesanato, nos hábitos e costumes de trabalho e vida. Vale à pena conferir!

Mais Informações:

Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)

Fone: (54) 3451.9601

www.valedosvinhedos.com.br/ aprovale@valedosvinhedos.com.br.

Fonte: Conceito Comunicação

Espumantes Cordelier e Granja União conquistam Medalha de Ouro

Os espumantes da Vinícola Cordelier acabam de conquistar duas Medalhas de Ouro no VI Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia entre os dias 4 e 6 de agosto. A distinção, anunciada no evento de premiação realizado na noite de ontem (6), no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz (Garibaldi/RS), foi para o Granja União Espumante Brut Charmat e para o Cordelier Espumante Moscatel, produtos que vêm acumulando prêmios obtidos em concursos mundo afora.

Das 205 amostras inscritas por 66 vinícolas, 62 foram premiadas, sendo uma Grande Medalha de Ouro (94 a 100 pontos), 48 Medalhas de Ouro (88 a 93 pontos) e 13 Medalhas de Prata (84 a 87 pontos). O VI Concurso do Espumante Brasileiro premiou os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% entre os inscritos, conforme normas internacionais.

Mais informações:

VINÍCOLA CORDELIER

vinícola@cordelier.com.br – www.cordelier.com.br

54 2102.2333


Fonte: Conceito Comunicação

Promoção "Marcus James leva você à Serra Gaúcha" acaba em 31 de agosto

Até o dia 31 de agosto é possível participar da promoção " Marcus James leva você à Serra Gaúcha". A promoção está no ar e todos podem participar, desde que maiores de 18 anos. O acesso é pelo site da marca (www.marcusjames.com.br/promocao), mas no site da Vinícola Aurora há também o caminho para se inscrever (www.vinicolaaurora.com.br). Basta clicar no campo da promoção, preencher os dados e criar uma frase respondendo à questão: " O que você faria para tornar um fim de semana na Serra Gaúcha inesquecível?". Os autores das cinco melhores frases serão premiados com uma viagem de um fim-de-semana à Serra Gaúcha com tudo pago, com acompanhante.

Ícones da Vinícola Aurora e consagrados no varejo de todo o país, os vinhos Marcus James são encontrados nas versões tintas (Tannat, Pinotage, Merlot e Cabernet Sauvignon), brancas (Chadornnay, Riesiling e Sauvignon Blanc), nos frisantes suaves Happy Hour (rosé ou branco) e nos espumantes premiados em concursos internacionais, branco brut e branco demi-séc.

Visite os sites e conheça a linha Marcus James e os demais produtos da Vinícola Aurora, a maior e mais premiada vinícola brasileira.

Fonte: ECO de Informação

Única Grande Medalha de Ouro do VI Concurso do Espumante Brasileiro é da Dal Pizzol

Vinícola comemora conquista de três premiações

A Dal Pizzol Vinhos Finos foi a única vinícola a conquistar uma Grande Medalha de Ouro no VI Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) no período de 4 a 6 de agosto no município de Garibaldi (RS). O Do Lugar Espumante Brut Charmat recebeu nota superior a 94 pontos, o que lhe conferiu a distinção. Além disso, a vinícola também comemora a conquista de outras duas Medalhas de Ouro, uma para o Dal Pizzol Espumante Brut Charmat e a outra para o Do Lugar Espumante Moscatel.

O VI Concurso do Espumante Brasileiro contou com a participação de 205 amostras inscritas, sendo 62 premiadas: uma Grande Medalha de Ouro (94 a 100 pontos), 48 Medalhas de Ouro (88 a 93 pontos) e 13 Medalhas de Prata (84 a 87 pontos). O evento de premiação, que reuniu degustadores, enólogos e imprensa, foi realizado no dia 06 de agosto, às 20 horas, no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz, em Garibaldi.

A participação de amostras e vinícolas no Concurso do Espumante Brasileiro bateu recorde histórico nesta edição. Foram inscritas 205 amostras, provenientes de 66 cantinas brasileiras. Em relação à última edição do concurso, realizado em 2007, o aumento no número de espumantes inscritos é de 42% e o de empresas participantes, de 30%. Os espumantes foram analisados por um painel de degustadores formado por 65 profissionais de diversos estados brasileiros, entre enólogos, jornalistas e experts indicados pela ABE.

Fonte: Conceito Comunicação

Concurso coloca em evidência melhores espumantes do Brasil

Das 205 amostras inscritas, 62 foram premiadas, sendo uma Grande Medalha de Ouro, 48 de Ouro e 13 de Prata

O VI Concurso do Espumante Brasileiro comprovou, mais uma vez, a excelência do Brasil na elaboração de espumantes. A qualidade, já reconhecida internacionalmente, foi confirmada na sexta edição do evento, realizado de 4 a 6 de agosto em Garibaldi (RS). Das 205 amostras inscritas, 62 foram premiadas, sendo uma com Grande Medalha de Ouro (94 a 100 pontos), 48 com Medalha de Ouro (88 a 93 pontos) e 13 com Medalha de Prata (84 a 87 pontos).

O VI Concurso do Espumante Brasileiro premiou os espumantes melhores classificados por categoria - Espumante de Segunda Fermentação (Charmat/Tradicional) e Espumante de Primeira Fermentação (Moscatel) - respeitando o limite de 30% entre os inscritos, conforme normas internacionais. O evento de premiação, que reuniu degustadores, enólogos e imprensa, foi realizado no dia 06 de agosto, às 20 horas, no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz, em Garibaldi.

A participação de amostras e vinícolas no Concurso do Espumante Brasileiro bateu recorde histórico nesta edição. Foram inscritas 205 amostras, provenientes de 66 cantinas brasileiras. Em relação à última edição do concurso, realizado em 2007, o aumento no número de espumantes inscritos é de 42% e o de empresas participantes, de 30%.

A Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, comemora o crescimento na participação, uma vez que a meta da entidade era de ultrapassar as 144 amostras de 50 vinícolas inscritas na edição anterior. Outro destaque no VI Concurso do Espumante Brasileiro refere-se a adesão de empresas provenientes de cinco estados brasileiros, sendo eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco.

Os espumantes foram analisados por um painel de degustadores formado por 65 profissionais de diversos estados brasileiros, entre enólogos, jornalistas e experts indicados pela ABE. A crescente participação das mulheres, tanto no processo de elaboração de vinhos e espumantes quanto como consumidoras da bebida se revelou, também, no número de degustadoras, que a cada edição do concurso vem crescendo. Este ano, 10 mulheres integraram o quadro de avaliadores.

Para o presidente do Concurso, Carlos Abarzúa, a grande participação demonstra a importância do evento que vem registrando crescimento a cada edição. “O concurso é uma oportunidade para comprovar a qualidade do espumante brasileiro, já reconhecida mundialmente”, destaca o enólogo.

PREMIAÇÕES

Grande Medalha de Ouro

Empresa

Marca Comercial


Ouro

Dal Pizzol Vinhos Finos

Do Lugar Espumante Brut Charmat


Adega Chesini

Espumante Moscatel Cave del Vêneto


Calza Júnior

Calza Espumante Champenoise Brut


Casa Valduga

Casa Valduga Espumante Arte Brut


Casa Valduga Vinhos Finos Ltda

Casa Valduga Espumante Prosecco Premivm Brut


Cooperativa Vinícola Aurora

Marcus James Espumante Brut


Cooperativa Vinícola Garibaldi

Garibaldi Espumante Moscatel


Cooperativa Vinícola Garibaldi

Vale Real Espumante Moscatel


Cooperativa Vinícola São João

Castellamare Espumante Brut Chardonnay


Cooperativa Viti Vinícola Aliança

Aliança Espumante Brut


Cooperativa Viti Vinícola Pompéia

Miraggio Espumante Brut


Cooperativa Viti Vinícola Pompéia

Miraggio Espumante Moscatel


Dal Pizzol Vinhos Finos

Dal Pizzol Espumante Brut Charmat


Dal Pizzol Vinhos Finos

Do Lugar Espumante Moscatel


Don Bonifácio Vinhos Finos Ltda

Quinta Don Bonifácio Rosé Demi-Sec


Vinícola Valmarino Ltda

Valmarino Espumante Champenoise Brut


Estrelas do Brasil

Estrelas do Brasil Espumante Prosecco Brut


Estrelas do Brasil

Estrelas do Brasil Brut Chardonnay/Viognier


Estrelas do Brasil s

Estrelas do Brasil Pinot Noir Rosé Brut


Indústria Vinícola La Cantina

D' Costa Espumante Charmat Brut


Indústria Vinícola La Cantina

D' Costa Espumante Champenoise Brut


Indústria Vinícola La Cantina

La Cantina Espumante Moscatel


Indústria Vinícola São Luiz

Don Naneto Espumante Brut


Irmãos Molon Ltda

Pietro Felice Espumante Champenoise Brut


LC Marcon Indústria Ltda

Casa Geraldo Espumante Moscatel


Miolo Wine Group

Miolo Espumante Millésime Brut


Pernod Ricard Brasil

Almadén Espumante Brut


Sociedade de Bebidas Panizzon

Panizzon Espumante Brut Rosé


União de Vinhos do Rio Grande

Monarca Espumante Brut


Vinhos Don Laurindo Ltda

Don Laurindo Brut Champenoise


Vinhos Finos Velha Cantina Ltda

Cave Antiga Espumante Moscatel


Vinhos Salton

Salton Espumante Brut Reserva Ouro


Vinhos Salton

Salton Espumante Prosecco Brut


Vinhos Salton

Salton Espumante Meio-Doce


Vinícola Cordelier Ltda

Granja União Espumante Brut


Vinícola Cordelier Ltda

Cordelier Espumante Moscatel


Vinícola Dom Cândido Ltda

CV Dom Cândido Espumante Brut


Vinícola Dom Cândido Ltda

DC Dom Cândido Espumante Brut


Vinícola Dom Cândido Ltda

DC Dom Cândido Espumante Moscatel


Vinícola Góes & Venturini Ltda

Vívere Espumante Moscatel


Vinícola Panceri Ltda

Panceri Espumante Moscatel


Vinícola Pedrucci Ltda

Pedrucci Espumante Brut


Vinícola Pericó Ltda

Cave Pericó Espumante Brut Rosé


Vinícola Perini Ltda

Casa Perini Espumante Prosecco Brut


Vinícola Perini Ltda

Casa Perini Espumante Tradicional Brut


Vinícola Perini Ltda

Casa Perini Espumante Nature


Vinícola Peruzzo Ltda

Peruzzo Espumante Brut


Vinícola Salvador Ltda

Salvattore Espumante Moscatel


Vinícola Viapiana Ltda

Viapiana Espumante Moscatel


Prata

Abegê

Don Giovanni Espumante Moscatel


Calza Júnior

Calza Espumante Brut Charmat


Cantina de Vinhos Fabian Ltda

Fabian Espumante Intuição Moscatel


Sociedade de Bebidas Panizzon

Panizzon Espumante Chardonnay Brut


Sociedade de Bebidas Panizzon

Panizzon Espumante Prosecco Brut


Vinhos Faé Ltda - ME

Faé Espumante Brut


Vinhos Salton

Salton Espumante Poética Brut


Vinícola Dom Hermínio Ltda

Pasini Espumante Moscatel


Vinícola Gazzaro Ltda

Beppe Espumante Moscatel


Vinícola Giaretta Ltda

Giaretta Espumante Brut


Vinícola Pedrucci Ltda

Pedrucci Espumante Moscatel


Vinícola Peterlongo S.A.

Peterlongo Espumante Prosecco Brut


Vinícola Peterlongo S.A.

Fino Espumante Peterlongo Demi-Sec


DEGUSTADORES

1. Ademir Brandelli

2. Affonso Ritter

3. Alejandro Cardoso

4. Álvaro Domingues

5. Ana Lúcia Lenhard

6. Andreia Debon

7. Antoninho Calza

8. Antonio Czarnobay

9. Antonio Frizzo

10. Antonio Salvador

11. Benito Rosa

12. Bete Duarte

13. Cedenir Fortunatti

14. Celito Guerra

15. Christian Bernardi

16. Cláudia A. Stefenon

17. Cláudio Cattani

18. Cleber Andrade

19. Daniel Dalla Valle

20. Daniel De Paris

21. Daniel Fornari

22. Danilo Ucha

23. Darci Dani

24. Dario Crespi

25. Dirceu Scottá

26. Elton Viapiana

27. Firmino Splendor

28. Flávio Pizzato

29. Flávio Zilio

30. Gabriela Poletto

31. Geyce Salton

32. Gilberto Pedrucci

33. Giselle Ribeiro de Souza

34. Guilherme Arruda

35. Horst Kissmann

36. Irineo Dall’Agnol

37. Ismar Pasini

38. Ivo Prezzi

39. Jefferson Nunes

40. João Valduga

41. Jorge Cattani

42. José Carlos Cichelero

43. José Venturini

44. Júlio Meneguzzo

45. Lourenço Vaccaro

46. Luciano Vian

47. Lucindo Copat

48. Marcel Salante

49. Marco Salton

50. Marcos Vian

51. Maria Amélia Duarte Flores

52. Mauricio Roloff

53. Mauro Agostini

54. Mauro Corte Real

55. Mauro Zanus

56. Nilzo Panizzon

57. Regina Vanderlinde

58. Renata Rasseli Zanete

59. Roque Piccoli

60. Sérgio De Costa

61. Sérgio Inglez de Sousa

62. Sílvia Mascella Rosa

63. Taís Klein

64. Vanessa Stefani

65. Vitor Manfroi

Fonte: Conceito Comunicação