segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Enólogos se preparam para degustar 308 amostras da Safra 2009

Degustação de seleção inicia dia 17 com a participação de 81 enólogos

As 308 amostras de vinhos inscritas por 70 vinícolas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009 começarão a ser degustadas no dia 17 de agosto, estendendo-se por três semanas. Um painel de 81 enólogos dividido em três grupos de 27 profissionais estará degustando as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, que fornece o apoio técnico para o evento.

Convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) – promotora do evento -, os enólogos terão a importante tarefa de avaliar a safra numa ação de promoção dos vinhos do Brasil. A organização da Avaliação Nacional de Vinhos, evento que teve início em 1993, sempre foi norteada pela condução dos trabalhos a partir da união de profissionais do setor. A entidade não tem medido esforços no sentido de qualificar cada vez mais o evento em torno de cenário vitivinícola, sempre em busca da promoção do vinho brasileiro e da valorização do enólogo. Este é um dos principais objetivos perseguidos pela ABE, através da integração de enólogos das mais variadas vinícolas e regiões do País.

A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, ocorre somente no dia 26 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo um público aproximado de 700 pessoas. Os apreciadores que desejam participar do evento poderão se inscrever a partir do dia 17 de agosto (www.enologia.org.br).

Reconhecida mundialmente pelo seu caráter educativo, de promoção e evolução dos vinhos do Brasil, chega a sua 17ª edição reunindo um expressivo número de vinícolas brasileiras. Este ano, são 70 empresas de seis estados (Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) que participam com 308 amostras. O aumento no número de empresas atingiu 13% em relação ao ano passado que registrou a adesão de 62 vinícolas.

Fonte: Conceito Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário