quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Uvifam - Selo fiscal

No dia 10 de agosto, segunda-feira, a UVIFAM – União Brasileira das Vinícolas Familiares e de Pequenos Vinicultores - promoveu o I Encontro de Vinícolas Familiares, realizado no auditório do IFRS – Campus Bento Gonçalves. Na ocasião, o economista Werner Schumacher fez uma explanação acerca das dificuldades que a adoção do Selo Fiscal para vinhos acarretará aos produtores brasileiros e sobre outras questões de relevância para as pequenas cantinas do país.

O Selo Fiscal é um instrumento de controle já presente em outros produtos, como o cigarro, que foi solicitado à Receita Federal por alguns representantes do setor vinícola sob o argumento de que sua adoção coibiria o contrabando e a sonegação. Porém, várias entidades e produtores, entre eles a Uvifam, acreditam que o selo trará inúmeros prejuízos à cadeia, burocratizando ainda mais os processos, aumentando os custos, sem solucionar, no entanto, os problemas do setor.

Dezenas de vitivinicultores vindos de várias cidades da região, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, São Marcos, Flores da Cunha e também do estado de Santa Catarina, estiveram presentes no debate. O presidente da entidade, Luis Henrique Zanini, ressaltou a importância da união das pequenas vinícolas na busca por melhores condições de trabalho que garantam sua competitividade e consequente sobrevivência, já que os pequenos produtores raramente têm seus interesses contemplados pelas políticas do setor.

Maiores informações: uvifam@hotmail.com

Fonte: Uvifam

Nenhum comentário:

Postar um comentário