terça-feira, 11 de agosto de 2009

Qualidade e terra dentro de uma garrafa

Os vinhos Caliterra estão em nova fase. Importados e distribuídos agora com exclusividade pela Decanter, eles refletem o trabalho de uma vinícola moderna e bem estruturada, que produz vinhos de alta qualidade, em vários níveis. São 16 rótulos, distribuídos em quatro linhas, onde está incluído o Cenit 2005, o top da empresa. Vinhos elaborados com castas francesas, em conjugação com os terroirs do Chile.

A Caliterra tem 288 hectares de vinhedos no coração do Valle de Colchágua. Ali brotam e amadurecem perfeitamente uvas Cabernet Sauvignon, Carménère, Shiraz, Merlot e Malbec utilizadas na produção dos vinhos tintos da vinícola. As uvas brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc são cultivas nos Valles de Curicó, Maipo e Casablanca. Os sistemas de cultivo contemplam métodos biológicos, o uso mínimo de fertilizantes e defensivos químicos, a prática de uma agricultura de precisão e conceitos de produção limpa.

Quatro linhas, 16 vinhos

Quatro linhas de vinhos compõem o conjunto de vinhos da Caliterra. São as linhas Reserva, Tributo Single Vineyard, Edición Limitada e o Cenit, o vinho top da empresa. A vinificação conta com o trabalho do prestigiado enólogo Sérgio Cuadra, profissional com grande experiência na arte de produzir vinhos, que já trabalhou com Jacques Lurton e chefiou a elaboração dos vinhos premium da gigantesca e conhecida vinícola Concha y Toro.

A linha Reserva Caliterra engloba quatro tintos, dois brancos e um vinho rosado. Os tintos de Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot e Shiraz estagiam por 10 meses em barricas de carvalho francês e americano. Entre os brancos figuram um Chardonnay, com rápida passagem por barricas, e um Sauvignon Blanc sem nenhuma madeira.

A linha Tributo Single Vineyard contempla seis rótulos e se traduz em vinhos produzidos a partir de uvas colhidas de vinhedos específicos e únicos. Os tintos de Cabernet Sauvignon, Carmenére, Malbec e Shiraz estagiam por 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. O Chardonnay passa oito meses por barricas e o Sauvignon Blanc estagia, parte em tanques de inox e parte do vinho também em barricas de carvalho.

Dois rótulos integram a linha Edición Limitada, formada por vinhos de corte ou assemblage. São eles o Carménère-Malbec e o Shiraz-Cabernet-Viognier. Ambos estagiam 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. Mas, diferentemente da linha Tributo Single Vineyard, esses vinhos expressam a rigorosa seleção de uvas colhidas nas melhores parcelas dos vinhedos da Caliterra.

O Cenit é um vinho premium com um conceito etéreo. “Cenit faz referência ao ponto mais alto do céu e à busca incessante pela harmonia nos vinhedos Caliterra”, informam os produtores. Um corte de Cabernet Sauvignon, Malbec e Petit Verdot, com passagem de 18 meses por barricas de carvalho francês e americano. Um vinho de meditação, marcado por grande complexidade aromática, belíssima acidez e taninos monumentais. E que, à mesa, pode acompanhar belos cortes de cordeiro e de caças de pelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário