quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Com os pés nas uvas

Imperatriz Kelly Scanagata e as princesas Carine Pedrotti e Gabriela Bottega entram na mastela dia 25 em evento que originará o Vinho da Imperatriz 2011. Momento também será marcado pela apresentação do Leilão Virtual do Vinho da Imperatriz 2009

Um dos momentos mais emblemáticos da Fenavinho Brasil 2011 vai acontecer no dia 25 fevereiro, integrando o Bento em Vindima, dois meses antes do início do evento que ocorre de 29 de abril a 8 de maio no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. É o Vinho da Imperatriz 2011, que começará a ser elaborado neste dia com a pisa das uvas feita pela Imperatriz Kelly Scanagatta e pelas princesas Carine Pedrotti e Gabriela Bottega. Tudo acontecerá na Vinícola Salton, em Bento Gonçalves, a partir das 17 horas.

Celebrando a fé, a fartura e a autenticidade do povo da região, o evento, que é tradição na Fenavinho desde 2005, será marcado por três momentos: a bênção das uvas, o esmagamento das uvas pelas Soberanas da Fenavinho Brasil 2011 e a entrega simbólica de exemplares do Vinho da Imperatriz 2009 a autoridades e convidados, entre eles a própria Corte da Fenavinho Brasil 2009; o presidente daquela edição, Tarcísio Michelon e o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli.

Neste dia também será apresentado o formato do Leilão Virtual do Vinho da Imperatriz 2009. Os lances poderão ser dados a partir do dia 15 de março, através do site www.fenavinhobrasil.com.br. O valor mínimo por garrafa será de R$ 50,00. A cada clique o lance aumenta R$ 10,00. O internauta também poderá escolher a garrafa de sua preferência, optando pela numeração desejada. Estarão disponíveis as garrafas com numeração de 61 a 160 (100 garrafas de um total de 250).

As regras do Leilão Virtual estarão disponíveis na homepage. Ao acessar o site e fazer o cadastro, o visitante clica na garrafa e dá o seu lance. O leilão segue até o dia 28 de abril.

O Vinho da Imperatriz 2009
Em 250 garrafas de vinho Cabernet Sauvignon está parte da história da Fenavinho Brasil 2009. O sabor e o aroma que originaram a bebida trazem em sua essência a força e o trabalho do povo descendente de imigrantes italianos, representados pelas soberanas da 14ª edição do evento, que entraram na mastela no dia 21 de fevereiro de 2009 para pisar as uvas que iriam originar o Vinho da Imperatriz.

As uvas (350 kg), colhidas do vinhedo Pedras Brancas, localizado em frente às instalações da Vinícola Salton, foram selecionadas para expressar o valor histórico e cultural deste momento. A Imperatriz da Fenavinho Brasil 2009, Cláudia Alberici Pinto e as princesas Bárbara Manfroi Chies e Aline Petroli reproduziram o que os seus antepassados estavam acostumados a fazer.

Mas para transformar esta uva em vinho, extraindo o que de melhor a fruta tem a oferecer ao paladar humano, o Enólogo do Ano 2010, Lucindo Copat, também diretor Técnico da Salton, acompanhou o processo do início ao fim. O vinho foi vinificado de forma clássica. Foram 20 dias de maceração e fermentação e mais 12 meses em processo de amadurecimento em uma barrica de carvalho francesa.

Depois, o vinho foi engarrafado, permanecendo até hoje em um ambiente que respeita o produto em toda sua nobreza. Afinal, o vinho, como se sabe, requer condições especiais de temperatura estável, iluminação controlada e forma de exposição adequada.

Exclusivo, este vinho tem identidade própria. E por isso, recebeu atenção especial de seu criador, que teve a ideia de personalizar a barrica com a pintura do rosto das soberanas, criando, assim, uma peça única, digna de integrar o patrimônio cultural da Fenavinho Brasil. A obra é do artista plástico Cristiano Fabris, de Guaporé. A mesma pintura está retratada no rótulo do vinho com numeração de 1 a 250.

De acordo com Lucindo Copat, o Vinho da Imperatriz 2009 tem potencial de vida de, no mínimo, 10 anos. “Muito saboroso e persistente, o vinho apresenta um sabor com ataque doce e taninos macios. Possui muita estrutura, com cor intensa de um roxo límpido e aromas de frutas negras e notas de chocolate, cogumelos, trufas e nozes”, relata. Copat também será responsável pela elaboração do Vinho da Imperatriz 2011.

SERVIÇO
Vinho da Imperatriz
Data: 25 de fevereiro
Horário: a partir das 17h
Local: Vinícola Salton
Realização: Fenavinho Brasil 2011
Programação: Bênção das uvas, esmagamento das uvas pelas soberanas da Fenavinho Brasil 2011 e apresentação do vinho da Imperatriz da Fenavinho Brasil 2009.
www.fenavinhobrasil.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

Contagem regressiva: ExpoVinis Brasil já prepara taças e saca-rolhas para sua 15ª edição

Maior evento de vinhos da América Latina acontece entre 26 e 28 de abril de 2011 no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte

Entre os dias 26 e 28 de abril de 2011 o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte muda seus tons e ganha novos aromas. O local foi escolhido, pelo segundo ano consecutivo, como cenário para uma edição do ExpoVinis Brasil, o mais representativo evento de vinhos da América Latina e um dos 10 mais importantes do mundo para o setor.

Na rota do wine business há 14 anos, em 2011 a 15ª edição do ExpoVinis Brasil promete superar o sucesso da ‘safra’ anterior. No ano passado foram 300 expositores, cerca de 16.500 visitantes, além de presenças internacionais, degustações premium e palestras com temas atuais. Os números crescem ano a ano e em 2011 as expectativas são bastante positivas.

“O ExpoVinis Brasil é um catalisador do setor, fomentando e acelerando o contato entre produtores nacionais e internacionais com os players do mercado brasileiro e demais mercados mundiais”, resume Domingos Meireles, diretor da Exponor Brasil, empresa responsável pela organização do salão internacional do vinho.

O evento é um wine tour por tradicionais e surpreendentes regiões produtoras. Terroirs do Velho Mundo, como França, Espanha, Portugal e Itália, harmonizam com os aromas e sabores vindos de países do Novo Mundo, como Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Nova Zelândia e África do Sul. Além disso, os estreantes Sérvia, Bolívia e Grécia surpreenderam em 2010 apresentando seus rótulos mais emblemáticos.

O ExpoVinis Brasil também vem se consolidando como o cenário ideal para que profssionais do setor, enóflos, enólogos, produtores e consumidores troquem experiências, conhecimento e façam negócios.

Portanto, anote na agenda! Os dias 26, 27 e 28 de abril serão dedicados a tintos, brancos, rosés e espumantes das mais tradicionais e representativas regiões vitivinícolas do mundo. Profissionais e amantes do vinho já estão convidados para conhecerem as novidades da ‘safra 2011’ do ExpoVinis Brasil, que virá repleta de
bons rótulos, novidades e boas notícias.

ExpoVinis Brasil 2011 | www.expovinisbrasil.com.br
26 a 28 de abril | Expo Center Norte | Pavilhão Vermelho

Fonte: CH2A Comunicação

Um show de cultura em 12 dias de festa

Desfiles de carros alegóricos, talentos locais, shows nacionais, corais, exposições de uva e fotos, cursos de degustação, exibição de filmes, jogos de colônia e teatro integram a programação

A cultura viva de Flores da Cunha estará presente em cada espaço da 12ª Festa Nacional da Vindima. São mais de 50 atrações que integram uma programação de 12 dias de muita festa. A diversidade é um convite para quem deseja se divertir, se emocionar e explorar os sentidos.

A autenticidade dos florenses estará em evidência, retratando o cotidiano de quem mora no maior produtor de vinhos do Brasil. O legado herdado dos imigrantes italianos e a evolução de seus descendentes ganhará vida no desfile de carros alegóricos, grande atração da Festa. Serão quatro apresentações, sendo duas noturnas.

Outro compromisso dos organizadores é com os talentos locais, responsáveis por manter intensa a agenda cultural da cidade. Empenhada em valorizar essa produção local, a Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (APAC), montou uma programação com músicos, atores, artesãos e fotógrafos da cidade. “Não é possível fazer uma festa onde a cultura é o principal atrativo sem prestigiar o que é nosso. Este é o nosso maior tesouro”, destaca a presidente da APAC, Taís Elena Carpeggiani Gelain.

Além da apresentação de bandas e corais, também será possível participar de cursos gratuitos de degustação de uva e vinho e ainda assistir a exibição de filmes em torno do tema vindima. Isso sem contar as exposições fotográficas e as peças teatrais.

E para quem não teve a chance de acompanhar as etapas classificatórias dos Jogos de Colônia poderá acompanhar a fase final no dia 19 de fevereiro, a partir das 14 horas, na sede da cidade, garantia de diversão e entretenimento.

PROGRAMAÇÃO

Sexta - 18/02

Exposição Fotográfica Va Pensiero de Larissa Verdi - Palco Interno

19h - Pontel e Grupo Coração Gaúcho

Palco Principal

20h - Cia do Gaitaço - Palco Principal

Sábado - 19/02

14h - Curso Gratuito de Degustação de Vinhos. Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições: AGAVI 3292.1184 ou no local.

14h - Final dos Jogos de Colônia - Praça da Bandeira - Centro.

16h - Exibição de Filmes da Série Vindima da Imagem e Astro, Festival de Cinema Estudantil. Local: Auditório da Escola de Gastronomia UCS/ICIF

17h - Abertura Oficial da XII Festa Nacional da Vindima - Local: Parque da Vindima Eloy Kunz. Apresentação do Coral Nova Trento e Banda Florentina

20h - Desfile de Carros Alegóricos. Local: Centro, Rua Borges de Medeiros

22h - Show com Acústicos e Valvulados - Palco Principal

Domingo - 20/02

14h - Curso Gratuito de Degustação de Uvas, Ministrado pela Princesa da XII Festa Nacional da Vindima, enóloga Ariane Schiavenin. Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições na Secretaria de Turismo, 3292.1722 ramal 217 ou no local.

17h - Grupo Ricordi - Palco interno

18h - Peça Teatral Sete Pecados, com Gutto Basso e Júlio Saraiva - Palco Interno

Sexta - 25/02

Exposição Fotográfica Gerações da Família Boff, de Sabrina Boff - Palco Interno.

19h - Curso Gratuito de Degustação de Vinhos. Local Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições: AGAVI 3292.1184 ou no local

20h - Banda De Puta Madre - Palco Principal

21h - Banda Hábitos Groove - Palco Principal

Sábado - 26/02

8h30min às 11h - Programa Super Sábado Especial Rádio Gaúcha com os jornalistas Wianey Carlet e Gabrieli Chanas - ao vivo direto do Parque da Vindima

14h - Curso Gratuito de Degustação de Uvas, Ministrado pela Princesa da XII Festa Nacional da Vindima, enóloga Ariane Schiavenin. Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições na Secretaria de Turismo, 3292.1722 ramal 217 ou no local

16h - Exibição de Filmes da Série Vindima da Imagem e Astro, Festival de Cinema Estudantil. Local: Auditório da Escola de Gastronomia UCS/ICIF

17h - Coral Santa Juliana - Palco Interno

18h - Peça Teatral Sete Pecados, com Gutto Basso e Júlio Saraiva - Palco Interno

21h - Pedro Ernesto Denardin e Banda Show dos Esportes - Palco Principal

Domingo - 27/02

16h - Desfile de Carros Alegóricos. Local: Centro, Rua Borges de Medeiros

17h - Maicon Passarin - Palco Principal

Sexta - 04/03

19h - Concerto de Gaiteiros (Grupo Candeeiro da Flor Morena) - Palco Principal

20h - Banda Geração Amigos - Palco Principal

Sábado - 05/03

14h - Curso Gratuito de Degustação de Vinhos. Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições: AGAVI 3292.1184 ou no local.

16h - Exibição de Filmes da Série Vindima da Imagem e Astro, Festival de Cinema Estudantil. Local: Auditório da Escola de Gastronomia UCS/ICIF.

17h - Grupo de Danças Il Passeto - Palco Interno

19h – Desfile de Carros Alegóricos: Local: Centro, Rua Borges de Medeiros.

21h - San Marino - Palco Principal

Domingo - 06/03

14h - Curso Gratuito de Degustação de Uvas, Ministrado pela Princesa da XII Festa Nacional da Vindima, enóloga Ariane Schiavenin. Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições: Secretaria de Turismo, 3292.1722 ramal 217 ou no local

17h - Coro Os Canarinhos de Flores da Cunha - Palco Interno

18h - Acústico Maicon e Pontel – Palco Interno

19h - Banda Balada - Palco Principal

Sexta - 11/03

Exposição de Bolsas Dona Diála, da artesã Diála Kruger Rizzotto.

19h - Curso Gratuito de Degustação de Vinhos. Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições na AGAVI 3292.1184 ou no local.

20h – Banda Iaques - Palco Principal

21h – Banda Madera - Palco Principal

Sábado - 12/03

14h - Curso Gratuito de Degustação de Uvas, Ministrado pela Princesa da XII Festa Nacional da Vindima, enóloga Ariane Schiavenin. Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Inscrições na Secretaria de Turismo, 3292.1722 ramal 217 ou no local.

16h – Exibição de Filmes da Série Vindima da Imagem e Astro, Festival de Cinema Estudantil. Local: Auditório da Escola de Gastronomia UCS/ICIF.

17h – Coro Masculino - Palco Interno

18h – Acústico Deise e Rodrigo – Palco Interno

21h - Carlos e Jader - Show Nacional - Sertanejo Universitário - Palco Principal

Domingo - 13/03

16h - Desfile de Carros Alegóricos. Local: Centro, Rua Borges de Medeiros

17h - Coral Típico Otávio Rocha - Palco Interno

18h - Acústico Nina Fiorese e William - Palco Interno

19h - Guri de Uruguaiana

SERVIÇO DA FESTA

12ª Festa Nacional da Vindima

Data: 18 de fevereiro a 13 de março de 2011 (sextas, sábados e domingos)

Horários:

Sextas – das 14 às 22 horas

Sábados e domingos – das 10 às 22 horas

Ingressos: R$ 5,00 com degustação de uvas ou suco

Crianças até 6 anos não pagam

Mais informações: www.fenavindima.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mistral traz ao Brasil o produtor Johan Reyneke, pioneiro em vinhos biodinâmicos na África do Sul, para jantar e degustação dia 14 de fevereiro no res

Mistral traz ao Brasil o produtor Johan Reyneke, pioneiro em vinhos biodinâmicos na África do Sul, para jantar e degustação dia 14 de fevereiro no restaurante Arturito

Única vinícola sul-africana biodinâmica certificada, Reyneke elabora tintos e brancos vibrantes e cheios de personalidade, que serão harmonizados com um menu especialmente elaborado pela chef Paola Carosella

Dando início à série de “Grandes Jantares” em 2011, a importadora Mistral traz ao Brasil o enólogo Johan Reyneke, pioneiro na produção de vinhos totalmente biodinâmicos na África do Sul. A convite de Ciro Lilla, ele participará de jantar e degustação para clientes e enófilos no dia 14 de fevereiro, segunda-feira, às 20h30, no restaurante Arturito.

Desde sua criação, em 1998, a vinícola Reyneke se dedicou à agricultura orgânica. Única biodinâmica certificada no país, a propriedade de 20 hectares está situada na cidade de Stellenbosch, com vista para as montanhas de False Bay. Nela, Johan Reyneke elabora vinhos com o menor intervencionismo possível, originando brancos e tintos vibrantes e cheios de personalidade, que estão entre os maiores achados do país na atualidade.

Ricos e profundos, os vinhos têm recebido grandes elogios da imprensa especializada. John Platter, maior autoridade em vinhos sul-africanos, utiliza adjetivos como “classudo”, “fantástico” e “soberbo” para descrever as criações de Reyneke. Recentemente, as críticas Jancis Robinson e Julia Harding concederam excelentes notas aos “excitantes” rótulos da vinícola, que promete ser uma das melhores novidades da África do Sul.

No jantar, serão degustados os seguintes rótulos:

Reyneke Sauvignon Blanc 2009
Reyneke Chenin Blanc 2008
Reyneke Reserve Sauvignon Blanc 2009
Reyneke Pinotage 2008
Reyneke Cornerstone 2007
(com a sobremesa, será servido o austríaco Cuvée Auslese 2008 – Alois Kracher)

Os vinhos serão acompanhados por um menu especialmente elaborado pela chef argentina Paola Carosella, que inclui:

* Ceviche de ostras frescas
* Salada de pêssegos frescos, mussarela artesanal de búfala, tomates crocantes, hortelã e rúcula
* Ravióli aberto de lagostins frescas, manteiga de limão siciliano, manjericão e pimenta do reino
* Miolo de contra filé argentino assado inteiro no forno a lenha, farofa de brioche, jus de carne, chimichurri e purê de abóbora perfumado com canela
* Confit de peras, Manchego espanhol, crocante de amêndoas e Saba com trufas brancas

Jantar e degustação de vinhos Reyneke, com Johan Reyneke
Data: 14 de fevereiro, segunda-feira – Horário: 20h30
Local: Restaurante Arturito – Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542 - Pinheiros
Valor: R$ 260,00 por pessoa
Reservas e informações: (11) 3372-3401

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Pela uva, mesmo sob a chuva


Vale dos Vinhedos abriu no sábado a Vindima 2011. Chuva que acompanhou a programação não impediu que turistas e comunidade participassem da colheita e pisa das uvas, celebrando o momento com um grande filó italiano

Foi com muita música, comida, vinho, uvas, é claro, e até com chuvarada, sim, chuvarada, que o Vale dos Vinhedos abriu oficialmente a Vindima 2011. O evento que marcou o início de um dos momentos mais emblemáticos da região foi realizado neste sábado, dia 5, no Hotel Villa Michelon. Turistas, imprensa e autoridades de toda a região e do país participaram, dentre outras coisas, da colheita nos parreirais, de um filó italiano e até da pisa da uva.

No meio do passeio ciclístico, atração que abriu a programação, nuvens escuras tomaram os céus trazendo consigo uma chuvarada que durante mais de uma hora assustou quem esperava pelo momento alto do dia. Mesmo assim, os ciclistas pedalaram até chegar ao Villa Michelon. O ganhador da bicicleta sorteada foi o morador do Vale dos Vinhedos, Marcelo Cesca. O passeio ciclístico contou com o apoio da Escola Infoserv e da Jamar Cia do Esporte.

A chuva passou, o anfitrião do evento, Moysés Michelon, proprietário do hotel, tomou o microfone e, com a mesma fé que moveu imigrantes, decretou: “vamos começar a Vindima. A chuva não há de nos atrapalhar”.

A chuva ia e vinha e os trovões ameaçavam quando teve início a colheita da uva no Parreiral Modelo do hotel. Turistas incorporaram o espírito corajoso dos primeiros imigrantes, que colonizaram a região, e não se amedrontaram com o clima. “Faz nove anos que a gente vem para o Vale dos Vinhedos em julho e janeiro. Não seria a chuva que nos faria desistir de um dos momentos mais únicos do ano”, dizia, sorrindo, o advogado Marco Rosetti, enquanto comia uvas embaixo dos parreirais acompanhado pela esposa, Janice Ferreira, pelo filho Leonardo e pela afilhada Julia Rocha.

Com o mesmo ímpeto de outrora, mas já sob a chuva, Michelon chamou todo mundo que a essas alturas já se amontoava sob os parreirais, para se dirigir até o Salão da Comunidade 8 da Graciema. E quem chegava por lá já encontrava a festa pronta. Mastela rodeada com cestos de uva, cantoria por todo lado, crianças correndo, o padre no aquecimento para a missa, soberanas do Vale dos Vinhedos – rainha Vanessa Crestani e as princesas Letícia Dal Magro e Camila Milani - tirando os sapatos para pisar a uva e, enfim, tudo o que uma típica comemoração italiana deve ter. Turistas e moradores locais se misturaram as soberanas na pisa da uva e, depois seguiram para o interior do salão, onde teve início a celebração religiosa.

Para terminar a missa o padre Júlio Giordani convocou o público para um abraço coletivo e, como o dia de atividades também deixara todo mundo com fome, teve início um típico filó italiano, regado ao sabor da região: salame, copa, queijo, cuca, pães, grostoli e, claro, muito, mas muito vinho, espumante e suco de uva. E tudo isso se desenrolou tendo como pano de fundo a apresentação de corais, conjunto de gaitas, o jogo de bisca (baralho), a euforia típica do jogo de mora e a brincadeira do jogo de damas de vinho que a essas alturas já levava um punhado de turistas a se amontoar ao redor dos moradores locais.

Enfim, mais um dia tão diferente, mas tipicamente italiano e representante da cultura vitivinícola do Vale dos Vinhedos e da Serra Gaúcha.

O que falaram os participantes
“Hoje estamos dando início oficialmente a uma safra que já começa a se mostrar de excelente qualidade e produtividade. Uma das melhores dos últimos anos”, Rogério Valduga, presidente da Associação de Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos.

“Acompanhamos neste sábado jogadores do Sul-Americano de Rugby comendo uva no intervalo dos jogos. Bento Gonçalves é assim, uma mistura entre a cultura vitivinícola, do imigrante italiano, e novas possibilidade”, prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, se referindo a uma competição de rugby que ocorria na cidade simultaneamente.

Fonte: Conceito Comunicação

Entra em ação a terceira edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia

Associação Brasileira de Enologia consolida projeto com o papel de formar e informar. Período para inscrição de trabalhos está aberto

Com o desafio de preencher uma lacuna de formação e informação destinada aos profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) dá início aos trabalhos de preparação da terceira edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Inicia hoje o período para a inscrição de trabalhos. O prazo encerra dia 8 de abril.

Pesquisadores nas áreas vitícola, enológica ou de gestão vitivinícola podem inscrever seus trabalhos para publicação na revista através do e-mail revista@enologia.org.br. A publicação é anual e a tiragem é de 1.000 exemplares que são distribuídos gratuitamente aos associados da ABE, bibliotecas de cursos relacionados à área (Tecnologia em Viticultura e Enologia, Agronomia, Engenharia de Alimentos, etc.) e entidades do setor vitivinícola. As normas para envio de trabalhos estão disponíveis no site www.enologia.org.br.

Em duas edições, a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia já publicou 16 trabalhos inéditos, entre artigos técnicos e científicos, além de revisões bibliográficas críticas. Com isso, o presidente da ABE, enólogo Christin Bernardi, acredita que a entidade cumpre seu papel de facilitador no processo de qualificação dos profissionais que atuam no setor. “Com a revista estamos aproximando os enólogos do que há de mais moderno em estudos e pesquisas, tanto em Viticultura, quanto em Enologia”, garante. O projeto foi lançado em 2009 durante a Avaliação Nacional de Vinhos. As duas edições estão disponíveis no site da ABE (www.enologia.org.br) e podem ser baixadas em arquivo PDF.

Todos os trabalhos inscritos passam pela análise de um Comitê Editorial que avalia, entre outros, aspectos como clareza, objetividade, fundamentação teórica, metodologia e originalidade. O coordenador do projeto, o professor e doutor Eduardo Giovannini, destaca a participação de trabalhos de vários estados brasileiros e o aumento do número de artigos inscritos da primeira para a segunda edição. “Esperamos que este aumento de participantes continue e que a qualidade dos trabalhos se mantenha”, ressalta.

Comissão Organizadora: Christian Bernardi, Daniel Dalla Valle, Carlos Abarzúa, Dario Crespi, Dirceu Scottá, Cláudia Steffenon, João Carlos Tafferel, Eduardo Giovannini (coordenador do projeto) e Juliano Perin.

Comitê Editorial: Dr. Alberto Miele, Dr. Carlos E. Daudt, Dr. Celito C. Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean P. Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi

Fonte: Conceito Comunicação

Matarromera integra o time da Millesimé em São Paulo

Vinícola do portifólio da Grand Cru participará do evento de alta gastronomia espanhola que acontece em março, no Terraço Daslu

A bodega Matarromera, representada no Brasil pela Grand Cru, estará presente no primeiro evento Millesimé no Brasil. O mega evento, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de março, no Terraço Daslu, será o segundo encontro de alta gastronomia espanhola fora da Espanha.

Localizada na coração Ribera Del Duero, a Matarromera pertence ao grupo de mesmo nome que possui cerca de 100 hectares distribuídos em 415 vinhedos nas melhores localizações ao longo das margens do rio. Produz vinhos elegantes e bem estruturados, que estão entre os preferidos do Rei Don Juan Carlos I. O próprio rei já visitou a vinícola e escolheu um de seus vinhos, o Matarromera Reserva, para ser servido no casamento do Príncipe de Astúrias. No Brasil, os vinhos comercializados nas lojas da Grand Cru são o Matarromera Reserva 2005 e Matarromera Crianza 2007, ambos 100% tempranillo.

Millesime, o encontro da alta gastronomia espanhola - A proposta do Millesime é estimular o negócio entre grandes empresas, tendo o universo da gastronomia como pano de fundo, por isso, o encontro reunirá não apenas grandes produtores de vinhos e bebidas Premium, como também os melhores restaurantes da capital paulista.

Sob direção de Alex Atala, o evento terá a programação dividida em dois períodos. Durante o dia, haverá workshops e show cookings comandados por renomados chefs e, à noite, degustações de produtos gourmet, vinhos e champagnes. O Millesimé também será marcado por grandes jantares servidos por chefs nacionais e internacionais.

Fonte: Camila Perossi

Vinhos da Grand Cru são destaque no Wines of Chile Awards 2011

Excelente desempenho das vinícolas Leyda e Tabalí é acompanhado de grande quantidade de medalhas de ouro obtidas por rótulos representados pela importadora no Brasil

Não poderia ter sido melhor o resultado da oitava premiação da Wines of Chile. As vinícolas chilenas representadas pela Grand Cru no Brasil conquistaram mais de 35% das medalhas de ouro do Wines of Chile Awards 2011, com especial destaque para Leyda e Tabalí, que tiveram seus rótulos destacados como os melhores em diversas categorias. Este excelente resultado posiciona a Grand Cru como a importado com a mais premiada carta de vinhos chilenos em território brasileiro.

Leyda e Tabalí levaram o título de os melhores na seguintes premiações:

Melhor vinho da premiação - Tabali - Reserva Especial Syrah | 2008

Melhor Pinot Noir - Leyda - Lot 21 | 2009
Melhor Branco Best Value - Leyda - Single Vineyard Garuma | 2010

Melhor Branco - Leyda - Sinlge Vineyard Garuma | 2010

Melhor Branco - outras castas - Leyda - Single Vineyard Neblina Riesling | 2009

Melhor Syrah - Tabali - Reserva Especial Syrah | 2008

E as medalhas de ouro foram para:

Altair - Sideral | 2007

Koyle - Royale Syrah | 2007

Leyda - Lot 5 | 2009

Matetic - EQ Pinot Noir | 2009

Santa Rita - Medalla Real Sauvignon Blanc | 2009

O júri estava composto por grandes nomes da imprensa mundial especializada em avaliação de vinhos, como Steven Spurrier (revista Decanter), OzClarke, Joshua Greene (Wine & Spirits), Josh Reynolds (Stephen Tanzer´s International Wine Cellar), Michael Schachner (Wine Enthusiast), JorgeLucki (Valor Econômico), entre outros avaliadores.

Serviço:
Grand Cru – Bela Cintra, 1799 – Jardins
Tel: (11) 3062-6388
Informações e vendas: www.grandcru.com.br

Fonte: Camila Perossi

Um cenário de estrelas

Degustação de espumantes do Vale dos Vinhedos no Jantar sob as Estrelas é dia 18

No céu ou na taça, as estrelas vão brilhar em Bento Gonçalves no dia 18 de fevereiro. É a segunda edição do Jantar sob as Estrelas. E o Vale dos Vinhedos estará repetindo sua participação no evento com uma Degustação Comentada de Espumantes. Uma excelente oportunidade para quem não aproveitou o momento mágico no ano passado.

Serão apresentados cinco espumantes elaborados por vinícolas do Vale dos Vinhedos. A degustação acontecerá na varanda da Pizzaria Sapore Di Fiorenza (rua Erny Hugo Dreher, bairro Planalto), de frente para a avenida. Conduzida pelo diretor Técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), enólogo Daniel Dalla Vale, também vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), a sessão inicia às 19 horas.

Outro destaque da ação é a taça onde serão degustados os espumantes e que o participante levará como brinde. As amostras serão servidas na Taça Oficial do Espumante Brasileiro lançada pela ABE em setembro de 2009 durante a 17ª Avaliação Nacional de Vinhos. As estrelas da noite serão rótulos das vinícolas Casa Valduga, Don Laurindo, Miolo, Domno e Gran Legado Wine Park.

O valor por participante é de R$ 50 e inclui a degustação dos cinco espumantes, a taça, a ficha técnica com avaliação sensorial dos produtos e o rodízio de pizzas após a degustação. Serão disponibilizadas apenas 25 vagas. Interessados devem efetuar reserva antecipada com a Aprovale.

O Jantar sob as Estrelas, promovido pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS), integra o Bento em Vindima. A degustação Comentada de Espumantes é uma realização da Aprovale em parceria com a Pizzaria Sapore Di Fiorenza.

SERVIÇO
Degustação Comentada de Espumantes Vale dos Vinhedos - Jantar sob as Estrelas
Local: Varanda da Pizzaria Sapore Di Fiorenza - Rua Erny Hugo Dreher, bairro Planalto, Bento Gonçalves
Horário: 19h
Vagas: 25
Valor: R$ 50,00
Evento inclui: degustação comentada por enólogo de cinco espumantes do Vale dos Vinhedos + taça oficial do espumante brasileiro + ficha técnica dos produtos + rodízio de pizzas
Inscrições: pelo e-mail secretaria@valedosvinhedos.com.br ou pelo telefone (54) 3451.9601

Fonte: Conceito Comunicação

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Degustando uvas com a princesa

Cursos gratuitos de degustação de uvas serão ministrados por uma das princesas da Festa, também enóloga. Visitantes também poderão participar de cursos de degustação de vinhos

A programação da 12ª Festa Nacional da Vindima chama a atenção não apenas pela diversidade como também pela inovação. Com as constantes ações de promoção do vinho brasileiro é comum ouvir falar de Cursos Gratuitos de Degustação de Vinhos, atração que integra o cardápio de opções do evento. Mas a grande novidade é o Curso Gratuito de Degustação de Uvas. E para completar a programação com mais charme, nada melhor do que o curso ser ministrado pela princesa da Festa, a enóloga Ariane Schiavenin, que estará assessorada pela rainha Elisa Giani Toigo e pela princesa Duana Nesello.

Com a iniciativa a Festa pretende valorizar ainda mais a vindima, homenageando o agricultor e oportunizando ao visitante ampliar seus conhecimentos em torno da cultura do vinho. Os participantes poderão degustar uvas de mesa para consumo in natura, saber quais são utilizadas para elaborar suco de uva e também variedades viníferas que originam os vinhos finos. “Desta forma será possível mostrar na prática porque as uvas viníferas não são adequadas para o consumo in natura, mas são ideais para a elaboração de grandes vinhos”, destaca Ariane Schiavenin. O curso é um convite aos sentidos, assim como os de vinhos.

Durante a 12ª Festa Nacional da Vindima, que acontece de 18 de fevereiro a 13 de março em quatro finais de semana, serão oferecidos oito cursos gratuitos aos visitantes, sendo quatro de vinhos e quatro de uvas. Os cursos de degustação de vinhos serão coordenados pela AGAVI.

SERVIÇO

Curso Gratuito de Degustação de Uvas

Dias: 20 e 26 de fevereiro, 6 e 12 de março

Horário: 14 horas

Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF (Parque da Vindima Eloy Kunz)

Como se inscrever? Secretaria de Turismo – 54 3292.1722 Ramal 217 ou no local.

Curso Gratuito de Degustação de Vinhos


Dias e horários:

19 de fevereiro e 5 de março, às 14 horas

25 de fevereiro e 11 de março, às 19 horas

Local: Sala de Degustações da Escola de Gastronomia UCS/ICIF (Parque da Vindima Eloy Kunz)

Como se inscrever? AGAVI – 54 3292.1184 ou no local.

Fonte: Conceito Comunicação

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Oportunidades de verão na Grand Cru

Importadora lança dois catálogos promocionais, um com descontos de 40% em vinhos descontinuados e outro com descontos de 15% em rótulos de ótimo custo x benefício

A importadora de vinhos Grand Cru, cujo crescimento no ano de 2010 refletiu na abertura de diversas unidades pelo pais, chegando a 27 lojas entre filiais e franquias e com previsão de novas inaugurações muito em breve, deu início a sua temporada de grandes promoções. A partir da semana que vem, os clientes da rede receberão em suas casas 2 tipos de catálogos: um com descontos de 40% e outro com diversas categorias de vinhos com 15% OFF.

No primeiro, rótulos descontinuados de diversos produtores do Velho e do Novo Mundo, com grandes ícones como o Anwilka 2006, de R$ 220 por R$ 132;
Atalayas de Golban 2004, de R$ 115 por R$ 69; Scaia Bianca IGT 2007, de R$ 60 por R$ 36; e Quinta do Covela Escolha Branco, de R$ 69 por R$ 41.

Já no segundo, a divisão acontece da seguinte forma: Vinhos Brancos e Roses, Champagne e Espumantes, Bordeaux 2006 e Rótulos com mais de 90 pontos até R$ 100. Nesta publicação, os destaques vão para: Cobos Felino Malbec 2008, de R$ 70 por R$ 59; Glen Carlou Classique 2006, de R$ 75 por R$ 64; Olivares Panarroz 2004, de R$ 47 por R$ 40; Legras e Hass Tradittion Brut, de R$ 180 por R$ 153; e Hayes Ranch Pinot Grigio 2007, de R$ 45 por R$ 38.

A promoção acontece em todas as unidades do Brasil. Para os vinhos descontinuados, até o final dos estoques. Já para os vinhos com 15% de desconto, a promoção é válida até o dia 3 de março.

Sobre a Grand Cru - Com uma carta de mais de 2 mil rótulos das mais importantes regiões vinícolas do mundo, sendo 1,2 mil de importação exclusiva no Brasil, a Grand Cru está presente no pais desde agosto de 2002 e hoje já conta com 26 lojas espalhadas pelas principais capitais brasileiras. Originária da Argentina, a empresa também tem unidades no México e no Uruguai. De propriedade do Sr. Victor Levy, a Grand Cru também é detentora da maior carta de Bordeaux – a mais importante região produtora de vinhos em todo o mundo - do Brasil.

Serviço:
Grand Cru – Bela Cintra, 1799 – Jardins
Tel: (11) 3062-6388
Informações e vendas: www.grandcru.com.br

Fonte: Camila Dezutti Perossi

Sábado começa a Vindima no Vale dos Vinhedos

Passeio ciclístico, colheita e pisa de uvas, missa festiva, filó italiano e jogo de damas de vinho integram a programação neste final de semana

Depois de Monte Belo do Sul agora é a vez do Vale dos Vinhedos abrir oficialmente a sua vindima. O roteiro se prepara para a sua maior festa com uma intensa programação voltada ao turista com destaque para os atrativos da região, sempre enaltecendo o enoturismo. O evento de abertura acontece neste sábado (5), numa promoção do Hotel Villa Michelon com apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Passeio ciclístico, colheita e pisa das uvas, celebração religiosa, filó italiano e jogo de damas de vinho integram a programação.

O cenário é de vales verdes, parreirais carregados de uvas que espalham o aroma da estação por todos os lugares. A rotina também se transforma com famílias inteiras envolvidas na colheita. O cheiro nas cantinas é peculiar do período. E a alegria toma conta da localidade que vive da uva e do vinho.

Muitas atrações estão sendo preparadas para receber turistas e a própria comunidade. A programação inicia com o Passeio Ciclístico da Vindima. A concentração será às 16h30min na Vinícola Cave de Pedra com chegada no Hotel Villa Michelon, totalizando um percurso de 4 km. Após, ciclistas, comunidade, autoridades e turistas participarão em conjunto de um dia de colheita no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon. Mas o ponto alto do evento será a pisa das uvas. As Soberanas do Vale dos Vinhedos – rainha Vanessa Crestani e as princesas Camila Milani e Letícia Dal Magro - entrarão na mastela (grande bacia de madeira) onde pisarão nas uvas num ato folclórico que resgata costumes dos imigrantes italianos vividos na época da colonização. O ato também contará com a participação da Imperatriz do Vinho e suas princesas, da rainha e princesas da Festa de Abertura da Vindima de Monte Belo do Sul, além de autoridades e convidados.

Depois da Missa Festiva todos seguem para o Filó Italiano que nesta edição acontecerá no Salão da Comunidade 8 da Graciema, onde haverá degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos. É neste momento que as comunidades do Vale dos Vinhedos realizam jogos típicos como a mora e a bisca, além da apresentação de canções italianas pelo Coral Vale dos Vinhedos. O Jogo de Damas de Vinho, onde as peças são taças de vinho branco e tinto, fará parte da programação. O sabor típico italiano também estará presente no Filó com os produtos coloniais como o pão caseiro, copa, queijo e salame.

Durante o dia ou no domingo, o turista pode, ainda, aproveitar sua estada para conhecer as mais de 30 vinícolas do Vale dos Vinhedos abertas para visitação, degustação e varejo. Isso sem contar as belas paisagens, capiteis e a agroindústria da região.

Pacotes especiais

Participar de um dia de colheita é vivenciar as emoções e sensações que o Vale dos Vinhedos proporciona somente nesta época do ano. Impossível não saborear a uva diretamente no vinhedo, uma experiência que atiça os sentidos e convida para conhecer o cotidiano de quem vive desta cultura - uma rotina que se repete diariamente entre os meses de janeiro a março.

Esta vivência é oportunizada pelo Hotel Villa Michelon, através de um pacote exclusivo criado especialmente para o período e que coloca o turista em contato direto com o ambiente natural e cultural do roteiro enoturístico. Quem deseja participar da Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos tem a sua disposição uma ampla estrutura de atendimento no Vale dos Vinhedos. O Villa Michelon já está totalmente reservadopara o período, mas outras opções ainda estão disponíveis na região.

Para o período de 11 a 27 de fevereiro, contemplando o período da vindima, o hotel também oferece o pacote Colheita da Uva. Sempre de sexta a domingo (duas diárias), o pacote inclui café da manhã, meia pensão jantar (sendo sábado jantar italiano com show), uvas na recepção e programação de lazer para crianças em todo o período. . Diárias a partir de R$ 285,00 por pessoa em apartamento Luxo Double.

PROGRAMAÇÃO ABERTURA DA VINDIMA 2011 - 5 de fevereiro

17 horas – Passeio Ciclístico de Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos

19 horas – Colheita de uvas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon

19h30min - “Pisa” das uvas (esmagamento das uvas com os pés)

20 horas – Missa Festiva

21 horas – Filó Italiano com degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos, jogos típicos, Jogo de Damas de Vinho e apresentação de corais.

LOCALIZAÇÃO

Complexo Turístico Villa Michelon

RST 444 – Km 18,9 – Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves – RS

Fone/fax: 54 2102.1800

hotel@villamichelon.com.br - www.villamichelon.com.br


Fonte: Conceito Comunicação