O projeto de promoção de exportações do vinho brasileiro Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), acaba de fazer uma grande contratação. A craque que acaba de ser integrada ao time do vinho brasileiro é Ângela Tamiko Hirata – responsável pelo case de sucesso das Havaianas no mercado internacional, hoje presente em mais de 80 países, nos cinco continentes. A Consultoria Suriana, liderada por ela, prestará serviço às 40 vinícolas integrantes do Wines From Brazil. A missão de Ângela Hirata e equipe será coordenar o planejamento estratégico para os vinhos brasileiros atingirem os oito mercados prioritários para a promoção dos vinhos verde-amarelos no exterior. A consultoria dá continuidade à definição dos oito mercados-alvo a serem trabalhados em 2010 e 2011 pelo projeto: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia.
A primeira reunião do Comitê de Planejamento Estratégico do Wines From Brazil com Ângela Hirata e sua equipe ocorreu na última terça-feira (17), em Bento Gonçalves. “O principal desafio é encontrar uma estratégia de acesso aos oito mercados prioritários, respeitando a característica de cada um deles, de acordo com o perfil das empresas que integram o projeto de exportação de vinhos brasileiros”, explica a gerente de Promoção do WFB, Andreia Gentilini Milan. Hoje, das 40 empresas que participam do WFB, 14 estão começando a exportar, três são exportadoras intermediárias, duas são internacionalizadas, uma é experiente e 20 não vendem ao exterior. O plano estratégico deve estar concluído até 31 de janeiro de 2010. “Aceitamos a proposta do Wines From Brazil porque é um projeto coletivo e a categoria é apaixonante, com um potencial enorme”, disse a consultora.
Saiba mais sobre Ângela Hirata
Formada em Administração de Empresas, com especialização em Comércio Exterior, Ângela Hirata liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento de novos mercados para as marcas e produtos da São Paulo Alpargatas, dona da marca Havaianas. Em 2001, quando ela abriu o departamento de comércio exterior na empresa, a exportação representava 1,5% do faturamento total da empresa. Em pouco mais de quatro anos, este valor pulou para 10%, alcançando 200 mil pontos de venda.
Além de conquistar a liderança do mercado interno, a Havaianas se tornou uma grife de alto valor agregado, com sucesso internacional. O trabalho de Ângela e sua equipe levou o chinelo de borracha criado em 1962 a conquistar clientes no mundo inteiro, que chegam a pagar US$ 250 por um exemplar com cristais Swarowski.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibravin/OAJ Comunicação e Marketing
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
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