sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Associados da ABE participam de palestra sobre segurança de alimentos para vinhos e bebidas

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) promoveu na última quinta-feira (3) uma palestra técnica para abordar o tema “Novidades na legislação de segurança de alimentos para vinhos e bebidas”. O encontro realizado no auditório da Embrapa Uva e Vinho reuniu um público superior a 80 pessoas, entre enólogos e profissionais do setor vitivinícola.

Na ocasião, a palestrante Silvia Kuhn Berenguer Barbosa, da Simpli Inteligência para Alimentos, destacou a importância da adoção de programas de qualidade e segurança de bebidas e alimentos nas empresas, especialmente, as que exportam ou pretendem exportar seus produtos. Conforme Silvia, o desenvolvimento desses programas possibilita a abertura de portas comerciais, sobretudo na exportação dos produtos.

A palestrante também fez uma apresentação geral sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e ISO 22000 (Norma Internacional de Segurança Alimentar), traçando um paralelo com legislações vitivinícolas existentes e futuras. Ela apontou também alguns cuidados e procedimentos que as vinícolas terão que adotar para manter-se de acordo com a legislação brasileira.

O encontro também serviu para o debate de mudanças previstas na atual legislação. Sílvia afirmou que o Ministério da Agricultura (MAPA) está se preparando para modificar sua forma de ação junto às vinícolas; deixando de ser uma atividade de fiscalização “punitiva”, para atuar com conceitos de auditoria. “Isso significa dizer que o foco de trabalho do MAPA vai passar a ser o processo de elaboração de vinhos e derivados e não simplesmente a qualidade do produto final”, salientou.

De acordo com o vice-presidente da ABE, Christian Bernardi, a palestra permitiu, não apenas, a atualização dos associados, como a discussão de temas relevantes ao desenvolvimento do setor vitivinícola. Por isso, a ABE pretende oferecer aos seus associados, cursos com maior duração, que irão detalhar os temas abordados nesta palestra. Esses cursos deverão ocorrer nos meses de outubro e novembro.

Fonte: Conceito Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário