quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Safra 2009 apresenta vinhos com grande distinção de estilos

Degustação de seleção aponta expressiva variabilidade de características

A degustação de seleção dos 308 amostras inscritas na 17ª Avaliação Nacional de Vinhos nem encerrou ainda e já mostra que a Safra 2009 se caracteriza por apresentar vinhos de grande variabilidade de características. A constatação vem sendo feita por enólogos de todas as regiões do país. Eles estarão analisando os vinhos até o próximo dia 4 de setembro no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora do evento -, Christian Bernardi, esta marcante distinção de estilos possivelmente está relacionada ao clima e as condições de cada região produtora. “Esta variação, aparente em todos os tipos de vinhos, é ainda mais explícita nos tintos”, comenta. Ele ressalta, ainda, que o grande destaque em termos de harmonia e potencial de qualidade é para os vinhos brancos, em especial os base para espumantes.

A nitidez presente nos vinhos analisados permite verificar o aprimoramento enológico no processo de elaboração da bebida. Esta constatação reflete os investimentos que as vinícolas, de uma forma, vêm fazendo nos últimos anos.

Todas estas características poderão ser conferidas por um público de 700 apreciadores no dia 26 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Na oportunidade, serão divulgados os 93 vinhos que integram a lista dos 30% representativos da Safra 2009, além de serem degustados os 16 selecionados para o momento. Interessados em participar poderão efetuar sua inscrição a partir do dia 17 de agosto, através do site www.enologia.org.br.

Fonte: Conceito Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário