sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Edição Única 2009 da Cachaça da Tulha é lançada com festa em São Paulo

O blend é assinado por Nando Reis (músico), Giuliana Ferreira (sommelière do restaurante A Figueira Rubaiyat), Luiz Otávio Pacífico (advogado) e Alexandre D'Agostino (barman do restaurante Spot)

Foi lançada no último dia 14, com festa no restaurante A Figueira Rubaiyat, a ‘Edição Única 2009’ da Cachaça da Tulha. O blend exclusivo, de tiragem de apenas duas mil garrafas, foi preparado por quatro apreciadores convidados: o músico Nando Reis, a sommelière do Figueira Giuliana Ferrerra, o advogado Luiz Otávio Pacífico e o barman do Spot Alexandre D'Agostino.

Supervisionados por Erwin Weimann, químico especializado em destilados e autor de “Cachaça: a Bebida Brasileira”, o quarteto testou cinco combinações diferentes até chegar ao blend final, que leva 60% de cachaça envelhecida em Jequitibá, 30% em Bálsamo, 6% em Carvalho europeu, 2% em Carvalho americano e 2% em Amburana. A bebida tem graduação alcoólica de 40%.

A Edição Única 2009 tem rótulo exclusivo desenhado pelo artista plástico Tiago Tebet e a cachaça chega ao mercado ao preço sugerido de R$ 90 (garrafa de 750 ml). Confira os pontos de venda no site www.datulha.com.br.

A história e os produtos – A Cachaça da Tulha é elaborada na Fazenda São José do Mato Seco, em Mococa (interior paulista), por Guto e Veva Quintella. Construída no final do século XIX para o cultivo de café, a propriedade foi adquirida pelo casal em 2001 e passou por um processo de reestruturação para dar início à produção de cachaça de qualidade.

Instalações originais de pau-a-pique são conservadas até hoje, assim como as belezas naturais do local, com destaque para o imenso e milenar jequitibá da Fazenda. A bela tulha, antigamente usada para armazenar grãos de café, foi adaptada para alojar os tonéis de carvalho em que a bebida é envelhecida, dando origem ao nome “Cachaça da Tulha”.

Na propriedade é cultivada toda a cana de açúcar utilizada no preparo artesanal da cachaça. Tirada no corte manual, sem o uso de queimadas, adquire vida na fermentação com leveduras selecionadas e cresce na destilação, que reserva apenas a melhor parte do produto. Desde 2006, a Cachaça da Tulha é comercializada em duas versões: a armazenada em tonéis de jequitibá e a envelhecida em carvalho, que acaba de ser eleita uma das 10 melhores do Brasil pela revista Playboy.

Em 2007, foi lançada a primeira ‘Edição Única’. Com 1700 garrafas, levou a assinatura do sommelier Manoel Beato, o barman Derivan de Souza e Maria José Miranda (do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça) e foi considerada a melhor cachaça do ano pela revista Prazeres da Mesa. Em 2008, a Edição Única foi preparada por Belarmino Iglesias (proprietário do Grupo Rubaiyat), Carlos Cabral (consultor de vinhos do Pão de Açúcar), Pereira (barman do Astor) e Mauricio Maia (publicitário e apreciador de cachaças).

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário