terça-feira, 15 de setembro de 2009

José Luiz Borges apresenta “A cultura vitivinícola do Alentejo” em degustação no Baby Beef Rubaiyat da Al. Santos, dia 22 de setembro

Após a degustação, serão servidos Tirita com batatas Soufflés e Pudim de doce de leite argentino

José Luiz Borges, vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) – São Paulo e editor executivo da revista Wine Style, é o convidado da próxima edição do ciclo de degustações “O Vinho e Seus Prazeres”, organizado pelos restaurantes Rubaiyat. Com o tema “A cultura vitivinícola do Alentejo”, o encontro será realizado no dia 22 de setembro, terça-feira, às 20h, no restaurante Baby Beef Rubaiyat da Alameda Santos.

Situado ao sudoeste de Portugal, o Alentejo representa 30% do território total do país, mas detém apenas 5% de sua população. Além do turismo e da vitivinicultura, a região é conhecida como a maior produtora mundial de cortiça, matéria-pima da rolha que é extraída do sobreiro, árvore típica portuguesa.

Com verão quente e seco, que dá origem a uvas muito maduras, de personalidade e caráter inconfundíveis, o Alentejo é o reino de autóctones clássicas, como a Trincadeira e Aragonez, castas predominantes na maioria dos vinhos. Além delas, são também muito cultivadas na região as tintas Alfrocheiro, Castelão, Alicante Bouschet e a Touriga Nacional. Entre as uvas brancas, destaque para a Arinto e Antão Vaz.

De geografia essencialmente plana, mas com alguns acidentes de relevo, não muito elevados, que o influenciam de forma marcante, o Alentejo é divido em oito sub-regiões: Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira.

Para a degustação, Borges selecionou sete vinhos alentejanos:

● Esporão branco reserva 2008

● Monte do Pintor 2006

● Monte dos Cabaços 2004

● Don Rafael Tinto 2006

● JP Ramos Aragonês 2005

● Quinta do Carmo 2004

● Herdade do Mouchão 2003


Após a degustação, serão servidos Tirita com batatas Soufflés e Pudim de doce de leite argentino a todos os participantes.

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário