terça-feira, 22 de setembro de 2009

Qualidade da safra 2009 será conhecida sábado

Mais de 750 amantes do vinho estarão reunidos em Bento Gonçalves para celebrar a evolução dos vinhos brasileiros

Um verdadeiro batalhão humano formado por amantes do vinho se reúne neste sábado (26) para conhecer a qualidade da Safra 2009. Apreciadores da bebida vindos de várias partes do Brasil, inclusive do exterior, fixam-se em Bento Gonçalves para participar da 17ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009, evento que desde 1993 é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Além de apresentar a radiografia da qualidade da safra, a Avaliação serve, ainda, de termômetro para o setor identificar e definir estratégias para melhorar a produção ganhando em competitividade. Por outro lado, o evento também se destaca pelo seu caráter social e educativo, permitindo a confraternização e auxiliando no aprimoramento da arte de degustar um vinho.

As 308 amostras inscritas por 70 vinícolas dos estados da Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, foram avaliadas por um grupo de 81 enólogos durante três semanas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. A degustação de confirmação, realizada na noite do dia 16 de setembro no Ristorante Don Ziero, junto a Vinícola Cordelier no Vale dos Vinhedos, serviu para ratificar o resultado apurado pelos técnicos. Os 16 vinhos selecionados entre os 30% representativos da Safra 2009 (93 vinhos) somente serão conhecidos pelo público sábado (26).

Depois de degustar cada uma das 16 amostras, o participante dará sua nota e assinalará seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, será feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas convidados, que apresentará os resultados de sua apreciação. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo comentarista poderão ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Em seguida, passa-se para outra amostra e assim, sucessivamente.

O painel de comentaristas é formado por ícones internacionais com reputação mundial no assunto. Este ano, serão sete estrangeiros e nove brasileiros, sendo que o 16º comentarista será um consumidor sorteado entre os participantes que manifestaram previamente seu desejo em fazer parte do painel.

Fonte: Conceito Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário