domingo, 17 de maio de 2009

Sucesso absoluto. Expovinis Brasil reúne mais de 16 mil visitantes e cerca de 250 expositores do Brasil e exterior

O ‘Master of Wine’ Dirceu Vianna Júnior foi uma das presenças de destaque

Irmãos Campana lançam campanha do Ibravin

No Ano da França no Brasil, produtores franceses foram maioria no salão de vinho

Maior evento de vinhos da América Latina, o Expovinis Brasil 2009 superou a visitação do ano anterior Movimentação1_BXrecebendo de 05 e 07 de maio um público de 16.500 mil profissionais e consumidores atentos às novidades apresentadas pelos mais de 250 expositores nacionais e internacionais.

Evento estratégico para os grandes players deste setor, o Expovinis Brasil foi marcado pela forte participação dos franceses, que em comemoração ao ‘Ano da França no Brasil’ vieram com uma delegação de 27 vinícolas de Borgonha, Champagne, Côte du Rhône, Alsace, Bordeaux, Caen e Corse reunidas pela Embaixada da França. Ainda deste País, os celebrados róses da Vins de Provence deram mais charme e glamour ao evento.

A 13ª edição do Expovinis Brasil contou ainda com a inédita presença de produtores da Alemanha (Weinexportkontor Baden Wuerttemberg), de importantes investidores estrangeiros da Espanha (região de Castilla La Mancha) e dos já tradicionais blocos de produtores vindos da Itália, Portugal (regiões da Madeira e Lisboa), África do Sul e da Argentina (ProMendoza). Uma das maiores empresas mundiais do setor – a chilena Concha y Toro – também participou, só que desta vez como expositora direta.

“O balanço da organização não podia ser melhor. Os expositores ficaram muito satisfeitos com o nível da visitação e com o aumento dos compradores internacionais como China, Angola e Coréia”, enfatiza Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil. Meirelles também ressalta o forte investimento feito pelos franceses e alemães que procuram recuperar o terreno perdido nas importações brasileiras, “motivo mais que suficiente para os produtores de outros países ficarem atentos e não descuidarem este mercado”.

O encontro, que abre o calendário de vinhos no País, apresentou ainda lançamentos das importadoras Amadiosa, Cantu, Costazzurra, Decanter, Del Maipo, Interfood, KMM Vinhos, Magna Import, Malbec, Obra Prima, Premium, Vinea Store e Zahil, entre outras.

Do Brasil, que este ano participou em ‘peso’ com produtores nos stands do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Acavitis (Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude), os visitantes puderam apreciar excelentes tintos, brancos, rosés e espumantes. Vinícolas como Miolo, Casa Valduga, Salton e Pizzato também trouxeram seus lançamentos premium.

“Estamos em franca expansão, principalmente no Brasil, nos tornando o principal precursor de importantes negociações entre o mercado brasileiro e produtores nacionais e internacionais”, ressalta Meirelles.

Irmãos Campana abrem a cabeça para os vinhos do Brasil

anuncio cristo.jpg"Abra sua cabeça, abra um vinho brasileiro". Este é o conceito da nova campanha institucional do Ibravin lançada durante o Expovinis Brasil 2009. Com objetivo de reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e promover a imagem da marca no exterior, a campanha tem como ícone um saca-rolhas verde-amarelo criado pelos designers Humberto e Fernando Campana, os mundialmente conhecidos Irmãos Campana.

O novo símbolo dos vinhos brasileiros no País e no mundo não foi escolhido por acaso. “Ele representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros”, explica o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

Participação especial
do ‘Master of Wine’ Dirceu Vianna Júnior

Nesse ano, as concorridas Degustações Top foram comandadas por Dirceu Vianna Júnior, o único brasileiro a conquistar o título de ‘Master of Wine’, a mais ambicionada graduação do mundo do vinho, instituída em 1953 pelo Institute of Masters of Wine, de Londres.

Como ‘Master of Wine’, Dirceu Vianna Júnior figura entre pouco mais de 250 pessoas no mundo ao lado de Jancins Robinson e Tim Atkin, que também receberam o título.

Vianna, que acumula ainda o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Vinho da Coe Vintners, uma das maiores empresas importadoras independentes do Reino Unido, conduziu duas Degustações Top e foi membro do seleto júri do Top Ten. Presidido por Jorge Lucki e José Ivan Santos (que não votaram) o concurso elegeu os 10 melhores rótulos da 13ª edição do Expovinis Brasil. Confira TopTen_bx.jpgabaixo os vinhos vencedores:

Categoria: Espumantes Nacionais
Vinho: Casa Valduga Gran Reserva Extra-Brut 2002
Produtor: Casa Valduga Vinhos Finos
Região: Vale dos Vinhedos / Brasil

Categoria: Espumantes Importados
Vinho: Champagne Pehu Simonet Brut Selection Grand Cru NV
Produtor: Pehu Simonet
Região: Champagne / França
Importador: Vinalia

Categoria: Branco: Sauvignon Blanc
Vinho: Ventisquero Queulat Gran Reserva, Valle de Casablanca 2008
Produtor: Ventisquero
Região: Valle de Casablanca / Chile
Importador: Cantu Vinhos

Categoria: Branco: Chardonnay
Vinho: Morandé Terrarum Reserva, Valle de Casablanca 2007
Produtor: Morandé
Região: Valle de Casablanca / Chile
Importador: Carvalhido Importação

Categoria: Branco: Outras Castas
Vinho: Josmeyer Les Pierrets Riesling 2001
Produtor: Josmeyer & Fils
Região: Alsace / França
Importador: Zahil Importadora

Categoria: Rosado
Vinho: CASCAÏ 2008
Produtor: Château Ferry Lacombe
Região: Provence / França
Apresentado a concurso por: Provence Clube Brasil

Categoria: Tintos Nacionais
Vinho: Salton Talento 2005
Produtor: Vinhos Salton
Região: Tuiuty / Brasil

Categoria: Tintos Novo Mundo
Vinho: Las Perdices Tinamú 2006
Produtor: Viña Las Perdices
Região: Mendoza / Argentina
Importador: Bodegas Selecionadores de Vinhos

Categoria: Fortificados e Doces
Vinho: Justino's Madeira 10 anos
Produtor: Justinos Henriques
Região: Ilha da Madeira / Portugal
Apresentado a concurso por: IVBAM - Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Mad

Categoria: Tinto Velho Mundo
Vinho: Vinha Longa Reserva 2006
Produtor: Encostas de Estremoz
Região: Alentejo/Portugal
Apresentado a concurso por: Ferreira Malaquias

Confira a lista completa do júri:

Jorge Carrara
(Folha de São Paulo), José Maria Santana (Revista Gula), Marcelo Copello (Gazeta Mercantil /Adega), Manuel Beato (Sommelier do Fasano, Guia de Vinhos Larousse), Mauro Celso Zanus (Enólogo e Degustador da EMBRAPA Uva e Vinho), Nuno Vaz Pires (Enólogo e Diretor da Revista Wine - A Essência do Vinho - Portugal), Dirceu Vianna Júnior (Master of Wine e Diretor de desenvolvimento de vinho Coe Vintners - Reino Unido), Gustavo Andrade de Paulo (ABS – SP, Wine Style), Ricardo Farias (ABS – RJ), Gerson Lopes (ABS – MG, Estado de Minas), Marcio Oliveira (SBAV – MG), José Luiz Pagliari (SBAV – SP,Senac – SP) e Roberto Gerosa (Revista Veja).

Nos três dias de evento, o público conferiu ainda as principais novidades e lançamentos em exposição na Brasil Cachaça e Epicure, feiras dedicadas a mais brasileira das bebidas e ao charuto e presentes finos, respectivamente, que ocorreram em paralelo ao Expovinis Brasil. www.expovinisbrasil.com.br

Fonte: CH2A Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário