quinta-feira, 22 de abril de 2010

Três vinícolas brasileiras participam do Sial Montreal 2009 no Canadá

Além de vinhos e espumantes, empresas levarão o suco de uva 100% natural para a principal feira de alimentos e bebidas do Canadá

Os vinhos brasileiros iniciam nesta quarta-feira (21) a segunda participação coletiva consecutiva no Salão Internacional da Alimentação (Sial) de Montreal, no Canadá, 6º destino dos produtos verde-amarelos no ano passado, com 4% do total exportado, mesmo volume de Holanda e Suíça. A comitiva brasileira organizada pelo projeto Wines From Brazil (WFB), realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) terá três vinícolas: Galiotto, Lidio Carraro e Irmãos Molon, que participou da feira no ano passado. A Lidio Carraro estará presente pela primeira vez no Sial, assim como a Galiotto, que faz a sua estreia em feiras internacionais. A feira segue até sexta-feira (23).

As empresas ocuparão o estande do Consulado Geral do Brasil em Toronto, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). “O Canadá está entre nossos oito mercados prioritários, por isso a presença na feira tem o objetivo de aumentar a participação das vinícolas brasileiras neste que é um dos maiores mercados do mundo”, afirma a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan. O consumo per capita dos canadenses chega a 14,2 litros/ano, totalizando 350 milhões de litros – 70% importado de outros países.

A Lidio Carraro vai a feira depois de ter, em 2009, dois produtos incluídos no “The Best of Both World”, publicação do SAQ Monopólio do Quebec, que indica os melhores vinhos do mundo. Além de vinhos e espumantes, a Irmãos Molon e a Galiotto irão levar suco de uva 100% natural. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, que também tem o Canadá entre os seus quatro mercados-alvo para este ano e o próximo. O programa é desenvolvido em parceria com o Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas) e a Apex-Brasil.

Mercado
Seis das 39 vinícolas brasileiras integrantes do Wines From Brazil já exportaram US$ 183 mil para o Canadá. As vendas ao país da folha bordo começaram em 2006, com US$ 3,67 mil. Em 2007, o faturamento subiu para US$ 25,5 mil, pulando para US$ 80,5 mil em 2009, um crescimento de 215%. No ano passado, as exportações para o Canadá somaram US$ 73,4 mil, o 6º melhor preço médio pago no mundo aos vinhos do Brasil, de US$ 4,69/litro. “Isto é apenas o começo, temos muito mercado a conquistar no Canadá”, observa Andreia, que anuncia a realização de um evento de degustação no Canadá para o segundo semestre deste ano.

Mesmo sendo um mercado de vinhos grande e fechado, controlado por monopólios estatais de compra, venda e distribuição, a gerente de exportação do WFB acredita no potencial de comercialização dos vinhos brasileiros no Canadá. “Queremos reforçar nossa presença com os monopólios de Quebec (SAQ) e Ontário (LCBO), despertando o interesse em agentes para representar produtos brasileiros no Canadá”, comenta Andreia. Juntas, Quebec e Ontário representam 70% do mercado de vinhos canadense.

Histórico

A primeira ação efetiva do Ibravin no Canadá foi em 2007, em parceria com a Embaixada do Brasil, com a realização de uma degustação em Toronto para representantes de trades e jornalistas especializados. Em 2008, o Ibravin trouxe quatro jornalistas canadenses para participarem do Projeto Imagem, que apresenta os vinhos brasileiros em visitas técnicas e degustações promovidas no Vale dos Vinhedos (RS), principal região vitivinícola do Brasil.

No ano passado, dois outros jornalistas especializados participaram do Projeto Imagem, dentro da programação da Fenavinho. Ainda em 2009 ocorreu a estreia dos vinhos brasileiros no Sial, com quatro vinícolas, Miolo, Dal Pizzol, Vinibrasil e Irmãos Molon.

Saiba mais

A importação, comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas no Canadá são controladas pelas LiquorBoards, que existem em todas as províncias do Canadá, exceto Alberta. Elas atuam como monopólios governamentais. Em Quebec, onde fica Montreal, com consumo per capita de 18 litros/ano, a SAC é quem controla o mercado.

Em Ontário, capital Ottawa, quem atua é a LCBO, o maior comprador de bebidas alcoólicas do mundo, com 600 lojas, dona de 50% do mercado de bebidas alcoólicas da província. Ontário tem a maior população – 12,5 milhões. É onde fica Toronto, com 600 mil italianos apreciadores de vinho. “Para exportar ao Canadá, o primeiro passo é contar com um agente registrado na LiquorBoard da província com a qual se deseja trabalhar”, ensina a gerente de Promoção Comercial do WFB.

Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

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