quinta-feira, 22 de abril de 2010

Câmara Setorial aprova Agenda Estratégica para o setor vitivinícola

A formulação de uma Agenda Estratégica da Vitivinicultura foi aprovada, nesta sexta-feira (16), na 18ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura,Vinhos e Derivados, realizada no Salão do CIC (Centro de Indústria e Comércio), em Bento Gonçalves, dentro da programação da Semana Internacional Brasil Alimenta 2010. A proposta busca reunir ações estratégicas para o setor vitivinícola brasileiro para os próximos cinco anos. “A Agenda Estratégica nos garante a continuidade do crescimento e da qualificação do setor”, disse o presidente da Câmara Setorial, Arnaldo Passarin.

Agora, as entidades têm até 10 dias para enviar suas sugestões de priorização dos 13 temas contemplados na Agenda. São eles: 1) Estatísticas; 2) PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação); 3) Assistência Técnica (capacitação, difusão e extensão); 4) Defesa Agrícola; 5) Marketing e Promoção; 6) Boas Práticas; 7) Crédito; 8) Seguro Rural; 9) Governança da Cadeia; 10) Legislação; 11) Comercialização; 12) Negociações Internacionais; e 13) Modernização Vitivinícola. Depois disso, o Grupo Gestor começará a agir em cima dos temas, projetando a implementação de projetos que coloquem as ideias em prática, através de Grupos de Trabalho específicos.

No encontro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou um balanço das ações de fiscalização de vinhos e derivados realizadas em 2009. Segundo o Coordenador-Geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Helder Moreira Borges, foram recolhidas amostras relativas a 5 milhões de litros de vinhos no ano passado. “A fiscalização está tendo um foco crescente nos derivados da uva e do vinho”, disse Borges. Conforme ele, as inconformidades detectadas representam 25% dos produtos coletados. “A fiscalização direcionada está tendo cada vez mais efetividade porque está se concentrando naqueles pontos suspeitos de terem problemas, principalmente detectados por meio de denúncias”, explicou Borges.

Em 2009 foram emitidos 1.118 autos de infração, mais do que o dobro de 2008, quando foram feitos 521 documentos deste tipo. O aperto na fiscalização resultado em um aumento considerável nas apreensões de vinhos. No ano passado, foram recolhidos 740,4 mil litros, frente a 134 mil litros de 2008. Os derivados da uva e do vinho apreendidos em 2009 somaram 866 mil litros. Em 2008, foram 13,3 mil litros.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibravin/OAJ Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário