quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vinícolas do Vale dos Vinhedos apostam na elaboração de vinhos com valor agregado

A busca pela Denominação de Origem reflete posicionamento para valorizar terroir da região

Às vésperas de obter a Denominação de Origem (DO), uma etapa de evolução da Indicação de Procedência (IP) conquistada em 2002, o Vale dos Vinhedos entra em uma nova fase. Resultado de um planejamento estratégico e técnico conjunto entre as vinícolas associadas e instituições de pesquisa, a região ruma para consolidar-se como área diferenciada na elaboração de vinhos e espumantes de alto padrão.

Com uma área limitada em 81,123 km², as vinícolas estão se estruturando para trabalhar com os melhores resultados das áreas de cultivo instaladas neste perímetro. Com este novo posicionamento, que privilegia a qualidade, o foco que se delineia é a de elaboração de produtos de alto valor agregado, com competitividade internacional.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt, este é o futuro do Vale dos Vinhedos. “Estamos trabalhando há cinco anos com esta orientação estratégica, de focar a produção em vinhos e espumantes que possam extrair a máxima qualidade do terroir propiciado pela região”, destaca. A conquista da Denominação de Origem é a certeza da relevância do diferencial que os vinhos e espumantes aqui elaborados têm no mercado.

Alinhada a esta decisão conjunta e à vocação da região, a Vinícola Miolo focou no Vale dos Vinhedos a elaboração de espumantes, devido à reconhecida aptidão e vocação do Vale para este tipo de bebida. A vinícola também produz na região os vinhos superpremium Lote 43, Merlot Terroir e Cuvée Giuseppe. Para isso, a empresa investiu R$ 5 milhões, triplicando sua capacidade de produção para 1,5 mi de garrafas de espumantes. Dentro deste planejamento, a Miolo reforçou a produção das linhas Reserva e Seleção com a produção das áreas que detém na região da Campanha, perto da fronteira com o Uruguai.

Denominação de Origem
A certificação da Denominação de Origem, pleiteada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), está em fase de finalização pelo Conselho Regulador. Entretanto, os vinhos da safra deste ano já estão sendo avaliados pelos novos parâmetros a fim de requerer a concessão futura da DO, quando esta for autorizada.
Em outubro, as vinícolas do Vale dos Vinhedos interessadas tanto na IP como na DO fizeram o requerimento para a avaliação técnica de seus produtos. Foram encaminhadas as inscrições para 30 vinhos provenientes de nove vinícolas do Vale dos Vinhedos, que totalizarão 1.134.000 garrafas certificadas. Deste total, 780 mil garrafas destinam-se à obtenção da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.) e 354 mil, da Denominação de Origem (DO).

Requisitos para a DO
- Variedades tintas autorizadas: Merlot varietal e Assemblage com, no mínimo, 60% de Merlot e cortes com Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e/ou Tannat
- Variedades brancas autorizadas: Chardonnay varietal e Assemblage com, no mínimo, 60% de Chardonnay e corte com Riesling Itálico
- Espumantes: Brancos ou rosados, devendo conter, no mínimo, 60% das uvas Chardonnay e/ou Pinot Noir e corte com Riesling Itálico
- 100% da uva cultivada no Vale dos Vinhedos
- Vinhedo conduzido no método espaldeira com produção de, no máximo, 10 mil quilos por hectare para vinhos e 12 mil quilos por hectare para espumante

Vantagens
Mesmo que a DO represente um controle mais rígido de todo o processo de produção vitivinícola do Vale dos Vinhedos, são amplos os benefícios que ela proporcionará. Ela permitirá que cada vinhedo possa expressar de forma bem específica seu terroir. Além disso, representará a expressão do vinho com identidade, produzido no Vale e pelas mãos de seus produtores.
Outra vantagem da distinção refere-se à visibilidade no mercado internacional. Já reconhecido no exterior pela Indicação de Procedência, com a Denominação de Origem o Vale dos Vinhedos passará a ser referência na produção de vinhos entre as regiões de excelência mundial.
Além de valorizar a produção vitivinícola do Vale, a conquista também terá reflexos nos mais diversos segmentos sócio-econômicos da região. Localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos apresenta potencial para ampliar o desenvolvimento do enoturismo. Da mesma forma, com a projeção do Vale e a valorização da cultura, paisagem e patrimônio da região também ganharão destaque.

Mais Informações:
Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)
Fone: (54) 3451.9601
www.valedosvinhedos.com.br/ aprovale@valedosvinhedos.com.br.

Fonte: Conceito Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário