quinta-feira, 22 de abril de 2010

Resíduos em Alimentos

Uma das grandes preocupações do consumidor é comprar e usufruir de alimentos sem ou com resíduos abaixo do limite legal. Esta também é uma preocupação do setor produtivo, envolvendo desde a pesquisa até os produtores. A importância dessa discussão e a busca por soluções sustentáveis tornou o tema destaque no 2º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, que acontece nos dias 28 e 29 de abril, como evento paralelo à Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, no Parque da Fenavinho, em Bento Gonçalves(RS).

Durante o dia 28 de abril, o assunto de resíduos será abordado sobre diversos aspectos. No primeiro painel, que inicia às 14h, sobre “Controle de Resíduos em Alimentos”, haverá a apresentação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), pela técnica Suzana Niediedt. Este programa, realizado anualmente pela ANVISA, desde 2001, visa avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos in natura que chegam à mesa do consumidor, fortalecendo a capacidade do Governo em atender a segurança do alimento, evitando assim, possíveis danos à saúde da população.

Na sequência, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann, apresenta a palestra “Rastreabilidade e Alternativas Agronômicas”, na qual irá abordar alternativas para os produtores de experiências como a produção integrada. Encerrando o painel, a pesquisadora Izabela Miranda de Castro, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, fala sobre “Resíduos em Alimentos”.

No segundo Painel, com início às 16h10, serão expostas “Alternativas e soluções para Redução de Resíduos em Alimentos”. A primeira abordagem será do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, que falará sobre “O problema da pesquisa”. Botton apresentará alternativas que estão sendo estudadas para produzir com maior sustentabilidade, a partir de novas formas de controle dos insetos nas culturas.

Encerrando as atividades do dia 28, o representante da empresa Iharabras, Reginaldo Nacata apresentará o projeto “Planta Forte Sobre Rodas”, que é um laboratório móvel que roda o Brasil levando aos produtores informações para aprimorar e desenvolver modelos mais eficientes e seguros para a produção agrícola com qualidade, sustentabilidade e competitividade. A unidade móvel conta com uma série de instrumentos para orientar os produtores nos mais diversos temas, como no uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), melhorias na tecnologia de aplicação de defensivos, identificação de pragas e doenças, além de equipamentos eletrônicos que facilitem a visualização dos assuntos abordados.

No dia 29, serão abordadas questões relativas a nova Legislação Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, dentre outros. Clique aqui e confira a programação completa.

O 2º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária é promovido pela Embrapa Uva e Vinho e pela Fiema Brasil 2010 e conta com o patrocínio da Fapergs, Ihara e BRDE.

SERVIÇO:

Data: 28 e 29 de abril de 2010
Promoção: Embrapa Uva e Vinho, FIEMA Brasil 2010
Público-alvo: Extensionistas, pesquisadores, acadêmicos, lideranças setoriais, empresários, agricultores, secretários de agricultura/meio-ambiental
Investimento: R$ 40,00 dois dias ou R$ 30,00 um dia.
Inscrições e Informações: http://www.fiema.com.br/2010/

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário