quinta-feira, 30 de julho de 2009

Degustação uvas nativas com Jorge Lucki, dia 4, no Rubaiyat

Jorge Lucki comanda a degustação “Vinhos sem imitação: diferenciais e virtudes das uvas nativas” dia 4 de agosto no restaurante Baby Beef Rubaiyat da Faria Lima

Na prova, que terá início com um Jerez e terminará com um Madeira, o jornalista apresentará vinhos elaborados com castas autóctones de regiões da Espanha, Itália, Grécia e Portugal

Para acompanhar os vinhos, Presunto pata negra, Ossobuco e Tarte Tatin serão servidos durante o evento.

Jorge Lucki, colunista de vinhos do jornal Valor Econômico e da revista Prazeres da Mesa, é o convidado da próxima edição do ciclo O Vinho e seus Prazeres, organizado pelos restaurantes Rubaiyat. Com o tema “Vinhos sem imitação: diferenciais e virtudes das uvas nativas”, a degustação será realizada no dia 4 de agosto, terça-feira, às 20h, no Baby Beef Rubaiyat da Av. Faria Lima.

O processo de globalização provocou uma proliferação de tintos elaborados com Cabernet Sauvignon e de brancos com Chardonnay. Apesar de serem uvas muito versáteis e de existir uma boa leva de produtores propondo rótulos interessantes com as duas varietais, a maior parte é de vinhos estereotipados, sem muita expressão e com aromas e sabores padronizados.

Na contramão desta tendência mundial, muitos vinicultores começaram a investir em uvas nativas, autóctones de um país ou região, para desenvolverem vinhos diferenciados e mais atrativos ao consumidor. Saem de cena as cepas internacionalizadas e ganham espaço as castas regionais, como a italiana nero d’avola, a espanhola mencia, a grega agiorgitiko e a portuguesa boal.

Para a degustação, Lucki selecionou oito rótulos de uvas nativas, provenientes de quatro países. A prova terá início com um Jerez e será finalizada com um Madeira. Os vinhos são:


● Manzanilla Pasada Viñedo Pastrana (Espanha/ Jerez)

● El Castro de Vantuille 2005 (Espanha/ Bierzo)

● Anima Negra 2005 (Espanha/Mallorca)

● Gaia Estate Neméia 2004 (Grécia/ Peloponeso)

● Don Antonio Nero D'Avola 2005 (Itália/ Sicília)

● Il Carbonaione 2003 (Itália/ Toscana)

● Amarone Classico I Castei Campo Casalin 2004 (Itália/ Veneto)

● Madeira Boal 10 anos (Portugal/ Madeira)

Para acompanhar os vinhos, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa serão servidos durante o evento. São eles: Presunto ibérico pata negra, Ossobuco com arroz ao açafrão e Tarte Tatin.


“Vinhos sem imitação: diferenciais e virtudes das uvas nativas” – com Jorge Lucki


Data: 4 de agosto, terça-feira, às 20h.

Local: Baby Beef Rubaiyat – Av. Faria Lima, 2954.

Inscrições: telefone (11) 3170-5101, com Elyane, ou e-mail ovinhoeseusprazeres@rubaiyat.com.br

Vagas: 40

Preço: R$ 240,00 (por pessoa)

Preço promocional para sócios ativos da ABS – SP: R$ 220,00 (por pessoa) – para obter o desconto, os sócios devem fazer as inscrições até o dia 31 de julho diretamente com a secretaria da ABS pelo tel. (11) 3814-1269 ou e-mail abs-sp@abs-sp.com.br

Patrocínio: Cartões Visa

Apoio: ABS-SP (Assoc. Brasileira de Sommeliers)

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário