sexta-feira, 31 de julho de 2009

Frio, vinho e gastronomia entre os principais atrativos da temporada no Vale dos Vinhedos

Mais de 65 mil turistas, inclusive do exterior, deverão visitar a região durante o inverno

Com a chegada do inverno, o Vale dos Vinhedos – situado na Serra Gaúcha, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul – prepara-se para receber um grande número de turistas, atraídos pelas inúmeras opções de cultura, lazer e entretenimento que a região oferece. A expectativa da diretoria da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) é de que a região receba um número de visitantes cerca de 15% maior ao registrado no mesmo período do ano passado. No inverno de 2008, o Vale dos Vinhedos recebeu 65.200 visitantes e, em 2009, somente no período de 21 de junho a 15 de julho, este número já alcançou 35.680 pessoas.

O principal atrativo da região, é claro, é o vinho. Mais de 35 vinícolas, a maioria de pequeno e médio porte, enfileiram-se nos caminhos do Vale dos Vinhedos, oferecendo vinhos de alta qualidade reconhecidos no Brasil e no exterior. Abertas à visitação durante o ano inteiro, muitas cantinas oferecem degustação cortesia. Nesta época do ano já é possível conhecer os primeiros vinhos da safra 2009, lançados entre os meses de abril e maio. Os tintos jovens das variedades Gamay e Pinot Noir já estão no mercado e, a partir de agosto, serão lançados os primeiros vinhos brancos. Para aprofundar um pouco os conhecimentos sobre a ‘bebida dos deuses’, há os cursos de degustação de vinhos e espumantes promovidos por diversas cantinas da região.

Além de oferecer os melhores vinhos do Brasil, o Vale dos Vinhedos é farto em atrativos turísticos. O roteiro inclui desde paisagens bucólicas até a possibilidade de conviver com moradores que ainda preservam os costumes e o dialeto talian herdados dos antepassados italianos.

A gastronomia é um capítulo à parte na região. Nos restaurantes e hotéis do Vale dos Vinhedos é possível apreciar a grande variedade de pratos típicos inspirados na culinária da Itália do final do século XIX. Massas com molhos diversos, polenta na chapa, frango assado, salame frito e fortaia são servidos em porções generosas, enchendo as mesas de cores e sabores. Com sorte ainda pode-se encontrar pessoas da própria comunidade trabalhando no preparo de pratos tradicionais como polenta e capeletti. É possível também ampliar o roteiro para conhecer e saborear receitas cuidadosamente preparadas da gastronomia contemporânea, em restaurantes mais sofisticados e repletos de bons rótulos. A tônica da região é o atendimento personalizado, já que a Serra Gaúcha é famosa por sua calorosa hospitalidade.

Há opções para a família inteira nesta época do ano. Enquanto os adultos se aquecem ao lado do fogão à lenha ou da lareira, crianças e adolescentes podem curtir o frio e a paisagem em caminhadas e trilhas pelo Vale dos Vinhedos. Em breve, a região deverá contar inclusive com uma ciclovia, tornando o percurso mais atraente e seguro também para os pedestres.

Pontos turísticos estão presentes em grande quantidade na região. Uma boa pedida é fazer um passeio para conhecer de perto aspectos da história e trajetória dos moradores do Vale dos Vinhedos. Colonizada por imigrantes italianos, a região ostenta com orgulho inúmeras manifestações culturais preservadas no patrimônio histórico e arquitetônico da região e também no artesanato, nos hábitos e costumes de trabalho e vida.

Descanso


Depois de se encantar com a ampla variedade de opções enoturísticas, o visitante que desejar estender sua permanência na região, encontra uma surpreendente rede hoteleira. Os hotéis e pousadas instalados tanto dentro como fora do Vale, oferecem muito mais do que conforto e tranqüilidade. Os diferenciais nas opções de hospedagem vão desde a arquitetura e decoração exclusivas ao atendimento familiar e hospitaleiro oferecidos em pequenas pousadas.

Para quem desejar conhecer completamente a qualidade das uvas do Vale dos Vinhedos há até um spa, que oferece diversos tratamentos vinoterápicos desenvolvidos pela Universidade de Bordeaux, na França. Oportunidade para integrar-se, definitivamente, à cultura do vinho.

Mais Informações:

Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)

Fone: (54) 3451.9601

www.valedosvinhedos.com.br/ aprovale@valedosvinhedos.com.br.

Fonte: Conceito Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário