terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vinícola Aurora embarca vinhos finos para Angola

Tradicional exportadora, a maior vinícola brasileira está presente em 20 países

A Vinícola Aurora, líder no mercado brasileiro em vinhos finos, vinhos de mesa, coolers (marca Keep Cooler) e sucos de uva (marcas Casa de Bento e Aurora) prepara o embarque para Angola de seus vinhos Aurora Varietal Chardonnay e Aurora Varietal Cabernet Sauvignon. Este é o segundo país africano a entrar para a pauta de exportações da vinícola de Bento Gonçalves (RS) - uma cooperativa com 1.100 produtores de uvas na Serra Gaúcha -, que já exporta para a Nigéria. Angola é o segundo novo mercado conquistado pela Aurora este ano, pois recentemente exportou um contêiner para o Vietnã. Com Angola, a Vinícola Aurora passa a estar presente em 20 países, entre eles Japão, França, Estados Unidos, Alemanha e Rússia.

Cooperativa Vinícola Aurora

Visite o site: www.vinicolaaurora.com.br

SAC 0800 701 4555

Matriz: (54) 3455-2000

Fonte: Eco de Informação

Qualidade da safra 2009 será conhecida sábado

Mais de 750 amantes do vinho estarão reunidos em Bento Gonçalves para celebrar a evolução dos vinhos brasileiros

Um verdadeiro batalhão humano formado por amantes do vinho se reúne neste sábado (26) para conhecer a qualidade da Safra 2009. Apreciadores da bebida vindos de várias partes do Brasil, inclusive do exterior, fixam-se em Bento Gonçalves para participar da 17ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009, evento que desde 1993 é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Além de apresentar a radiografia da qualidade da safra, a Avaliação serve, ainda, de termômetro para o setor identificar e definir estratégias para melhorar a produção ganhando em competitividade. Por outro lado, o evento também se destaca pelo seu caráter social e educativo, permitindo a confraternização e auxiliando no aprimoramento da arte de degustar um vinho.

As 308 amostras inscritas por 70 vinícolas dos estados da Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, foram avaliadas por um grupo de 81 enólogos durante três semanas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. A degustação de confirmação, realizada na noite do dia 16 de setembro no Ristorante Don Ziero, junto a Vinícola Cordelier no Vale dos Vinhedos, serviu para ratificar o resultado apurado pelos técnicos. Os 16 vinhos selecionados entre os 30% representativos da Safra 2009 (93 vinhos) somente serão conhecidos pelo público sábado (26).

Depois de degustar cada uma das 16 amostras, o participante dará sua nota e assinalará seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, será feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas convidados, que apresentará os resultados de sua apreciação. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo comentarista poderão ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Em seguida, passa-se para outra amostra e assim, sucessivamente.

O painel de comentaristas é formado por ícones internacionais com reputação mundial no assunto. Este ano, serão sete estrangeiros e nove brasileiros, sendo que o 16º comentarista será um consumidor sorteado entre os participantes que manifestaram previamente seu desejo em fazer parte do painel.

Fonte: Conceito Comunicação

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Paisagem cultural reflete vocação enoturística do Vale dos Vinhedos

Impacto da urbanização pode descaracterizar o principal destino vitivinícola do Brasil

O Vale dos Vinhedos, primeiro roteiro enoturístico do Brasil, está sob ameaça. O alerta é da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), após avaliar os prejuízos da descaracterização territorial da região, que poderá ser gerado caso se confirme a transformação do espaço rural em área urbana, conforme projeto de Lei Complementar recentemente aprovado em regime de urgência pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

Correndo contra o tempo e contra a possibilidade de derrubada do veto do prefeito Roberto Lunelli, a diretoria da Aprovale tenta fazer o Legislativo Municipal - (com exceção dos vereadores Mário Gabardo (PMDB) e Neilene Lunelli Cristófoli (PT)) – enxergar o que é evidente até para os turistas: a urbanização pode mudar não só a cara mas, principalmente, a vocação enoturística do Vale dos Vinhedos.

Além de proprietários de empreendimentos e moradores do Vale dos Vinhedos, a tese de descaracterização territorial é fundamentada por estudiosos das mais diversas áreas. A museóloga Maria Dalcin, autora do livro “Vale dos Vinhedos – História, Vinho e Vida” é uma delas. Ela avalia que a função social que os lotes do Vale dos Vinhedos exercem será violentamente atingida se transformados em área urbana. “Há 130 anos os imigrantes receberam apenas terras e mata e as transformaram numa das mais belas paisagens culturais do país. Esses lotes delinearam território, inseriram-se num contexto histórico e sociocultural”, afirma.

Para o presidente da Aprovale, Aldemir Dadalt a gravidade da situação se torna ainda maior se pensarmos que a urbanização ameaça não apenas o futuro do Vale como destino enoturístico, mas todas as três cidades do qual ele faz parte: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Igualmente contundente foi a manifestação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves (COMPAHC) em um parecer sugerindo que o Poder Executivo vetasse o projeto de lei. No texto, o principal argumento do conselho para defender o veto é a importância cultural e histórica do Vale, além de seu valor turístico reconhecido nacional e internacionalmente. Conforme o parecer, “uma vez transformada em Lei, representará um conflito com o Plano Diretor que foi construído de forma amplamente democrática, representando, portanto, o desejo da população bentogonçalvense de manter as características históricas do distrito do Vale dos Vinhedos”.

Na internet

A mobilização para evitar o zoneamento do lote nº 08, da Linha Leopoldina, conforme o projeto de lei nº 287/09, que tramita na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, vem ganhando o apoio de lideranças setoriais e empresariais e de visitantes do vale. O repúdio à urbanização do lote, considerado o primeiro lote rural do distrito de Vale dos Vinhedos, vem sendo manifestado nos mais diversos sites e blogs, além de ganhar as páginas de importantes veículos de comunicação do país. No site www.falandodevinhos.wordpress.com, do enófilo João Filipe Clemente, por exemplo, é impossível não ler o texto “Vale dos Vinhedos: visite antes que desapareça”.

Avaliando a decisão do Legislativo Municipal, o empresário do setor vitivinícola Werner Schumacher publicou em seu blog o seguinte comentário: “O Vale vai perder uma das suas mais belas paisagens e, também, mata atlântica. O curioso é que o desmatamento para o plantio de videiras não é permitido, mas para urbanização pode”, contesta Schumacher.

Mais Informações:

Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)

Fone: (54) 3451.9601 www.valedosvinhedos.com.br / aprovale@valedosvinhedos.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

Edição Única 2009 da Cachaça da Tulha é lançada com festa em São Paulo

O blend é assinado por Nando Reis (músico), Giuliana Ferreira (sommelière do restaurante A Figueira Rubaiyat), Luiz Otávio Pacífico (advogado) e Alexandre D'Agostino (barman do restaurante Spot)

Foi lançada no último dia 14, com festa no restaurante A Figueira Rubaiyat, a ‘Edição Única 2009’ da Cachaça da Tulha. O blend exclusivo, de tiragem de apenas duas mil garrafas, foi preparado por quatro apreciadores convidados: o músico Nando Reis, a sommelière do Figueira Giuliana Ferrerra, o advogado Luiz Otávio Pacífico e o barman do Spot Alexandre D'Agostino.

Supervisionados por Erwin Weimann, químico especializado em destilados e autor de “Cachaça: a Bebida Brasileira”, o quarteto testou cinco combinações diferentes até chegar ao blend final, que leva 60% de cachaça envelhecida em Jequitibá, 30% em Bálsamo, 6% em Carvalho europeu, 2% em Carvalho americano e 2% em Amburana. A bebida tem graduação alcoólica de 40%.

A Edição Única 2009 tem rótulo exclusivo desenhado pelo artista plástico Tiago Tebet e a cachaça chega ao mercado ao preço sugerido de R$ 90 (garrafa de 750 ml). Confira os pontos de venda no site www.datulha.com.br.

A história e os produtos – A Cachaça da Tulha é elaborada na Fazenda São José do Mato Seco, em Mococa (interior paulista), por Guto e Veva Quintella. Construída no final do século XIX para o cultivo de café, a propriedade foi adquirida pelo casal em 2001 e passou por um processo de reestruturação para dar início à produção de cachaça de qualidade.

Instalações originais de pau-a-pique são conservadas até hoje, assim como as belezas naturais do local, com destaque para o imenso e milenar jequitibá da Fazenda. A bela tulha, antigamente usada para armazenar grãos de café, foi adaptada para alojar os tonéis de carvalho em que a bebida é envelhecida, dando origem ao nome “Cachaça da Tulha”.

Na propriedade é cultivada toda a cana de açúcar utilizada no preparo artesanal da cachaça. Tirada no corte manual, sem o uso de queimadas, adquire vida na fermentação com leveduras selecionadas e cresce na destilação, que reserva apenas a melhor parte do produto. Desde 2006, a Cachaça da Tulha é comercializada em duas versões: a armazenada em tonéis de jequitibá e a envelhecida em carvalho, que acaba de ser eleita uma das 10 melhores do Brasil pela revista Playboy.

Em 2007, foi lançada a primeira ‘Edição Única’. Com 1700 garrafas, levou a assinatura do sommelier Manoel Beato, o barman Derivan de Souza e Maria José Miranda (do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça) e foi considerada a melhor cachaça do ano pela revista Prazeres da Mesa. Em 2008, a Edição Única foi preparada por Belarmino Iglesias (proprietário do Grupo Rubaiyat), Carlos Cabral (consultor de vinhos do Pão de Açúcar), Pereira (barman do Astor) e Mauricio Maia (publicitário e apreciador de cachaças).

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Cave Jado - Notícias



Fonte: Cave Jado

Embrapa Uva e Vinho promove Dia de Campo sobre manejo de uva de mesa

Na tarde da próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, a Embrapa Uva e Vinho promove na Sede da Estação Experimental de Viticultura Tropical, em Jales (São Paulo), Dia de Campo sobre o 'Manejo de uva sem semente e niágara rosada em condições tropicais'.

Durante a programação, os participantes receberão informações sobre o o cultivo de uvas sem sementes sob cobertura plástica, manejo de irrigação e cobertura de solo, controle de doenças em niágara rosada, sistemas de condução, manejo na colheita e pós-colheita para uvas de mesa e custo de implantação, condução e mercado. As palestras serão apresentadas pelos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho Reginaldo Teodoro de Souza, Marco Antônio Fonseca Conceição, Rosemeire Lellis Naves, João Dimas Garcia Maia e Lucimara Antonioli e também pelo engenheiro agrônomo da Cati Jales, Gilberto J.B. Pelinson.

O Dia de Campo é gratuito e ocorre das 13h30 às 18h30, na Sede da Estação Experimental de Viticultura Tropical da Embrapa Uva e Vinho ( Córrego Barra Bonita s/nº ). A promoção é da Embrapa Uva e Vinho com o apoio da Cati Regional Jales e da Casa de Agricultura de Jales.

Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (17) 3622-7111, com Reginaldo.

Serviço:

O que: Dia de Campo – 'Manejo de Uva sem semente e niágara rosada em condições tropicais'
Data: 21 de setembro de 2009
Horário: 13h30 às 18h30
Local: Estação Experimental de Viticultura Tropical da Embrapa Uva e Vinho ( Córrego Barra Bonita s/nº )

Programa:

13h30 – Recepção e orientação dos grupos

14h - Cultivo de uvas sem sementes sob cobertura plástica – Reginaldo Teodoro de Souza, Embrapa Uva e Vinho

14h45 - Manejo de irrigação e cobertura do solo – Marco Antonio Fonseca Conceição, Embrapa Uva e Vinho

15h30 - Controle de doenças em Niágara Rosada em períodos secos - Rosemeire Lellis Naves, Embrapa Uva e Vinho

16h15 - Sistemas de condução – João Dimas Garcia Maia, Embrapa Uva e Vinho

17h - Uvas para consumo in natura - Manejo na colheita e pós-colheita – Lucimara Antonioli, Embrapa Uva e Vinho

17h45 - Custo de implantação, condução e mercado - Gilberto J. B. Pelinson, CATI - Jales

Informações e inscrições: telefone (17) 3622-7111.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Encontro Internacional do Vinho Em Pedra Azul/ES


GRANDES VINHOS, O CENÁRIO PERFEITO!

De 22 a 25 de outubro de 2009, a região Pedra Azul no Espírito Santo será palco do Encontro Internacional do Vinho. Um evento que promove as condições ideais para exclusivas degustações de mais de 60 grandes vinhos, sob a orientação de renomados especialistas nacionais e internacionais.


O cenário perfeito para o Encontro é a Pousada Pedra Azul, localizada em uma região de natureza exuberante e temperatura amena a apenas 80 km de Vitória-ES. Vizinha do parque florestal de mesmo nome, a Pousada está em uma das mais belas paisagens de montanha do país e conta com excelente infra-estrutura turística.


Com o propósito de juntar em um só ambiente, estudiosos, profissionais e enófilos, sua programação contará com nove degustações (sete oficiais e duas sessões Premium), mais de 50 vinhos e dez palestrantes, sendo oito internacionais, entre eles o produtor Biodinâmico Nicolas Joly e o editor da Revista Americana Wine & Spirits, Joshua Greene.

PROGRAMA

QUINTA-FEIRA - 22/10/2009
20:00h - Jantar de abertura do evento

SEXTA-FEIRA - 23/10/2009
09:30h - Degustação 1: Espanha: Antigo ou Novo Estilo?
15:00h - Degustação 2: Itália Monumental
17:30h - Degustação 3: América do Sul por Franceses
19:00h - Sessão Premium I: Vinhos de Rios

SÁBADO - 24/10/2009
09:30h - Degustação 4: Biodinâmicos: Vinho do Céu a Terra
15:00h - Degustação 5: As novas fronteiras do mundo do vinho
17:30h - Degustação 6: As diferenças do Terroir de Bordeaux
19:00h - Sessão Premium II: Por que 100 pontos?

DOMINGO - 25/10/2009
11:00h - Degustação 7: Champagne: o segredo dos pequenos produtores

Para mais informações, programação detalhada do evento e inscrições, acesse nosso site www.stellium.com.br.

Informações sobre a Pousada Pedra Azul: http://www.pousadapedraazul.com.br/

Informações sobre a região: http://www.pedraazul.com.br/br/index.php

Vagas limitadas a 200 participantes.

Fonte: Stellium Design e Eventos

Curso Marketing de Vinhos


O Curso "Marketing de Vinhos" da ABS-SP tem por objetivo capacitar e orientar profissionais que atuam no mundo do vinho a compreender a essência desse mercado, com foco na atualidade do mercado local. O curso se destina a profissionais que atuam (ou pretendem atuar) nos vários segmentos que compõem o negócio do vinho, tais como importadoras, supermercados, comércio especializado e consultoria. Baseado em casos reais, o Curso também tem especial interesse para produtores e importadores, que terão amplas condições de analisar as estratégias de marketing , auxiliando na tomada de decisões e na criação de ferramentas de comunicação e de vendas, além de fomentar o desenvolvimento de planos de ação específicos para o mercado de vinhos, potenciali zando seus resultados e sua produtividade. No Curso, serão abordados tópicos como:


• Princípios básicos do Marketing / Marketing de vinhos.
• O ambiente empresarial nacional e internacional de vinhos.
• O produtor - “adicionando valor ao vinhedo”;
• O papel dos intermediários (representantes, distribuidores).
• Vendas ao varejo: Ponto de vendas, lojas especializadas,
e-commerce.
• Construindo a MARCA no vinho.
• O consumidor de vinhos no Brasil: Estilo de vida e hábitos de compra.
• EVENTOS de vinho;
• Propaganda, publicidade, publicações.


O Curso pretende fazer também completa imersão (com base em pesquisas) nos desejos e necessidades do consumidor brasileiro, analisando seu estilo de vida, hábitos de compras e de consumo, estágio de maturidade e outros aspectos relevantes. O objetivo é desenhar um perfil o mais preciso possível das diferentes categorias de consumidores existentes hoje no mercado brasileiro. E, com base nesse perfil estudar as ferramentas que podem ser utilizadas para influenciar seu comportamento, com resultados positivos para toda a cadeia produtiva e comercial.

Com vagas limitadas e duração de 12 semanas, o curso "Marketing de Vinhos" terá uma aula por semana, às terças-feiras, com início previsto em Fevereiro de 2010.

O coordenador do curso será Túlio Rodrigues, experiente profissional que atua nas áreas de administração e marketing desde 1990, em empresas como AmBev, AMC (Espanha e Portugal) e Motorola. Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas, tem pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo, além de cursos de especialização nos Estados Unidos e MBA na Espanha. Atualmente é professor dos cursos de MBA da Anhaguera Educacional e da ESAMC.


Maiores informações com o coordenador do Curso de Marketing, Tulio Rodrigues (19) 8110.8220 e pré-reservas na secretaria da ABS, pelos telefones (11) 3814-7853 e (11) 3814-1269, ou por e-mail (abs-sp@abs-sp.com.br). A ABS-SP funciona na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1800/8º, São Paulo, SP.



Fonte: ABS-SP

Degustação Vinhos Importadora Premium


Nesta degustação teremos algumas novidades da importadora Premium visando a ampliação de seu portfólio. Além dos tradicionais neozelandeses, estarão presentes vinhos italianos e franceses, inclusive dois champagnes de produção artesanal. Ótima oportunidade de ampliar horizontes num painel bem diversificado. Não percam!

- PAUL BARA Champagne Grand Cru Brut 2000 2

- PIERRE GIMONNET & FILS Champagne Fleuron 1er Cru Brut 2002 244,50

- VENICA & VENICA Sauvignon Ronco delle Mele Collio DOC 2006 ou 2008

- CLEARVIEW Sauvignon Blanc Reserve 2006 1

- STONECROFT Syrah 2001

- FALERNIA Syrah Reserva 2005

- CHÂTEAU LAFORGE Saint-Émilion Grand Cru 2001

- TENUTA ARGENTIERA Argentiera Bolgheri DOC Superiore 2004 3

Degustação
Vinhos Importadora Premium
Data: 23/09/2009
Horário: 20:00 hs
Local: ABS-SP
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1800
8º andar
Custo R$ 30,00 (Sócios)
R$ 60,00 (Não Sócios)
Inscreva-se




Fonte: ABS-SP

Experts do vinho formam painel de comentaristas

16º degustador será sorteado entre o público no dia do evento

A Associação Brasileira de Enologia traz à XVII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009 um painel de comentaristas formado por ícones internacionais e com reputação mundial quando o assunto se refere a vinhos. Este ano, o painel de comentaristas será composto por sete estrangeiros e nove brasileiros, sendo que o 16º degustador será um consumidor sorteado entre os participantes que manifestaram previamente seu desejo em fazer parte da equipe.

A 17ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos reúne 308 amostras de 70 vinícolas. No dia 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o público conhecerá, em primeira mão, a relação dos 93 vinhos classificados entre os 30% representativos da Safra 2009, além de degustarem os 16 selecionados para o momento.

Sistemática da degustação

A degustação de cada amostra segue o seguinte funcionamento:

Uma das 16 amostras é servida. Depois de degustada, cada participante dá sua nota e assinala seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, é feito comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresenta os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo comentarista podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Tal atitude permite a propagação do aprimoramento do gosto pelo vinho. Em seguida, passa-se para outra amostra repetindo-se o mesmo procedimento.

Painel de comentaristas

1. Alain Bertrand – Doutor em Enologia – França

2. Carlos Arruda – Academia do Vinho – Brasil

3. Carlos Hakim – Revista DiVino - Brasil

4. Christian Burgos – Revista Adega – Brasil

5. Dirceu Vianna Júnior – Master of Wine - Inglaterra

6. Gilberto Schwartsmann – Médico - Brasil

7. Ilka Lindemann – Revista Weinwelt – Alemanha

8. Jorge Carrara – Folha de São Paulo - Brasil

9. José Antônio Pinheiro Machado – Gourmet - Brasil

10. Maria Alejandra Lozano – União Internacional de Enólogos - Argentina

11. Pedro Antonio Arraes Pereira – Presidente da Embrapa - Brasil

12. Peter Hayes – Vice-presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho - Austrália

13. Sérgio Correa – Enólogo - Chile

14. Stuart Donald George – Escritor inglês – Inglaterra

15. Tiago Locatelli – Sommelier - Brasil

Fonte: Conceito Comunicação

terça-feira, 15 de setembro de 2009

José Luiz Borges apresenta “A cultura vitivinícola do Alentejo” em degustação no Baby Beef Rubaiyat da Al. Santos, dia 22 de setembro

Após a degustação, serão servidos Tirita com batatas Soufflés e Pudim de doce de leite argentino

José Luiz Borges, vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) – São Paulo e editor executivo da revista Wine Style, é o convidado da próxima edição do ciclo de degustações “O Vinho e Seus Prazeres”, organizado pelos restaurantes Rubaiyat. Com o tema “A cultura vitivinícola do Alentejo”, o encontro será realizado no dia 22 de setembro, terça-feira, às 20h, no restaurante Baby Beef Rubaiyat da Alameda Santos.

Situado ao sudoeste de Portugal, o Alentejo representa 30% do território total do país, mas detém apenas 5% de sua população. Além do turismo e da vitivinicultura, a região é conhecida como a maior produtora mundial de cortiça, matéria-pima da rolha que é extraída do sobreiro, árvore típica portuguesa.

Com verão quente e seco, que dá origem a uvas muito maduras, de personalidade e caráter inconfundíveis, o Alentejo é o reino de autóctones clássicas, como a Trincadeira e Aragonez, castas predominantes na maioria dos vinhos. Além delas, são também muito cultivadas na região as tintas Alfrocheiro, Castelão, Alicante Bouschet e a Touriga Nacional. Entre as uvas brancas, destaque para a Arinto e Antão Vaz.

De geografia essencialmente plana, mas com alguns acidentes de relevo, não muito elevados, que o influenciam de forma marcante, o Alentejo é divido em oito sub-regiões: Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira.

Para a degustação, Borges selecionou sete vinhos alentejanos:

● Esporão branco reserva 2008

● Monte do Pintor 2006

● Monte dos Cabaços 2004

● Don Rafael Tinto 2006

● JP Ramos Aragonês 2005

● Quinta do Carmo 2004

● Herdade do Mouchão 2003


Após a degustação, serão servidos Tirita com batatas Soufflés e Pudim de doce de leite argentino a todos os participantes.

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mistral promove jantar e degustação de vinhos Seghesio,dia 21/09, no Pobre Juan

Mistral promove jantar e degustação de vinhos Seghesio, um dos maiores especialistas na uva Zinfandel da atualidade, dia 21 de setembro, no Pobre Juan, com presença da proprietária da vinícola californiana Camille Seghesio

Fundada em 1895, a propriedade teve um de seus rótulos eleitos entre os dez melhores do mundo pela Wine Spectator em 2009

A importadora Mistral traz ao Brasil a produtora de vinhos Camille Seghesio, proprietária da californiana Seghesio Vineyards, grande estrela da uva Zinfandel da atualidade, para jantar e degustação de alguns de seus premiados rótulos. O evento será realizado no dia 21 de setembro, segunda-feira, a partir das 20h30, no restaurante Pobre Juan.

Fundada em 1895, a vinícola é uma das mais tradicionais propriedades da região de Sonoma. Ao longo de mais de um século, a família - de origem italiana - foi adquirindo vinhedos excelentes nas privilegiadas localizações de Alexander Valley, Russian River Valley e Dry Creek Valley para o cultivo, quase que exclusivo, da uva Zinfandel, conhecida no sul da Itália como Primitivo.

Seus tintos desenvolvidos a partir da Zinfandel têm recebido prêmios e grandes elogios da imprensa especializada nos últimos anos, incluindo a honrosa colocação entre os dez melhores vinhos do mundo pela revista Wine Spectator em 2009. São vinhos concentrados, macios e frescos, que nem de longe lembram os exemplares comerciais de Zinfandel.

Além do consagrado Sonoma County, a Seghesio elabora uma disputada coleção de vinhos de autor com a casta Zinfandel: o Old Vine, produzido com as mais antigas vinhas de Alexander Valley e Dry Creek Valley, o Home Ranch, fruto de um fantástico vinhedo de clima quente, cultivado desde 1895, e o Cortina de Dry Creek Valley, dotado de uma notável elegância e mineralidade.

Para a degustação, Camille Seghesio selecionou os seguintes rótulos de sua vinícola:

● Sonoma County Zinfandel 2007

● Old Vine Zinfandel 2006

● Alexander Valley Home Ranch Zinfandel 2006

● Dry Creek Valley Cortina Zinfandel 2006

Acompanhando os vinhos, o restaurante prepara um menu especial, composto por:

- Mini empanada de carne e chorizo de picanha

- Ojo de bife com purê de mandioquinha

- Bife Pobre Juan com papas suflê

- Tarta de manzana

Jantar e degustação Seghesio Vineyards com Camille Seghesio

Data: 21 de setembro, segunda-feira – Horário: 20h30

Local: Restaurante Pobre Juan – End.: R. Comendador Miguel Calfat 525, Vila Olímpia

Valor: R$ 290,00 (por pessoa)

Reservas e informações: (11) 3372 3400

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Espumantes do Vale dos Vinhedos na Fenachamp 2009

Quem visitar a Fenachamp 2009, que ocorre de 1º a 25 de outubro em Garibaldi (RS), terá a oportunidade de apreciar os espumantes de um grupo de 10 vinícolas do Vale dos Vinhedos. Calza Júnior, Casa Valduga, Cefet BG, Peculiare Vinhos Finos, Pizzato Vinhas & Vinhos, Vinhos Don Laurindo, Vinícola Boutique Lídio Carraro, Vinícola Cave de Pedra, Vinícola Cordelier e Vinícola Dom Cândido estarão participando do evento apresentando ao público visitante dois espumantes por empresa contemplando brut, demi-sec e moscatel.

As vinícolas estarão ocupando o espaço da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) de forma integrada. Os apreciadores da bebida poderão adquirir no próprio estande garrafas de espumantes para consumo no local. Já aqueles que desejarem comprar espumantes para levar para casa poderão fazê-lo no quiosque central.

Mais Informações:

Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)

Fone: (54) 3451.9601

www.valedosvinhedos.com.br/ aprovale@valedosvinhedos.com.br.

Fonte: Conceito Comunicação

Vale dos Vinhedos comemora crescimento no fluxo turístico

Só nos meses de junho, julho e agosto, região recebeu mais de 69 mil visitantes

Nem crise mundial, nem gripe suína. O Vale dos Vinhedos atravessou os meses de julho e agosto comprovando, mais uma vez, que é um dos mais requisitados destinos enoturísticos da América Latina. Na contramão das atuais crises, a região registra crescimento no número de visitantes neste inverno, comparando-se a igual período do ano passado. Enquanto em 2008 o Vale recebeu 65.200 visitantes durante toda a estação, somente nos meses de junho, julho e agosto de 2009, esse número chegou a 69.670.

Embora a estação mais fria do ano termine somente em 23 de setembro, o aumento do fluxo turístico reflete o acerto de cantinas, hotéis, restaurantes, pousadas, queijarias e outros empreendimentos do Vale que não têm medido esforços para oferecer uma grande diversidade de atrativos capazes de encantar visitantes de todo o Brasil e também do exterior. Conforme informações dos proprietários de estabelecimentos que integram a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o crescimento no número de visitantes neste ano variou entre 25 e 45%.

Primeira região do Brasil a obter Indicação de Procedência, o Vale dos Vinhedos vem colhendo os resultados de investimentos na melhoria da qualidade de seus vinhos e espumantes, hoje reconhecida em todo o mundo. “Além disso, a campanha institucional do Vinho Brasileiro também está colaborando muito para a divulgação e valorização do produto nacional”, avalia Patrícia Carraro, diretora da Lídio Carraro Vinícola e Boutique, uma das 35 cantinas do Vale.

A boa fase para as vinícolas do Vale dos Vinhedos vem refletindo também na ampliação do volume de vendas das cantinas. De acordo com Fabiano Olbrisch, gerente de marketing da Casa Valduga, o mês de julho foi histórico para a empresa. “O número de visitantes e de vendas cresceu mais de 20% e em nosso restaurante tivemos fila de espera em vários dias do mês”, destaca.

Quem também comemora os resultados da temporada é o empresário Leandro Giordani, diretor do Ristorante Don Ziero, situado junto à Vinícola Cordelier. Segundo ele, o mês de julho foi o melhor dos últimos seis anos, sendo que o movimento cresceu cerca de 35% neste ano em relação a 2008. Ele acredita que muitos turistas que haviam programado férias na Argentina, acabaram optando pela Serra Gaúcha em razão da gripe A. “Recebemos muitos visitantes da Grande Porto Alegre e de São Paulo e Rio de Janeiro neste período”, afirma.

Além das regiões sul e sudeste do Brasil, o Vale dos Vinhedos vem atraindo turistas de todos os estados do país e também do exterior. Os visitantes estrangeirosem sua maioria são provenientes de países como Argentina, Alemanha, Itália e Uruguai. Tendo os melhores vinhos do Brasil como anfitrião, a região chama a atenção por sua paisagem natural que muda de cores e nuances a cada estação e por inúmeras manifestações culturais preservadas no patrimônio histórico e arquitetônico da região e também no artesanato, nos hábitos e costumes de trabalho e vida.

Diversidade

A cultura do vinho está em todos os cantos do Vale dos Vinhedos. Mas, não é só de vinho que a região se mantém. Empenhados em oferecer opções gastronômicas, de cultura e lazer diversificadas, os empresários da região têm apostado na abertura de novos empreendimentos para atrair ainda mais visitantes. É o caso da Couros do Valleh, loja de vestuário, bolsas, calçados e acessórios em couro inaugurada em junho de 2008. “A receptividade dos turistas foi muito boa e, em apenas um ano já vimos nosso movimento crescer em torno de 30%”, comemora a proprietária Patrícia Fontanive.

Outro empreendimento criado a apenas um ano no Vale dos Vinhedos, o Giordani Café da Colônia, também tem motivos para acreditar no sucesso da iniciativa. Conforme a proprietária Dulce Giordani, o café que tem capacidade para atender simultaneamente apenas 45 pessoas, recebeu mais de mil pessoas só no mês de julho. “O movimento melhorou muito este ano e, além de turistas de todo o Brasil, já recebemos diversos grupos de países como Alemanha e Itália”, salienta.

Mais Informações:

Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)

Fone: (54) 3451.9601

www.valedosvinhedos.com.br / aprovale@valedosvinhedos.com.br.

Fonte: Conceito Comunicação

Associados da ABE participam de palestra sobre segurança de alimentos para vinhos e bebidas

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) promoveu na última quinta-feira (3) uma palestra técnica para abordar o tema “Novidades na legislação de segurança de alimentos para vinhos e bebidas”. O encontro realizado no auditório da Embrapa Uva e Vinho reuniu um público superior a 80 pessoas, entre enólogos e profissionais do setor vitivinícola.

Na ocasião, a palestrante Silvia Kuhn Berenguer Barbosa, da Simpli Inteligência para Alimentos, destacou a importância da adoção de programas de qualidade e segurança de bebidas e alimentos nas empresas, especialmente, as que exportam ou pretendem exportar seus produtos. Conforme Silvia, o desenvolvimento desses programas possibilita a abertura de portas comerciais, sobretudo na exportação dos produtos.

A palestrante também fez uma apresentação geral sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e ISO 22000 (Norma Internacional de Segurança Alimentar), traçando um paralelo com legislações vitivinícolas existentes e futuras. Ela apontou também alguns cuidados e procedimentos que as vinícolas terão que adotar para manter-se de acordo com a legislação brasileira.

O encontro também serviu para o debate de mudanças previstas na atual legislação. Sílvia afirmou que o Ministério da Agricultura (MAPA) está se preparando para modificar sua forma de ação junto às vinícolas; deixando de ser uma atividade de fiscalização “punitiva”, para atuar com conceitos de auditoria. “Isso significa dizer que o foco de trabalho do MAPA vai passar a ser o processo de elaboração de vinhos e derivados e não simplesmente a qualidade do produto final”, salientou.

De acordo com o vice-presidente da ABE, Christian Bernardi, a palestra permitiu, não apenas, a atualização dos associados, como a discussão de temas relevantes ao desenvolvimento do setor vitivinícola. Por isso, a ABE pretende oferecer aos seus associados, cursos com maior duração, que irão detalhar os temas abordados nesta palestra. Esses cursos deverão ocorrer nos meses de outubro e novembro.

Fonte: Conceito Comunicação

Enotecas Decanter e Guilherme Corrêa entre os melhores do Brasil pela revista Meininger’s

A rede de Enotecas Decanter e o sommelier Guilherme Corrêa obtiveram duas importantes vitórias numa pesquisa realizada pela revista Meininger´s Wine Business Internacional, respeitada publicação internacional dedicada aos negócios do vinho. Sob o título de Who’s who in Brazil (a Who’s who é uma seção fixa da revista) , a Enoteca Decanter foi eleita a melhor loja especializada em vinhos (Best Specialist Retailer) do país. E Guilherme Corrêa, que atua junto à Decanter Importadora e às Enotecas Decanter, obteve mais uma conquista, tendo sido apontado como o melhor sommelier (Best Sommelier) do Brasil.

O resultado da pesquisa realizada junto a pessoas da área de vinhos, no Brasil, foi publicado em duas páginas, na edição de agosto da Meininger´s Wine Business Internacional, distribuída em mais de 40 países. O trabalho foi coordenado por Simon Tarmo. A pesquisa identificou, dentro de sete categorias, os principais personagens e empresas que atuam no cenário do vinho brasileiro. A matéria apresenta também um panorama e aponta perspectivas para o consumo de vinhos no país.

As vitórias de Guilherme Corrêa como sommelier bicampeão brasileiro pela Associação Brasileira de Sommeliers – ABS, como melhor sommelier da América Latina e terceiro melhor das Américas, pela Association de la Sommellerie Internationale – ASI foram citadas pela revista. Esse título acrescenta mais um reconhecimento internacional ao portfólio do sommelier mineiro que atua junto à Decanter e que vai representar o Brasil, em abril do próximo ano, na disputa pelo título de Meilleur Sommelier du Monde, que acontecerá no Chile.

A Meininger’s fala da ligação entre as Enotecas Decanter e a importadora Decanter. A revista resgata o início do projeto, em 2005, com a abertura da primeira Enoteca Decanter, em Belo Horizonte. O projeto contemplou restaurante e espaço para wine education. A revista fala em mais quatro Enotecas inauguradas desde a abertura de Belo Horizonte, num total de cinco.

Outras três Enotecas foram incorporadas às cinco existentes até a realização da pesquisa da Meininger’s. Hoje são oito Enotecas Decanter, todas com espaço para wine education, algumas com bistrô, outras com wine-bar. Além da de Belo Horizonte, há uma Enoteca em São Paulo capital e duas no interior, em Campinas e Santos. Há uma Enoteca Decanter em Curitiba e outras três em Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriu, Joinville e Jaraguá do Sul. Outras três Enotecas devem ser inaguradas, ainda este ano, em Marília e Piracicaba, no interior paulista, e em Florianópolis. Isso elevará para 11 o número de Enotecas Decanter. Um projeto que está dando certo e crescendo.

Fonte: João Lombardo/Assessoria de Comunicação da Decanter

Vinícola Aurora é líder em visitações turísticas

Pioneira no Enoturismo da Serra Gaúcha, a maior e mais premiada vinícola brasileira recebeu mais de 39 mil visitantes nesse inverno

A Vinícola Aurora registrou a visita de 39.199 mil turistas em suas instalações, em Bento Gonçalves – RS, entre os meses de junho e agosto, resultado muito expressivo que a mantém na liderança no enoturismo entre as vinícolas da Serra Gaúcha.

Pioneira no receptivo turístico na região, há 40 anos a Aurora mantém um esquema profissional e organizado para receber os visitantes em sua sede. Conta com uma equipe especializada nesse atendimento, levando o turista a todas as etapas da elaboração dos vinhos. Os profissionais mostram a importância histórica da vinícola - fundada há 78 anos e pioneira também em uma série de inovações tecnológicas para o desenvolvimento dos vinhos de qualidade no Brasil - e os traços culturais da região. Ao final da visitação, todos podem degustar os produtos da vinícola brasileira mais premiada em concursos internacionais e fazer suas compras na loja da Aurora, que passou por ampla reforma e modernização há cerca de 6 meses. Com as inovações recentes, os turistas têm agora mais conforto na área de degustação e melhor acessibilidade em todas as etapas do percurso, com plataformas para cadeiras de rodas, rampas de acesso, elevadores e banheiros especiais.

A Sala de Degustação para grupos fechados foi também inaugurada recentemente e tem capacidade para 26 degustadores, em estações individuais, com luz e demais condições ideais para avaliações mais técnicas. O piso da sala, com detalhes em vidro transparente, permite visualizar as barricas de carvalho francês dispostas na parte de baixo.

Vinícola Aurora divulga a Serra Gaúcha em São Paulo

Em parceria com a Rede de Hotéis Dall’Onder, Giordani Turismo, a Secretaria de Turismo e o Restaurante Dom Pepe, a Vinícola Aurora representou Bento Gonçalves na 13ª Edição da AVIRRP, Encontro Nacional de Agências de Viagem em Ribeirão Preto (SP). A feira aconteceu em agosto e contou com mais de 260 expositores. Pioneira em enoturismo na Serra Gaúcha, a Vinícola Aurora tem participado de atividades em todo o Brasil para divulgar o potencial turístico e a cultura gaúcha. O resultado disso é o crescente número de visitas à cidade e às instalações da cooperativa.

Cooperativa Vinícola Aurora

Visite o site: www.vinicolaaurora.com.br

SAC 0800 701 4555

Matriz Bento Gonçalves - RS: (54) 3455-2000

Escritórios e representantes em todo o território nacional

Fonte: ECO de Informação

Suco de uvo na merenda escolar é lei (no RS)

Lei de Sperotto incluindo suco de uva na merenda escolar é sancionada pela governadora

A governadora do Estado, Yeda Crusius, sancionou nesta terça-feira (8), às 17h50min, no Palácio Piratini, o projeto de autoria do deputado estadual José Sperotto (DEM), que incluiu o suco de uva na merenda escolar da rede de ensino estadual.

Conforme o deputado Sperotto, além dos benefícios à saúde dos estudantes, o consumo do produto contribui para o incremento da produção e renda do setor da vitivinicultura gaúcha. Em 2008, foram produzidos 43 milhões de litros de suco de uva. Com a implantação do suco na merenda escolar a produção vai aumentar no mínimo em mais 15 milhões de litros/ano. “Estou muito feliz em promulgar esta Lei, que é positiva em todos os sentidos: para a saúde, para a economia e para o respeito que se deve à Assembleia quando mostra iniciativas que resultem em maior qualidade de vida à população”, comemorou a governadora Yeda.

Produzido pela videira para proteger os cachos de uva contra fungos e umidade, o resveratrol tem se mostrado eficaz no combate aos radicais livres e à hipertensão. O consumo contínuo do suco de uva possui efeito antiplaquetário, inibindo a formação de trombos, que obstruem as artérias, e, consequentemente, prevenindo a arteriosclerose e as demais doenças cardiovasculares.

Na foto: A governadora Yeda Crusius, acompanhada do sub-chefe Jurídico e Legislativo da Casa Civil, César Marsillac(e), do Chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, durante o brinde com o deputado estadual José Sperotto(d), após sancionar projeto de lei que prevê a inclusão do suco de uva na merenda escolar.

Nilton Santos - Assessoria de Imprensa - Gab. Dep. Sperotto – DEM - ALRS

Restaurante Amadeus recebe prêmio da Wine Spectator

Pela quarta vez, carta de vinhos do Amadeus é premiada pela revista especializada Wine Spectator

A carta de vinhos do restaurante Amadeus, em São Paulo, foi premiada pela quarta vez pelo guia da conceituada revista norte-americana Wine Spectator, na categoria “Award of Excellence”, para cartas de 100 a 500 rótulos.

O guia elege anualmente os restaurantes que possuem as melhores cartas de vinho no mundo. No Brasil, apenas 10 cartas foram selecionadas neste ano, entre as quais, quatro são de estabelecimentos de São Paulo. A classificação no guia da Wine Spectator é um importante reconhecimento para as casas que mantêm alta qualidade e atenção na oferta de vinhos.

Com 21 anos de trajetória, o restaurante Amadeus é símbolo da gastronomia paulistana e um dos melhores lugares para se comer pescados no Brasil, harmonizados com um bom vinho. Atrai uma clientela fiel, que costuma lotar as mesas do restaurante em almoços de negócios e jantares embalados pelo som de um piano de cauda. Olhando tudo de perto, o casal Ana e Tadeu Masano administra a casa com paixão e profissionalismo, tendo no comando da cozinha a filha Bella Masano.

Além da atenção dispensada à carta de vinhos – com destaque para os brancos, o Amadeus passou a oferecer aos seus clientes, recentemente, a possibilidade de degustar excelentes rótulos em taça. Isso porque o restaurante adquiriu duas máquinas de vinhos Enomatic, que preservam as propriedades dos produtos depois de abertos. A novidade é ótima para quem procura conhecer diferentes rótulos, são 16 opções oferecidas em três tamanhos de taça – 30, 60 e 120 ml. Entre os destaques do mês, estão os brancos Pera Manca, Antão Vaz/ Perrum, 2007, de Portugal e Cloudy Bay, Sauvignon Blanc, 2005, da Nova Zelândia; o tinto Joseph Faiveley, Bourgogne, 2006; e o Sauternes Doisy Daene, Cru Classe, Dubourdieu, 2005. A chegada das máquinas, também proporcionou a criação de menus harmonizados que variam mensalmente e proporcionam aos comensais uma experiência completa.

Fonte: Deni Bloch Divulgação

Ávila Parrilla e Enoteca promove jantar harmonizado

O Ávila e a Reloco Importadora realizam um jantar harmonizado com vinhos da vinícola argentina Lagarde, no próximo dia 17 (quinta-feira), a partir das 20h. O menu será criado por Matias Podestá, chef do restaurante da vinícola, em Mendoza. Também estará presente no evento o proprietário da Reloco Importadora, Humberto Cárcamo. O valor do convite para o jantar é de R$130 por pessoa. As reservas devem ser feitas pelo telefone (11) 3167-2147 ou e-mail reservas@restauranteavila.com.br

Menu:

Entrada:
Focaccia de aceitunas griegas con queso de cabra fresco, vegetales grillados y polvo crocante de tomates secos. Vinho: Lagarde Viognier 2008

1º Prato:
Hamburguesa de chorizo sobre mayonesa casera de arauco y salsa criolla con choclo ahumado. Vinho: Lagarde Syrah 2007

2º Prato:
Entraña con chimichurri de hierbas frescas sobre papas asadas, puerros y crema de arvejas
Vinho: Lagarde Guarda 2007

Sobremesa:
Flan de queso philadelphia con mouse de dulce de leche

O Ávila Parrilla e Enoteca

Ambiente - O Ávila Parrila e Enoteca completou dois anos de vida. O restaurante é do empresário argentino Guillermo Ávila que trabalha no ramo de parilla há 15 anos, tendo atuado em várias casas de carnes especiais como o Cabaña Las Lillas, de Buenos Aires.

O menu do Ávila oferece cortes nobres de carne argentina importadas de fornecedores exclusivos. O carro chefe da casa é o Bife Ávila, corte especial de bife ancho. Agrada muito o Ojo de Beef (miolo de bife ancho) um corte mais magro e o Bife de Chorizo especialidade argentina. As peças são preparadas à vista dos clientes em uma autêntica parrilla, feita sob medida para atender aos apreciadores de uma boa carne.

A casa é impecavelmente decorada, com muito bom gosto. Confortáveis bancos de couro acolhem os clientes preparando-os para uma refeição especial. O projeto arquitetônico é assinado por Vicente Giffoni. A imponente entrada é envidraçada exibindo o belo ambiente criado por Vicente, onde se destaca o alto bar na entrada, com pé direito de 7 metros. Ao centro um jardim vazado exibe belas plantas mostrando o charmoso mezanino onde são promovidas degustações de vinho das importadoras parceiras: Mistral, Grand Cru; Reloco; Decanter. Para acompanhar carnes de alta qualidade, uma carta de vinhos selecionadas destas importadoras, com cerca de 300 rótulos, apresenta excelente relação custo/ beneficio.

Serviço:

ÁVILA RESTAURANTE

Endereço: Rua Bandeira Paulista, 524 – Fone (11) 3167-2147

Site: www.restauranteavila.com.br

Aceita todos os cartões

Estacionamento com vallet - R$ 12,00

Fonte: Denise Cavalcante Assessoria de Imprensa

Degustação Vinhos Marchesi de Frescobaldi


A ABS-SP tem a honra de receber Ferdinando Frescobaldi representando um dos maiores ícones da Toscana. Aliando tradição e modernidade, serão apresentados seus principais vinhos, inclusive o sempre consistente Nipozzano Riserva sob a denominação Chianti Rufina. O ponto alto da degustação fica a cargo do Brunello di Montalcino 2004 com 95 pontos da Wine Spectator. Não percam!

Vinhos

  • Castelo di Pomino Bianco DOC 2007
  • Nipozzano Riserva DOCG 2005 / WS90
  • Brunello de Montalcino 2004 / WS 95
  • Montesodi Riserva DOCG 2005 / WS90
  • Tenuta di Castiglioni IGT 2006
Degustação
Vinhos Marchesi de Frescobaldi


Data: 16/09/2009
Horário: 20h
Local: ABS-SP
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1800
8º andar
Custo R$ 30,00 (Sócios)
R$ 60,00 (Não Sócios)



Inscreva-se











Fonte: ABS-SP

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Expo Azeite



Fonte: Expo Azeite

Cocinar 2009 - 1º Show Gastronômico do Chile



Fonte: Pro Chile

Safra 2009 apresenta vinhos com grande distinção de estilos

Degustação de seleção aponta expressiva variabilidade de características

A degustação de seleção dos 308 amostras inscritas na 17ª Avaliação Nacional de Vinhos nem encerrou ainda e já mostra que a Safra 2009 se caracteriza por apresentar vinhos de grande variabilidade de características. A constatação vem sendo feita por enólogos de todas as regiões do país. Eles estarão analisando os vinhos até o próximo dia 4 de setembro no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora do evento -, Christian Bernardi, esta marcante distinção de estilos possivelmente está relacionada ao clima e as condições de cada região produtora. “Esta variação, aparente em todos os tipos de vinhos, é ainda mais explícita nos tintos”, comenta. Ele ressalta, ainda, que o grande destaque em termos de harmonia e potencial de qualidade é para os vinhos brancos, em especial os base para espumantes.

A nitidez presente nos vinhos analisados permite verificar o aprimoramento enológico no processo de elaboração da bebida. Esta constatação reflete os investimentos que as vinícolas, de uma forma, vêm fazendo nos últimos anos.

Todas estas características poderão ser conferidas por um público de 700 apreciadores no dia 26 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Na oportunidade, serão divulgados os 93 vinhos que integram a lista dos 30% representativos da Safra 2009, além de serem degustados os 16 selecionados para o momento. Interessados em participar poderão efetuar sua inscrição a partir do dia 17 de agosto, através do site www.enologia.org.br.

Fonte: Conceito Comunicação

Espumantes Do Lugar com novo visual


Ao completar seus 35 anos e depois de uma década com a mesma roupagem, a Dal Pizzol Vinhos Finos acaba de colocar no mercado os espumantes Do Lugar com novos rótulos. O processo de revitalização teve início ainda no mês de maio com o lançamento do novo visual para a marca Dal Pizzol.

O estilo tradicional deu espaço a rótulos mais modernos dentro de um estilo contemporâneo. Com a inédita identidade visual, a Dal Pizzol acompanha as novas tendências apresentando cores vibrantes e formatos verticais. Um amplo trabalho de revitalização da roupagem foi desenvolvido com o propósito de modernizar a imagem dos produtos valorizando cada detalhe do conjunto.

Mais informações:

DAL PIZZOL VINHOS FINOS

Faria Lemos – Distrito de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves/RS

54 3449.2255 – Fax: 54 3449.2222

dalpizzol@dalpizzol.com.br - www.dalpizzol.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

Espumante Aurora Moscatel é “Ouro Duplo" em concurso internacional

Produto mais premiado da Vinícola Aurora e um dos espumantes brasileiros com mais medalhas conquistadas em concursos internacionais recebe mais essa distinção entre 762 vinhos participantes

O Espumante Aurora Moscatel acaba de conquistar mais uma medalha em concurso internacional entre as dezenas já conquistadas em sua história de sucessos. Desta vez foi uma medalha Ouro Duplo no Vinus - 6° Concurso Internacional de Vinos e Licores, realizado em Mendoza, na Argentina. O evento contou com a participação de 762 vinhos de 28 países e com 31 amostras de licores de 10 países.

O Espumante Aurora Moscatel é elaborado com uvas Moscato em processo semelhante ao dos Asti italianos, em que parte do açúcar da uva não se transforma em álcool, gerando uma bebida refrescante, naturalmente doce e com menor teor alcoólico em relação aos demais tipos de vinhos. É indicado para acompanhar sobremesas (em especial as à base de frutas), além de frutas secas e in natura. Fica muito bom com alguns queijos, em especial os mais salgados.

Pode ser encontrado no varejo especializado de todo o Brasil e nas lojas das grandes redes.

Fonte: Eco de Informação

Cordelier conquista três Medalhas de Prata na Argentina

A Vinícola Cordelier, localizada no Vale dos Vinhedos, comemora a conquista de mais três prêmios internacionais. Desta vez foi no 6° Concurso Internacional de Vinos y Licores VINUS, realizado no Hotel Diplomatic de 25 a 28 de agosto em Mendoza, na Argentina. Os destaques foram para o Cordelier Espumante Moscatel, Cordelier Reserva Chardonnay e Cordelier Equilibrium.

O Cordelier Equilibrium, grande novidade da vinícola, foi elaborado a partir do corte de vinhos Cabernet Sauvignon, Merlot e Ancellotta da excepcional Safra 2005. Já o Cordelier Chardonnay, com selo de Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos, é um vinho feito a partir da rainha das uvas brancas: Chardonnay. E o Cordelier Espumante Moscatel, recentemente premiado com Medalha de Ouro no VI Concurso do Espumante Brasileiro, é uma bebida introdutória ao consumo de espumantes de alta qualidade devido sua aromaticidade e doçura, somados a um teor alcoólico intermediário.

O 6° Concurso Internacional de Vinos y Licores VINUS contou com a participação de 762 amostras de vinhos provenientes de 28 países, além de outras 31 amostras de licores de 10 países.

Medalha de Prata

Cordelier Espumante Moscatel

Cordelier Reserva Chardonnay

Cordelier Equilibrium

Fonte: Conceito Comunicação

Alta Gastronomia no Baile Imperial

02mesa01.jpg

Receitas Originais de 1877

compõem a alta gastronomia do jantar durante o

Baile Imperial

neste feriado de Setembro no Vale dos Vinhedos.

Os aclamados Chefs Fábio Lima e Iuri Guimarães

reproduziram com requinte de detalhes as antigas receitas servidas na Corte do Imperador D.Pedro II .

Peru, Carneiro e Salmão, além de finíssimos doces portugueses e franceses

são algumas das iguarias que serão harmonizadas com os melhores

vinhos e espumantes brasileiros.

O mais importante evento anual do Hotel & Spa do Vinho Caudalie

receberá hóspedes, convidados, autoridades e imprensa

para celebrar a história do Brasil.

Um repertório inédito de peças cuidadosamente pesquisadas

por renomados músicos será coreografado por 16 casais de bailarinos

trajados com magníficos costumes do período do Império.

Toda a decoração será histórica,

incluindo iluminação com candelabros de cristal e velas,

antiguidades restauradas por Luiz Fitarelli e

belíssimas máscaras artesanais para os convidados.

Reserve seu convite e viva uma noite mágica,

uma verdadeira viagem no tempo!

Baile Imperial email Imprensa.jpg

Baile, espetáculo e jantar abertos ao público ao valor de R$ 200,00 por pessoa.

Não serão vendidos convites no local.

As Reservas podem ser realizadas através do e-mail

reservas@spadovinho.com.br ou pelo telefone (54) 2102-7200.

Para os que desejarem um Pacote de estadia completa,

o Hotel & Spa do Vinho Caudalie oferece

condições especiais para este feriado.

Fonte: Hotel & Spa do Vinho

Vinhos do Brasil conquistam 27 prêmios na Argentina

O 6° Concurso Internacional de Vinos y Licores VINUS, realizado no Hotel Diplomatic de 25 a 28 de agosto em Mendoza, na Argentina, destacou a qualidade dos vinhos brasileiros, que receberam 27 premiações. O evento contou com a participação de 762 amostras de vinhos provenientes de 28 países, além de outras 31 amostras de licores de 10 países.

Estiveram representando o Brasil, a enóloga Magda Salvador e os diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogos Daniel Dalla Valle e Marcel Salante. Para Magda, que pela primeira vez participa como degustadora em um concurso internacional, o Brasil está bem conceituado na Argentina. Prova disso, foram os prêmios conquistados no concurso. Para ela, participar do concurso oportunizou a troca de conhecimento, através da interação com degustadores de outros países. “Estamos sempre aprendendo, ainda mais quando as degustações ocorrem em uma mesa redonda, onde todos têm a oportunidade de expressar sua opinião”, destaca.

PREMIAÇÕES

Prêmio País

Peterlongo Espumante Moscatel 2008 - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo

Medalha de Ouro Duplo

Aurora Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Aurora

Peterlongo Espumante Moscatel 2008 - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo

Salton Volpi Merlot 2006 –Vinícola Salton

Medalha de Ouro

Garibaldi Espumante Premium Brut 2008 - Cooperativa Vinícola Garibaldi

Garibaldi Espumante Prosecco Brut 2009 -Cooperativa Vinícola Garibaldi

Peterlongo Espumante Elegance Champenoise Brut 2007 - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo

Salton Desejo 2005 – Vinícola Salton

Salton Virtude 2008 – Vinícola Salton

Medalha de Prata

Casa Valduga Espumante Prosecco Brut 2006 - Casa Valduga Vinhos Finos

Cave d' Castro Espumante Moscatel 2009 - Vinhos Finos Casa Garcia

Chesini Gran Vin 2005 - Adega Chesini

Cordelier Espumante Moscatel - Vinícola Cordelier

Cordelier Reserva Chardonnay - Vinícola Cordelier

Cordelier Equilibrium - Vinícola Cordelier

Fino Peterlongo Espumante Brut 2008 - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo

Mundvs Cabernet Sauvignon 2005 - Casa Valduga Vinhos Finos Ltda

Panizzon Espumante Moscatel 2009 - Sociedade de Bebidas Panizzon

Panizzon Reseva Cabernet Sauvignon 2005 - Sociedade de Bebidas Panizzon

Peterlongo Espumante Moscatel Presence Rosé 2008 - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo

Peterlongo Espumante Prosecco Brut 2008 - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo

Pietro Felice Veneza Merlot 2009 - Irmãos Molon

Salton Volpi Chardonnay 2008 – Vinícola Salton

Salton Volpi Pinot Noir 2008 – Vinícola Salton

Valmarino Espumante Moscatel 2009 - Estabelecimento Vinícola Valmarino

Zanotto Chardonnay 2007 - Vinícola Campestre

Zanotto Espumante Moscatel - Vinícola Campestre

Fonte: Conceito Comunicação