segunda-feira, 15 de junho de 2009

Conheça os vencedores do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Bohemia

Profissionais premiados em 14 categorias são conhecidos em noite de festa na capital paulista

Os vencedores do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Bohemia foram anunciados ontem (8 de junho), no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, durante a festa de comemoração dos seis anos da revista. Foram premiados os melhores de 2009 em 14 categorias, entre elas Chef do Ano, Chef Revelação, Restaurante do Ano, Sommelier, Banqueteiro do Ano e Brigada de Ouro.

Tsuyoshi Murakami, eleito Chef do Ano, foi reconhecido pela qualidade do trabalho que desenvolve à frente do restaurante Kinoshita (SP). Ao aliar a clássica comida japonesa com um toque de inventividade, o chef de 40 anos conseguiu ecoar seu talento para além da atividade de um sushiman. Além de Murakami, a noite de ontem também rendeu reconhecimentos ao Kinoshita, que recebeu o título de Restaurante do Ano pela excelência de sua cozinha, serviço e ambiente.

Já Henrique Fogaça, 35 anos, do restaurante Sal Gastronomia, recebeu o prêmio de Chef Revelação. Ele despontou no mercado gastronômico de São Paulo nos últimos dois anos, com sua cozinha de inspiração contemporânea, modos de preparo modernos e temperos à base de ervas.

Autor de vários livros sobre vinhos e gastronomia, o jornalista Saul Galvão foi homenageado com o título de Personalidade da Gastronomia. Outro destaque da noite foi Ernesto Arahata, que recebeu o prêmio de Sommelier pela qualidade do trabalho que desenvolve no restaurante Piselli (SP), onde mantém uma carta de 150 rótulos.

Inaugurada em 2004 e especializada em cozinha portuguesa, A Bela Sintra foi a vencedora na categoria Brigada de Ouro, em função de sua equipe afinadíssima, que se destaca pelo serviço e gentileza. Na casa, 60 pessoas trabalham em harmonia no atendimento no salão com capacidade para 72 pessoas.

Christian Formon (SP), legítimo detentor do título de Marquês de Formon Beauregard, foi eleito melhor Banqueteiro - profissional que comanda as festas mais comentadas do país. Sofisticados, os menus assinados pelo chef banqueteiro são clássicos e têm como base a culinária francesa.

Na categoria Responsabilidade Social na Gastronomia, a vencedora de 2009 foi a Ouro Verde Amazônia, empresa que mantém no mercado produtos de qualidade, sem abrir mão do compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Novas categorias

Reflexo do crescimento e profissionalização do mercado gastronômico brasileiro, a Prazeres da Mesa criou nesta edição do evento seis novas categorias de premiação: personalidade do vinho, barman do ano, barista, bar do ano, restaurante de comida brasileira e artesão da gastronomia.

O título de Personalidade do Vinho foi dedicado a Ângelo Salton, empresário, morto em fevereiro deste ano, cujo trabalho foi fundamental para o salto que os rótulos brasileiros conquistaram na última década.

Já o prêmio de Bar do Ano foi entregue ao Bar da Dona Onça, localizado no andar térreo do edifício Copan, em São Paulo. Da cozinha deste bar recém-criado, saem pratos saborosos, assinados pelo casal Janaína e Jefferson Rueda (chef do Pomodori), como a costelinha de tambaqui, além de clássicos servidos com perfeição, como o picadinho de carne.

A noite também foi de comemoração para o La Bufalina (SP), que conquistou o prêmio de Artesão da Gastronomia por tradicionalmente abastecer os gourmets de plantão com suas delícias artesanais. Na fábrica em Higienópolis, são produzidos, com primor de artista, os mais saborosos exemplares de mozzarela de búfala, além de ricota de búfala, frios italianos e antepastos, como o de berinjela.

Novamente da capital paulista saiu o vencedor da categoria Restaurante de Cozinha Brasileira - o Tordesilhas. Sob os cuidados de Mara Salles, incansável pesquisadora das mesas brasileiras, o cardápio do restaurante passeia da clássica feijoada a invenções como o robalo ao molho de moqueca, com caruru, acaçá e farofa de dendê.

Os holofotes também se acenderam para o barman Lucivaldo Pereira da Silva, que integra a equipe do bar Astor (SP) desde sua inauguração em 2001. Ele recebeu o prêmio de Barman do Ano, em função de seu trabalho como mestre das coqueteleiras.

Um empate na avaliação dos jurados levou Yara Thais Castanho e Graciele Rodrigues a compartilhar este ano o prêmio de Barista – profissional que serve o melhor café do país. Dona de técnica e performance apuradas, a primeira é a jovem barista da Suplicy Cafés Especiais (SP). Já Graciele, da Lucca Cafés Especiais (Curitiba-PR), é uma amostra da força do mercado de café fora do eixo Rio-São Paulo.

Julgamento

A seleção dos vencedores ocorreu em duas etapas. Na primeira, a Prazeres da Mesa promoveu votação eletrônica aberta aos leitores e internautas, que apontaram, de forma democrática e espontânea, seus favoritos em cada categoria. Em seguida, os melhores classificados segundo o veredicto popular foram avaliados por um júri formado por 62 especialistas, entre chefs, sommeliers e empresários. Apenas nas categorias Personalidade da Gastronomia, Responsabilidade Social na Gastronomia e Personalidade do Vinho, o processo de seleção ocorreu de forma diferenciada, com indicados escolhidos pela equipe de Prazeres da Mesa.

Relação dos vencedores:

CHEF DO ANO
(profissional que tenha se destacado no último ano):
Tsuyoshi Murakami, restaurante Kinoshita, São Paulo, SP,

CHEF REVELAÇÃO
(jovem profissional que tenha despontado na profissão nos últimos dois anos):
Henrique Fogaça, restaurante Sal Gastronomia, São Paulo, SP

RESTAURANTE DO ANO
(casa que prima pela excelência de sua cozinha, serviço perfeito e gostoso ambiente):
Kinoshita, São Paulo, SP

SOMMELIER
(profissional que se mantém atualizado e que é um grande devoto dos melhores rótulos,
nem sempre os mais caros):
Ernesto Arahata, restaurante Piselli, São Paulo, SP

BAR DO ANO
(casa que tenha um perfeito serviço etílico,
mas que cuida também com carinho da deliciosa baixa gastronomia):
Bar da Dona Onça, São Paulo, SP

BARISTA DO ANO
(aquele que serve o melhor café do país):
Graciele Rodrigues, Lucca Cafés Especiais, Curitiba, PR;
Yara Thaís Castanho, Suplicy Cafés Especiais, São Paulo, SP

RESTAURANTE DE COZINHA BRASILEIRA
(prêmio concedido às casas que divulgam nossa cultura à mesa):
Tordesillas, São Paulo, SP

BANQUETEIRO
(profissional que comanda as festas mais comentadas do país):
Christian Formon, São Paulo, SP

BRIGADA DE OURO
(restaurante que tem equipe afinadíssima, onde o serviço e as gentilezas são pontos fortes):
A Bela Sintra, São Paulo, SP

ARTESÃO DA GASTRONOMIA
(aquele pequeno e tradicional produtor que há anos abastece
os gourmets de plantão com suas delícias artesanais):
La Bufalina, São Paulo, SP

BARMAN
(mestre das coqueteleiras, profissional que sabe as alquimias dos drinques perfeitos):
Pereira, Astor, São Paulo, SP

Com indicados escolhidos pela equipe Prazeres da Mesa

PERSONALIDADE DA GASTRONOMIA
(homenagem ao profissional que venha fazendo algo de relevante
pela gastronomia brasileira nos últimos anos):
Saul Galvão, jornalista e autor de vários livros sobre vinhos e gastronomia como Tintos e Brancos (Editora Conex), A Cozinha e seus vinhos (Senac SP) e Prazeres da Mesa (Ática).

RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GASTRONOMIA:
Ouro Verde Amazônia

PERSONALIDADE DO VINHO
(homenagem ao profissional que venha fazendo algo de relevante
pelo mundo do vinho nos últimos anos):
Ângelo Salton - antigo proprietário da vinícola Salton (morto em fevereiro deste ano).

Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Bohemia

8 de junho de 2009

Local: Hotel Grand Hyatt

Patrocínio: Bohemia

Apoio: Azeite de Oliva Espanhol e Hotel Grand Hyatt

Fonte: Deni Bloch Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário