segunda-feira, 15 de junho de 2009

Guilherme Corrêa é o melhor sommelier da América Latina


O mineiro Guilherme Corrêa é o melhor sommelier da América Latina. Ele conquistou o título ao representar o Brasil no I Concurso Mejor Sommelier de las Américas – APAS – Association de la Sommellerie Internationale, realizado no último dia 31 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. Na disputa pelo título das Américas, Corrêa ficou em terceiro lugar, atrás das canadenses Élyse Lambert, que levou o primeiro posto, e Véronique Rivest, que ficou em segundo. Como ambas são canadenses, o título de melhor da América Latina ficou com o brasileiro, que também é a partir de agora o terceiro melhor sommelier das Américas. Corrêa, que atua junto à Decanter Importadora, vai representar o Brasil, em abril de 2010, no concurso Meilleur Sommelier du Monde, que acontecerá no Chile.

“O resultado foi muito importante para a sommellerie brasileira, que se colocou na elite das Américas”, afirmou Guilherme Corrêa, depois da prova em Buenos Aires. Participaram do concurso 15 sommeliers que representaram os Estados Unidos, Canadá, Republica Dominicana, México, Venezuela, Peru, Chile, Argentina e Brasil. Corrêa terminou as semifinais em segundo lugar e disputou a final diante de um público de mais de 300 pessoas, que lotaram o salão nobre do Hotel Panamericano, em Buenos Aires. “Não esperava ir para a final deste concurso tão disputado”, declarou o sommelier da Decanter, que precisou dividir os estudos para o concurso com viagens e muito trabalho no Brasil.

O nível dos candidatos era alto e muito equilibrado, informou Guilherme Corrêa. Três nomes eram os favoritos para a grande final: as duas profissionais do Canadá, país cujo nível da sommellerie se equipara ao de nações fortes da Europa, e o representante americano, recém laureado com o título de Master Sommelier , conquistado por apenas 171 profissionais no mundo, desde 1977. Também profissionais experientes em concursos mundiais, do Chile, Argentina e México, estavam firmes na disputa, atrás da vitória ou de uma colocação de destaque.

Ao conquistar o segundo lugar na semifinal, e o direito de disputar a final, Guilherme Corrêa ficou à frente da canadense Élyse Lambert, que acabou levando o título. “Isso, para mim, já foi uma grande vitória”, declarou. As provas das semifinais foram difíceis, conta o sommelier brasileiro. Foram cerca de 70 questões descritivas, com perguntas como qual a principal região produtora de cerveja na China e as principais regiões vinícolas do Paraguai e da Venezuela. Foram degustados dois vinhos, às cegas – Corrêa identificou um deles, o Viognier, acertando inclusive a safra e a origem argentina do vinho. Também foram degustados às cegas outros vinhos e três destilados. Além dos candidatos terem que realizar uma harmonização descritiva de um prato de queijos com dois vinhos. Eles também foram submetidos a uma prova de serviço com decantação, para uma mesa de 10 convidados.

A grande final foi disputada como num "reality show". Cada candidato tinha apenas 31 minutos para realizar, em três mesas, um serviço de completo de espumante, uma harmonização com pratos de um menu escolhido pelos convidados, e um serviço com decantação de um Château Margaux 1982 (na verdade a garrafa era de outro vinho, menos caro). Dentro do tempo, os candidatos degustaram três vinhos às cegas. Guilherme Corrêa conseguiu identificar as uvas e os estilos Novo Mundo de dois dos três vinhos, um Riesling e um Pinot Noir. Degustaram, ainda, cinco líquidos em copos negros intransponíveis – Corrêa conseguiu identificar um Gin, uma Aquavit, e tipificar o líquido do quinto copo, como um vinho fortificado. Além de fazer correções numa carta de vinhos. “O mais importante foi que disputei em condições de igualdade com as canadenses, que ostentam grande bagagem e estrutura de apoio”, comemorou o sommelier da Decanter.

“Consegui honrar a nossa bandeira verde e amarela, me consagrando o ‘melhor sommelier da América Latina’. Gostaria de dividir com toda a sommellerie brasileira essa conquista, certo de que temos ainda muito que fazer para chegar à elite mundial. Mas tenho certeza de que com obstinação, honestidade e profissionalismo, um dia chegaremos lá", declarou o profissional.

Guilherme Corrêa conquistou o direito de representar o Brasil no Mejor Sommelier de las Américas após vencer, em São Paulo, no último dia 21 de março, o VII Concurso Nacional de Sommeliers, promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers – ABS. Com a vitória em São Paulo, ele tornou-se sommelier bicampeão brasileiro. Ele já havia vencido o concurso anterior da ABS, realizado em 2006 no Rio de Janeiro. A conquista do bicampeonato, no Brasil, deu também a ele o passaporte para concorrer ao posto de melhor sommelier do mundo, no concurso que será promovido pela AIS, no ano que vem, no Chile.

Fonte: João Lombardo/Assessor de Comunicação da importadora Decanter

Nenhum comentário:

Postar um comentário