terça-feira, 30 de junho de 2009

Vinhos de Flores da Cunha e Nova Pádua buscam Indicação de Procedência

Ontem, dia 25 de junho, a Embrapa Uva e Vinho e a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), que reúne vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua, formalizaram o convênio de Cooperação Técnica para execução do projeto "Desenvolvimento das Indicações Geográficas de Vinhos Farroupilha e Altos Montes no APL de Vitivinicultura", na Sede da Instituição de Pesquisa em Bento Gonçalves.

As entidades já desenvolvem ações em busca da indicação desde 2006, mas agora com a aprovação do projeto de pesquisa e a formalização da parceria, as atividades visando o reconhecimento da indicação geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) devem se intensificar. O Projeto prevê a realização de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação para qualificar os vinhos da região, que serão consolidadas no Regulamento de Uso da indicação geográfica Altos Montes;a delimitação da área geográfica; a implementação e operacionalização da futura Indicação de Procedência, através do seu Conselho Regulador; e a realização de análises químicas e sensoriais visando caracterizar os vinhos da futura indicação.

Durante a assinatura, Lucas Garrido, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, destacou a importância da realização de projetos desta envergadura, que contribuem para a qualidade do vinho brasileiro e seguem exemplos de sucesso como o do Vale dos Vinhedos. Garrido comentou também sobre a atuação conjunta de diversas entidades na condução do Projeto:Precisamos de parcerias sólidas como as da UCS, da UFRGS e da Embrapa Clima Temperado, cada uma coordenando ações nas suas áreas de competência.”

Eumar Viapiana, presidente da Apromontes, comentou do grande engajamento das 10 vinícolas que integram a associação (confira lista abaixo) na melhoria da qualidade dos vinhos finos. Segundo Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e responsável pela gestão do Projeto, a construção de projetos de Indicação Geográfica é fundamental para a valorização da identidade e desenvolvimento de estratégias para enfrentar a alta competitividade com os vinhos importados. É também muito importante para a preservação do segmento de vinhos de Vitis vinifera no Brasil, que infelizmente vem perdendo espaço. No projeto da Apromontes pretende-se valorizar vinhos brancos e tintos com bom desempenho histórico na região demarcada, a qual já foi um importante pólo difusor das uvas viníferas, no tempo da estação experimental da Granja União.

Também participaram e brindaram a assinatura do convênio a professora Ivanira Falcade, da UCS; os pesquisadores Jorge Tonietto, Loiva Maria Ribeiro de Mello, Francisco Mandelli, as comunicadora Anelise Sulzbach e Viviane Zanella e o bolsista Luiz Tomedi, da Embrapa Uva e Vinho, e Antônio Mioranza, e Ediane Barcaro, da Apromontes.

O projeto, que conta com o financiamento da Embrapa, será executado de 2009 a 2011 por uma equipe multidisciplinar da Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), que reúne profissionais com diversas competências, incluindo agrônomos, geógrafos, enólogos, jornalistas, relações públicas e vitivinicultores.

Saiba mais:

A Apromontes foi fundada em 23 de janeiro de 2002 e reúne 10 vinícolas associadas, sendo elas:Vinhos e Vinhedos Viapiana, Vinhos Mioranza, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinícola Góes e Venturini, União de Vinhos do Rio Grande, Vinícola Salvador, Vinhos Monte Reale, Panizzon Vinhos, Sucos e Espumantes, Vinhos Luiz Argenta, Oremus Vinhos Finos e Cooperativa Vinícola São Pedro.

A missão da Apromontes é promover a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando o reconhecimento da indicação de procedência Altos Montes, a divulgação, proteção e promoção dos vinhos nos mercados. Por isso, incentiva a pesquisa vitivinícola, bem como a qualificação dos vinhos e de seus derivados e, trabalha também para desenvolver o potencial turístico da região.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário