A estreia do projeto Wines From Brazil, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), na New York Wine Expo, nos Estados Unidos, rendeu bons negócios para as três vinícolas participantes – Casa Valduga, Lidio Carraro e Miolo. A feira aconteceu de 26 a 28 de fevereiro em Nova Iorque.
A Lidio Carraro conquistou um importador para os EUA. “Vamos fechar o primeiro pedido até o final do mês com seis vinhos do nosso portfólio”, afirma Patrícia Carraro, diretora de Marketing da vinícola situada no Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul), com videiras também em Encruzilhada do Sul (serra do sudeste do RS). Serão enviadas de 4 a 7 mil garrafas (o importador ainda não fechou a quantidade do primeiro pedido) de um vinho rosé (Dádivas, assemblage das uvas Touriga Nacional, Merlot, Tempranillo e Pinot Noir), um branco (Dádivas Chardonnay) e quatro tintos (Lidio Carraro Quórum, Lidio Carraro Elos, Dádivas Pinot Noir e Dádivas Merlot/Carbernet Sauvignon). “Os vinhos serão distribuídos inicialmente em quatro estados, Ilinóis, Flórida, Texas e New Jersey, nas churrascarias brasileiras instaladas nos EUA”, destaca Patrícia Carraro.
A remessa da Lidio Carraro servirá para atender a ação do Wines From Brazil junto a 40 das 200 churrascarias brasileiras existentes nos Estados Unidos. “A presença da Patrícia no evento foi fundamental para o importador confirmar o pedido, afinal, ele viu a seriedade do projeto e teve o contato direto com a representante da vinícola”, comenta a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan.
A Casa Valduga atuou na identificação de distribuidores em Nova Iorque para iniciar a distribuição neste estado estadunidense. A Miolo, que já tem distribuição nacional nos Estados Unidos, usou a feira para promover os seus vinhos entre os consumidores norte-americanos.
“Foi a primeira oportunidade em que participamos de um evento para consumidores. Pudemos notar a aceitação e a curiosidade dos vinhos brasileiros”, comenta Andreia. Cerca de 7 mil visitantes passaram pela feira durante os seus três dias de realização. “O espaço do Brasil esteve sempre bem movimentado”, diz Andreia. Ela conta que, junto à New Yor Wine Expo ocorreu uma feira de FoodService, com foco em restaurantes, o que acabou atraindo o fluxo de visitantes do canal on-trade para a feira de vinhos e para os produtos made in Brasil.
Mercado norte-americano
A ação contou com o planejamento e acompanhamento da recém-contratada representante dos vinhos brasileiros em Nova Iorque: a consultora argentina Nora Favelukes, presidente da QW Wine Experts, radicada há mais de 20 anos nos EUA. “Este é o começo de uma série de promoções institucionais e comerciais que iremos fazer no mercado norte-americano este ano, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos produtos brasileiros neste que é o segundo país importador de vinhos no mundo”, afirma Andreia.
A gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil destaca que os Estados Unidos é o país mais representativo para a exportação de vinho brasileiro, tendo registrado a importação de vinhos de 22 empresas verde-amarelas. O segundo colocado, a Alemanha, adquiriu vinhos de 13 empresas brasileiras. Os norte-americanos compraram R$ 1,9 milhão em vinhos brasileiros nos últimos quatro anos.
Em cinco anos o mercado americano será o maior mercado consumidor de vinhos no mundo. “É um grande mercado, cuja produção interna representa 70% do vinho consumido pelo norte-americano, mas com 30% de vinhos importados, o que é um volume gigantesco. Só com esse volume, eles são hoje o terceiro maior importador de vinhos do mundo”, acrescenta Andreia.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibravin/OAJ Comunicação e Marketing
segunda-feira, 15 de março de 2010
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