quarta-feira, 17 de março de 2010

Quinta Santa Maria lança linha Utopia na Expovinis 2010

A Quinta Santa Maria, vinícola que produz uvas e vinhos em São Joaquim, na Serra Catarinense, irá apresentar, na ExpoVinis 2010, a linha Utopia, formada por tintos e brancos secos. Serão apresentados cinco novos rótulos, dos seis que integram a linha: o Utopia Glamour 2009, um Chardonnay 100%; o Utopia Mosaïque, e Utopia Lote Um, ambos cortes de uvas Cabernet Sauvigon e Merlot com castas portuguesas; O Utopia Noir 2009, um Pinot Noir 100%, e o Gran Utopia, o vinho super Premium da casa, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Os vinhos serão oficialmente lançados na feira.

A Quinta Santa Maria participará na ExpoVinis no estante da ACAVITS – Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude. Estarão presentes no estande o português Nazário Santos, sócio e administrador da vinícola, e o enólgo Jean Pierra Rosier. Os dois respondem pela produção na Quinta Santa Maria. Rosier é doutor em enologia pela Universidade de Bordeaux e um dedicado pesquisador da vitivinicultura de altitude.

O Portento Tinto e o Portento Branco, dois vinhos fortificados elaborados pela Quinta Santa Maria, também serão apresentados aos clientes na ExpoVinis 2010. Os dois vinhos já estão mercado, ao lado do Utopia 2006. O Portento Tinto 2005 e o Utopia 2006 foram lançados na Expovinis 2007. Em 2009, foi apresentado na feira o Portento Branco. Para manter a tradição, os cinco novos vinhos da Quinta Santa Maria serão lançados na ExpoVinis 2010. O sexto rótulo da linha Utopia, o Purpurata 2009, ainda se encontra nas barricas. Por isso não será levado à feira.

A Quinta Santa Maria é uma vinícola brasileira com alma portuguesa. Ela tem 23 hectares de vinhedos plantados no distrito do Pericó, em São Joaquim, Santa Catarina. As videiras frutificam em altitudes que variam dos 1.180 a 1.400 metros de altitude com relação ao nível do mar. Estão plantadas castas francesas como a Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay; a italiana Trebbiano e castas portuguesas, entre elas a Touriga Nacional e a Tinta Roriz. Os vinhedos estão plantados em patamares, à moda do Douro, nas encostas do rio Lava Tudo.

Fonte: João Lombardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário