quarta-feira, 17 de março de 2010

Acavitis apresenta 44 vinhosna Expovinis 2010

A ACAVITIS – Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude irá apresentar este ano ao público da ExpoVinis, 44 vinhos produzidos nas regiões elevadas de Santa Catarina. Eles serão levados à feira por nove, dos 28 produtores que hoje formam a ACAVITIS. São vinhos espumantes, fortificados e tranqüilos, brancos, tintos e rosados. Vinhos novos, de novas safras e novos produtores, que serão apresentado num amplo e confortável estande, de 156 metros quadrados.

Um produtor que fará o seu debut na Expovinis é a Vinícola Kranz, de Treze Tílias, no meio-oeste catarinense. O produtor Walter Kranz estará presente, apresentando ao público seu Kranz Merlot 2008. Kranz foi um alto executivo da Mercedes Benz, tendo morado por anos na China. Hoje, produz vinhos em sua terra natal.
A Quinta da Neve lançará a safra 2008 de seu premiado Pinot Noir. Tanto o Pinot Noir quanto o Cabernet Sauvignon da Quinta foram apontados entre os melhores tintos brasileiros da ExpoVinis, no ano passado, pelo júri avaliador. Este ano, será degustado o Cabernet Sauvignon 2007 e também o Chardonnay 2008. Acari Amorim, um dos sócios da vinícola, estará representando a Quinta da Neve, que foi a primeira a formar vinhedos comerciais em São Joaquim.

Vinícola Suzin, de São Joaquim, também leva novidades à ExpoVinis 2010. Entre elas, o Suzin Zelindo 2008, um vinho super premium que homenageia o patriarca da família, o Suzin Pinot Noir 2009 e o Suzin Rosé 2008. Vinhos que estarão sendo apresentados ao lado do Suzin Cabernet Sauvignon 2007 e do Suzin Merlot 2007. A Suzin foi uma das vinícolas pioneiras no plantio de uvas em São Joaquim. Everson Suzin estará à frente dos trabalhos, na ExpoVinis 2010.

A Quinta Santa Maria também leva novidades à feira. A vinícola de São Joaquim estará lançando 5 novos rótulos, que integram a linha top Utopia. Serão apresentados o Utopia Glamour, um Chardonnay 100%; o Utopia Mosaïque, e Utopia Lote Um, ambos cortes de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot com castas portuguesas; O Utopia Noir 2009, um Pinot Noir 100%, e o Gran Utopia, o vinho super Premium da casa, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Ela também apresentará os fortificados Portento Tinto e Branco e o QSM Blend, outra novidade tinta. Nazário dos Santos, sócio da vinícola, e o enólogo Jean Pierre Rosier estarão presentes no estande.

A Vinícola Pericó, também de São Joaquim, distrito do Pericó, apresenta as novas safras de seus vinhos tranqüilos e espumantes. E traz novidades, como o Cave Pericó Branco Demi-sec 2009 e o Cave Pericó Rosé Demi-sec 2009. Eles serão apresentados ao lado do Cave Pericó Branco Brut 2009 e do Cave Pericó Rosé Brut 2009, ambos de safras novas. E ainda do Taipa Rosé 2009, cujo estilo fez sucesso na ExpoVinis 2009. Wander Weege marcará presença na feira com seu enólogo Jefferson Sancinetto.

A Villaggio Grando, de Água Doce, Caçador, volta à feira com oito vinhos e novidades. Entre elas, o Villaggio Grando Espumante Brut, resultado de um amplo e bem balanceado corte de uvas brancas. Serão levados à feira o Chardonnay 2009 e o Chardonnay Reserva 2008; o Sauvignon Blanc 2009, o Merlot e o Cabernet Sauvignon, ambos da safra 2007. E ainda os vinhos super premium da vinícola, o Innominabile Lote II e o Innominabile Lote III. Mauricio Grando, proprietário da vinícola e ex-presidente da ACAVITS, marcará presença no estande.

A Cooperativa Sanjo, de São Joaquim, também volta à ExpoVinis, depois do grande sucesso de seu Núbio Sauvignon Blanc 2008 na feira do ano passado. Este ano, será apresentado, no estande, o Núbio Sauvignon Blanc 2009 e o Núbio Rosé Cabernet Sauvignon 2009, ambos de safras novas. E o Núbio Tinto Cabernet Sauvignon 2006. Na linha Maestrale, será degustado o Cabernet Sauvignon 2006. Vinhos que reservam surpresas. Diretores da Sanjo estarão presentes no estande.

A Vinícola Santa Augusta, de Videira, apresentará cinco vinhos na feira deste ano. Serão dois espumantes: o Brut Santa Augusta e o Moscatel Santa Augusta. E três vinhos tranqüilos: o Santa Augusta Cabernet Sauvignon/Merlot, o Santa Augusta Rosé e o Santa Augusta Moscato Giallo, um branco agradável e aromático. Vinhos elaborados com uvas plantadas em altitudes de 1 mil metros acima do nível do mar.

Também a Vinícola Santo Emílio, de Urupema, volta à Expovinis. No ano passado, o espumante Stellato Rosé fez sucesso na feira. Este ano, o Stellato estará de volta, ao lado de um novo espumante, o Cellebrato Moscatel. Um vinho com embalagem bonita e muito feminina. Eles serão apresentados pela jovem enóloga Patrícia Poggere, juntamente com o Leopoldo 2006, tinto da vinícola.

Outros produtores também estarão passando pelo estande da ExpoVinis. Muitos deles têm vinhos ainda em processo de produção e, por isso, não os estão levando a feira. Ainda não estão prontos. Mas certamente, o farão no próximo ano.

Entre os produtores que circularão pelo estande está o presidente da ACAVITIS, Eduardo Bassetti. Ele considera muito importante a presença dos produtores catarinense de vinhos de altitude no estande da associação. “A ACAVITIS está consolidando sua ação como associação de produtores. Na ExpoVinis deste ano, nove associados vão expor seus vinhos finos de altitude, fortalecendo uma região nova e promissora”, afirma Bassetti. “Uma região que está apresentando ao mercado vinhos de alta qualidade”, conclui.

Fonte: João Lombardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário