quinta-feira, 18 de março de 2010

Produção integrada de uva para processamento ganha reforço

A Embrapa Uva e Vinho contratou recentemente o pesquisador Samar Velho da Silveira, para atuar na área de fitotecnia,em sua Sede, em Bento Gonçalves. Como sua primeira atividade, integrando seu estágio probatório na instituição de pesquisa, o pesquisador irá elaborar projeto de normatização, contendo as linhas de atuação da Produção Integrada de uvas para elaboração de vinhos e sucos. O trabalho será desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Embrapa Semiárido.

Silveira comenta que já existe a Produção Integrada para uvas de mesa e está em andamento projeto com uvas para vinhos, mas que as uvas para processamento exigem outras orientações . “É importante normatizar, por exemplo, os prazos de carência de utilização de produtos químicos ou eles poderão influenciar diretamente na vinificação, pois muitos deles afetam o desempenho das leveduras responsáveis pela fermentação”, elucida o pesquisador.

Além da Produção Integrada, Samar Velho da Silveira também irá atuar na parte de manejo do parreiral do projeto de Produção Orgânica de uvas, projeto coordenado pelo pesquisador George Wellington de Mello. Outra frente de atuação será o estudo com fungos micorrizicos, microrganismos simbiontes e, portanto, benéficos às plantas por permitirem maior absorção de nutrientes e água, além de aumentar a maior percentagem de sobrevivência e o desenvolvimento das plantas cultivadas em solos infestados por patógenos de solo. Desta forma, a utilização deste simbionte poderá ser uma alternativa no controle de doenças como o pé-preto.

Sobre suas expectativas de atuar na empresa, Silveira destaca o grande orgulho de integrar a instituição “número um” de pesquisa no Brasil, que conta com grande respeito no exterior, possui uma boa infraestrutura e perspectivas para obtenção de recursos financeiros. “Enfim, temos todos os elementos necessários para ampliar ainda mais o desenvolvimento da vitivinicultura em nível nacional”, complementa.

Samar possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado sanduíche em Fitotecnia, área de concentração Fruticultura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e CSIC (Espanha) (2006). Antes da Embrapa, atuava como professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, Microbiologia e Biotecnologia, atuando principalmente em propagação vegetativa, caracterização morfológica e molecular de endomicorrizas e produção de mudas frutíferas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa Uva e Vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário