quinta-feira, 18 de março de 2010

Jantar e degustação com Luis Pato, um dos melhores Enólogos de Portugal, em SP

Uma das maiores celebridades do vinho português, Luis Pato dispensa maiores apresentações. Ele é o “revolucionário da Bairrada” — o genial enólogo que domou a Baga e conseguiu produzir vinhos de classe internacional, ao nível dos melhores do mundo, com uma casta antes conhecida por dar apenas vinhos rústicos, extremamente tânicos e ácidos.

Este genial produtor acaba de criar novos vinhos surpreendentes. O sofisticado TRePA é a realização de um velho sonho, combinando uvas Tinta Roriz de um dos vinhedos mais bem localizados da região do Douro com a potente Baga da Vinha Pan — daí o divertido nome TR (Tinta Roriz) e PA (Pan). O vinho mostra grande estrutura, mas é envolvido por muitas camadas de fruta madura, o que faz com que possa ser apreciado desde jovem ou ser guardado por muitos anos. A nova linha Abafado Molecular é a inovadora criação de Luís Pato para harmonizar com a cozinha molecular, inspirada nas técnicas criadas pelos aclamados chefs espanhóis, como Ferran Adrià. Intensos mas delicados, mostram um toque levemente doce, perfeitos para combinar com pratos novos, diferentes e inventivos.

Chega também mais um espumante de Luís Pato, o Maria Gomes, mostrando que a casta — com sua ótima fruta e acidez — mostra muita vocação para originar espumantes de grande qualidade.

Com alguns dos vinhedos de melhor localização de todo o Douro — plantados com Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Sousão e um grande percentual de Touriga Nacional, além de várias parcelas de vinhas antigas, com mais de 60 anos de idade — Zeca Pôpa sonhou elaborar alguns dos melhores tintos do Douro. Para tanto, chamou ninguém menos que seu amigo e enólogo Luís Pato, que vem usando seu talento e perfeccionismo para talhar vinhos complexos e cheios de caráter, marcados pela inconfundível opulência que é a marca registrada de tantos dos melhores vinhos da região.

A excelente linha de vinhos inclui dois varietais — um elaborado com Touriga Nacional e outro com Tinta Roriz, a mesma casta que a espanhola Tempranillo. O Vinhas Velhas mostra uma incrível profundidade e foi indicado entre os 50 melhores vinhos portugueses por Sarah Ahmed, conceituada jornalista britânica, enquanto o Prefácio é saboroso e fácil de gostar. É mais uma bela adição a nosso portfolio de vinhos portugueses!



Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário