segunda-feira, 15 de março de 2010

Tecnologia permite Cerrado produzir uva e vinho

“Exportar o vinho elaborado no Estado de Goiás e também vendê-lo para os outros Estados brasileiros”. Esse é o sonho para o futuro da vitivinicultura do Cerrado, revelado pelo secretário Estadual de Ciência e Tecnologia de Goiás, Joel Braga Filho, durante sua visita a Bento Gonçalves (RS), nesta semana. O secretário veio acompanhar o IV Módulo do Curso de Capacitação de Multiplicadores, relativo à parceria entre Embrapa Uva e Vinho e Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás.

A vitivinicultura em Goiás teve impulso em 2001, com a chegada da família Muraro, levada pelo então vice-governador Alcides Rodrigues, atual governador. Rodrigues via na cultura da uva e na produção de seus derivados uma alternativa para a diversificação da produção agrícola do Estado, baseada essencialmente na cultura da soja e da cana-de-açúcar. Outros benefícios da nova aposta são a adequação da cultura para a pequena propriedade, com alta qualidade e produtividade, lucratividade, aumento da empregabilidade e a possibilidade da colheita de duas safras anuais de uva.

Desde então, o Governo têm promovido diversas ações para estimular a vitivinicultura em Goiás. Uma delas é manter, desde 2008, uma parceria entre o Governo de Goiás e a Embrapa Uva e Vinho, para o desenvolvimento da vitivinicultura no Estado, que atualmente conta com 500 hectares de uvas, distribuídos em 20 municípios.

Em 2009, a realização da Festa da Uva e a inauguração do Centro Tecnológico de Vitivinicultura do Cerrado Luiz Humberto de Menezes, mostraram que a aposta na vitivinicultura deu certo. Já no primeiro dia das festividades foi comercializada a quantidade total de uva e vinho prevista para os quatro dias do evento. Desde então, a Festa tornou-se projeto de Lei e passou a integrar o calendário anual Oficial do Estado. A cada ano irá realizar-se, de forma itinerante, nas principais cidades produtoras: Santa Helena de Goiás (que sediou a festa em 2009), Paraúna e Itaberaí.

Segundo o secretário Joel Braga Filho, foram investidos 3 milhões de reais na construção e na aquisição de equipamentos do Centro Tecnológico de Vitivinicultura. Acrescido a isso, houve um aporte de 500 mil reais no processo de formação e estruturação do projeto específico. Como parte inicial desta atividade, foi realizada uma parceria entre a Embrapa Uva e Vinho e a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o treinamento e formação de 40 multiplicadores, que vão dar a base para o crescimento do setor de vitivinicultura do Cerrado. Os três primeiros módulos foram realizados entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010, no Centro Tecnológico, em Santa Helena de Goiás

Segundo Alexandre Hoffmann, supervisor da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Uva e Vinho e coordenador técnico do treinamento, o programa foi delineado contemplando todas as áreas, que envolvem desde a implantação do vinhedo até a degustação dos vinhos elaborados. “Elaboramos o programa do curso voltado para a vitivinicultura do Cerrado, buscando propiciar uma base teórica e prática completa para formar adequadamente os multiplicadores”, comentou Hoffmann.

Além de aulas teóricas realizadas pelos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho em Santa Helena de Goiás, o grupo esteve durante esta semana participando de palestras e visitas técnicas em diversas vinícolas na Serra Gaúcha. O encerramento do Curso acontecerá no final do mês de março, com a entrega de certificados em Goiás.

Segundo o secretário Joel Braga, o apoio e a parceria com a Embrapa Uva e Vinho tem sido essenciais para obter sucesso na produção de uva, com o uso adequado das principais tecnologias no Cerrado. “O treinamento e o repasse de informações pela equipe técnica da Embrapa Uva e Vinho são fundamentais para que os produtores e os futuros multiplicadores conheçam a realidade da vitivinicultura e tomem as suas próprias decisões, em especial na escolha da cultura para investir”, resumiu Braga.

O Governo do Estado e, em especial, o governador Alcides Rodrigues tem a vitivinicultura como a “menina dos olhos” do futuro da produção agrícola do Estado, pois além do investimento financeiro tem dado um grande incentivo ao Projeto. No dia da saída do ônibus de multiplicadores de Goiás, fez questão de despedir-se pessoalmente do grupo desejando um bom treinamento e visita à Serra Gaúcha e reforçando o apoio do Governo ao projeto.

Futuro

O próximo desafio será possibilitar o acesso contínuo a informações para desenvolver com sustentabilidade a vitivinicultura no Estado. A ideia é instituir um curso permanente de preparação e reciclagem e também um projeto de pesquisa em parceria com a Embrapa Uva e Vinho. Outra boa novidade foi a discussão sobre a inclusão de Goiás no levantamento do Projeto de Qualificação de Vitivinicultura financiado pelo Sebrae e pelo Ibravin, que será objeto de articulação no Estado nos próximos dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa Uva e Vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário