terça-feira, 30 de junho de 2009

Vinhos La Ronciere chegam ao mercado brasileiro pela importadora KMM

A KMM Vinhos, com sua experiência de 15 anos trazendo ao Brasil os melhores vinhos das vinícolas familiares da Austrália, lança no Brasil os rótulos da chilena La Ronciere, vinícola da família Orueta (espanhola) que há 3 gerações elabora vinhos de forma cuidadosa no Valle de Rapel, com vinhedos em Colchagua e Cachapoal. La Ronciere caracteriza-se pelos cuidados extremados com seus 200 hectares de vinhedos próprios, com o cultivo e a colheita das uvas, sempre manual. Conta com o terroir das áreas de Cachapoal - com declives perfeitos para a exposição ao sol, e Colchagua - reconhecida pela pureza de seu ar. O excepcional clima e a expressiva amplitude térmica da região, aliados à composição do solo das propriedades da família Orueta e sua disposição para uma excelente irrigação, permitem à La Ronciere obter o melhor de cada uma das variedades cultivadas.

“Para a KMM, com histórica experiência em trazer vinhos das mais renomadas e selecionadas vinícolas da Austrália ao Brasil, é uma grande satisfação poder trabalhar os rótulos dessa vinícola chilena tão cuidadosa e expressiva de seu terroir”, afirma Marli Predebom, sócia-proprietária da importadora. “Nosso estilo de trabalhar, nosso perfil de atuação no mercado se identificam perfeitamente com os objetivos da La Ronciere, por isso apostamos nessa parceria com muito entusiasmo”, conclui a importadora.


Três linhas de vinhos e rótulos especiais


Linha Alpaca, com os vinhos : Sauvignon Blanc 2008, Shiraz 2008,

Carmenère 2008 e Shiraz-Cabernet Sauvignon 2008 (estes dois últimos também em meia garrafa). Linha La Ronciere Selection, com os vinhos: Pinot Noir 2008, Merlot 2008, Carmenère 2008 e Cabernet Sauvignon 2008. Linha La Ronciere Reserva, com os vinhos: Sauvignon Blanc 2008; Pinot Noir 2008; Shiraz 2008 e Cabernet Sauvignon 2008. E os vinhos Premium: Nudo 2005 – Cabernet Sauvignon com Shiraz e Carmenère, Medalha de Ouro CataDO´r Hyatt 2008 e o Riesling Late Harvest 2008 (simulação do sistema ice wine, com uvas colhidas a temperatura induzida de -10º C)

Os vinhos La Ronciere são elaborados com moderna tecnologia de vinificação, contam com os cuidados do enólogo Stéphane Maique e com a consultoria do viticulturalista e enólogo americano Chris Markell, com vasta experiência na Austrália, França e Califórnia. Foi a primeira vinícola chilena a utilizar The Development System of Improvement of Vine Roots - sistema que proporciona o perfeito amadurecimento das uvas sem níveis elevados de álcool.

KMM Vinhos: www.kmmvinhos.com.br


Fonte: ECO de Informação

PIZZATO é eleito o Melhor Tinto na primeira edição do Painel “Vinhos do Vale dos Vinhedos”

A PIZZATO Vinhas e Vinhos acaba de conquistar com o Pizzato Merlot Reserva 2005 o primeiro lugar na categoria “Melhor Tinto” do Vale dos Vinhedos em 2009, elaborado dentro dos critérios da D.O. (Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos): vinhos com pelo menos 60% de Merlot. A premiação faz parte das comemorações do Dia Estadual do Vinho, ocorrido no mês de junho, quando foi realizada a degustação e divulgados os vencedores do prêmio “Vinhos do Vale dos Vinhedos”. Essa primeira edição reuniu 36 amostras de 17 vinícolas, avaliadas por 16 degustadores.

O Merlot Reserva é um ícone da PIZZATO, colecionando vários destaques em concursos oficiais e em painéis realizados pela imprensa especializada. Um dos mais recentes foi o título do vinho “Brasileiro do Ano”, na Gula Edição Especial - Guia de vinhos 2008, que também considera o Pizzato Reserva Merlot 2005 como um dos melhores do mercado em sua faixa de preço, com as seguintes notas de degustação: “Traz ao nariz frutado a framboesas e morangos, além de notas de especiarias, como canela. Macio na boca, tem bom frescor e persistência, o que o torna agradável.”


Harmonização - O Pizzato Reserva Merlot 2005 acompanha de aves a carnes vermelhas elegantemente temperadas, até carnes de caça, queijos pouco gordurosos, massas e risotos à base de funghi. Nessa safra, foram produzidas 29.500 garrafas de 750ml e 8.800 garrafas de 375 ml, todas numeradas, lote único, com Selo de Indicação de Procedência do Vale dos Vinhedos (RS).

Preço médio: R$ 37,00 e R$ 22,00 para a 1/2 garrafa.


Fonte:Cristina Bielecki - Assessoria de Comunicação

Vinhos de Flores da Cunha e Nova Pádua buscam Indicação de Procedência

Ontem, dia 25 de junho, a Embrapa Uva e Vinho e a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), que reúne vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua, formalizaram o convênio de Cooperação Técnica para execução do projeto "Desenvolvimento das Indicações Geográficas de Vinhos Farroupilha e Altos Montes no APL de Vitivinicultura", na Sede da Instituição de Pesquisa em Bento Gonçalves.

As entidades já desenvolvem ações em busca da indicação desde 2006, mas agora com a aprovação do projeto de pesquisa e a formalização da parceria, as atividades visando o reconhecimento da indicação geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) devem se intensificar. O Projeto prevê a realização de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação para qualificar os vinhos da região, que serão consolidadas no Regulamento de Uso da indicação geográfica Altos Montes;a delimitação da área geográfica; a implementação e operacionalização da futura Indicação de Procedência, através do seu Conselho Regulador; e a realização de análises químicas e sensoriais visando caracterizar os vinhos da futura indicação.

Durante a assinatura, Lucas Garrido, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, destacou a importância da realização de projetos desta envergadura, que contribuem para a qualidade do vinho brasileiro e seguem exemplos de sucesso como o do Vale dos Vinhedos. Garrido comentou também sobre a atuação conjunta de diversas entidades na condução do Projeto:Precisamos de parcerias sólidas como as da UCS, da UFRGS e da Embrapa Clima Temperado, cada uma coordenando ações nas suas áreas de competência.”

Eumar Viapiana, presidente da Apromontes, comentou do grande engajamento das 10 vinícolas que integram a associação (confira lista abaixo) na melhoria da qualidade dos vinhos finos. Segundo Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e responsável pela gestão do Projeto, a construção de projetos de Indicação Geográfica é fundamental para a valorização da identidade e desenvolvimento de estratégias para enfrentar a alta competitividade com os vinhos importados. É também muito importante para a preservação do segmento de vinhos de Vitis vinifera no Brasil, que infelizmente vem perdendo espaço. No projeto da Apromontes pretende-se valorizar vinhos brancos e tintos com bom desempenho histórico na região demarcada, a qual já foi um importante pólo difusor das uvas viníferas, no tempo da estação experimental da Granja União.

Também participaram e brindaram a assinatura do convênio a professora Ivanira Falcade, da UCS; os pesquisadores Jorge Tonietto, Loiva Maria Ribeiro de Mello, Francisco Mandelli, as comunicadora Anelise Sulzbach e Viviane Zanella e o bolsista Luiz Tomedi, da Embrapa Uva e Vinho, e Antônio Mioranza, e Ediane Barcaro, da Apromontes.

O projeto, que conta com o financiamento da Embrapa, será executado de 2009 a 2011 por uma equipe multidisciplinar da Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), que reúne profissionais com diversas competências, incluindo agrônomos, geógrafos, enólogos, jornalistas, relações públicas e vitivinicultores.

Saiba mais:

A Apromontes foi fundada em 23 de janeiro de 2002 e reúne 10 vinícolas associadas, sendo elas:Vinhos e Vinhedos Viapiana, Vinhos Mioranza, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinícola Góes e Venturini, União de Vinhos do Rio Grande, Vinícola Salvador, Vinhos Monte Reale, Panizzon Vinhos, Sucos e Espumantes, Vinhos Luiz Argenta, Oremus Vinhos Finos e Cooperativa Vinícola São Pedro.

A missão da Apromontes é promover a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando o reconhecimento da indicação de procedência Altos Montes, a divulgação, proteção e promoção dos vinhos nos mercados. Por isso, incentiva a pesquisa vitivinícola, bem como a qualificação dos vinhos e de seus derivados e, trabalha também para desenvolver o potencial turístico da região.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Peterlongo medalhista na França

No ar o novo site da Vinícola Cordelier

Já está no ar o novo site da Vinícola Cordelier. Com design renovado, a página oferece mais informação e interatividade, agregando valor aos produtos que a vinícola oferece. Totalmente repaginado e com um layout mais dinâmico, o novo site passou a ser disponibilizado a partir de hoje (29).

Ao acessar www.cordelier.com.br o internauta encontra, inicialmente, a pergunta: Você tem mais de 18 anos? Com a iniciativa, a vinícola demonstra seu comprometimento com a prevenção do consumo de álcool entre menores de idade.

Mais moderna, a homepage apresenta, além do histórico e imagens da vinícola, toda a linha de vinhos, espumantes e destilados, que agora podem ser adquiridos através de uma loja virtual especialmente desenvolvida para facilitar as compras. No site, o visitante ainda pode conhecer o Ristorante Don Ziero e sua culinário italiana contemporânea.

Buscando uma maior interatividade com consumidores, amigos e clientes, a Vinícola Cordelier também está disponibilizando um espaço para quem deseja receber notícias sobre as novidades da empresa.

Mais Informações:

Vinícola Cordelier

(54) 2102.2333

vinícola@cordelier.com.br / www.cordelier.com.br


Fonte: Conceito Comunicação


Vinhos portugueses da Enoforum se destacam na crítica norte-americana

O Wine blog de Jo Diaz, dos Estados Unidos, destaca dois vinhos alentejanos elaborados pela Enoforum entre as grandes descobertas entre vinhos brancos e rosés para apreciar agora, no verão dos Estados Unidos (acesse o link Beautiful Light Wines to Enjoy Right Now). Os vinhos Alentex DOC Branco 2007 (Antão Vaz e Arinto) e o Alentex DOC Rosé 2007 (Aragonês e Castelão), que estão no mercado brasileiro, receberam nessa avaliação 90 e 91 pontos respectivamente, indicados como grandes relações qualidade-preço. " Este produto de Portugal é realmente um lembrete de como um vinho de 9 dólares pode ser tão magnificamente saboroso", enfatiza Diaz referindo-se ao Alentex DOC Branco como um contraponto aos vinhos californianos. Veja a íntegra das citações:

2007 Alentex DOC Alentejo Branco, de Portugal. Este vinho 60% Antão Vaz e 40% Arinto ($ 8,99) é um belo vinho branco, e você não deve deixar o preço enganar e pensar que não é vinho de primeira classe. Solo e trabalho: os preços em todo o mundo são muito menores do que estamos acostumados a praticar na Califórnia. Como resultado, é muito mais fácil encontrar realmente primorosos vinhos que são em muito reflexo de seu terroir não cultivados como uma simples mercadoria, que se tornariam na Califórnia vinho a granel, sem personalidade. Este vinho de Portugal é um lembrete de como um vinho de 9 dólares pode ser tão magnificamente saboroso. Cor pálida, com aromas de frutas tropicais, este vinho cobriu meu paladar ricamente, e mostrou-se ótimo para ser apreciado com "carne de porco e feijão verde hoje à noite!" (Alho, soja, vinho de arroz, açúcar turbinado, bambu brotos, aipo, e as cebolas, cogumelos chineses). Enoforum. 90 Pontos [estará nos Estados Unidos num futuro próximo.]

2007 Alentex Rosé DOC Alentejo Portugal, de Portugal. Este vinho é uma mistura de 75% Aragonês e 25% Castelão ($ 8.99). Fermentado em aço inoxidável sob temperatura controlada, esta vibrante e animado rosé tem toques florais que sugerem sabores picantes sobre o paladar e que incluem cerejas e framboesas. Por ser leve e fresco, é um complemento perfeito para alimentos ricos em frutos do mar, ou um dos meus favoritos... peito de frango com torradas. (Pimentão verde, molho de ameixa, vinagre de vinho de arroz com suco de abacaxi, sementes de gergelim e cebolinha.

Enoforum. 91 Pontos [estará nos Estados Unidos num futuro próximo]


ENOFORUM WINES - Vinhos do Alentejo – Portugal

Visite o site: www.enoforumwines.com

brasil@enoforumwines.com: (11) 6399-2217

Fonte: Eco de Informação

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dal Pizzol participa do Encontro Abrasel Porto Alegre

A Dal Pizzol Vinhos Finos participará do Encontro Abrasel Porto Alegre, que acontece de 23 a 25 de junho, no Centro de Eventos do Barrashopping Sul. Na ocasião, a vinícola que estará presente no estande do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), apresentará aos participantes do evento sua linha de vinhos e espumantes das marcas Dal Pizzol e Do Lugar.

Com o tema “Viagem pelos Sabores – a importância da gastronomia para o fortalecimento do turismo”, o encontro reunirá empresários, fornecedores, prestadores de serviço e lideranças do setor de alimentação. A programação do evento contará com workshops e palestras, cases de sucesso; fóruns de debate; Cozinha Show; Arena Show e Espaço Acadêmico, além de ambientes de negócios como a Feira de Fornecedores, o Espaço do Vinho, Espaço de Franquias e Espaço Turismo.

“Esta é mais uma ação promocional da Dal Pizzol e representa uma oportunidade de contatos e divulgação de nossos vinhos e espumantes”, destaca o enólogo da empresa, Dirceu Scottá. Ele salienta que a participação da vinícola em eventos como o Encontro Abrasel também proporciona a aproximação com clientes e a possibilidade de geração de novos negócios.

Localizada no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, a Dal Pizzol Vinhos Finos é conhecida pela qualidade de seus vinhos e espumantes.

Mais informações:

DAL PIZZOL VINHOS FINOS
Faria Lemos – Distrito de Bento Gonçalves
Bento Gonçalves/RS
54 3449.2255 – Fax: 54 3449.2222
dalpizzol@dalpizzol.com.br - www.dalpizzol.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

terça-feira, 23 de junho de 2009

Dal Pizzol Brut Champenoise entre os melhores espumantes do Brasil

Bebida foi escolhida como a segunda melhor do país em degustação às cegas entre espumantes nacionais e champagnes franceses

A Dal Pizzol Vinhos Finos comemora a pontuação de 74,44 pontos que colocou o Dal Pizzol Brut Champenoise como o segundo melhor espumante do Brasil. A distinção foi conquistada em uma degustação às cegas de espumantes nacionais e champagnes franceses, realizada no último dia 8 de junho, no restaurante Dom Francisco, em Brasília. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav).

Além de ficar apenas um ponto abaixo do espumante brasileiro classificado em primeiro lugar, o Dal Pizzol Brut Champenoise despontou como o melhor na comparação entre pontuação e preço. O segundo melhor espumante do Brasil chega ao mercado com o valor de R$ 39,90, bem abaixo de outros espumantes brasileiros e com preço, igualmente, inferior aos tradicionais champagnes franceses.

Para o enólogo da empresa, Dirceu Scottá, o Dal Pizzol Brut Champenoise é a prova concreta de que nem tudo o que é de excelente qualidade, custa mais caro. “Nos sentimos duplamente gratificados; primeiro, pela colocação entre os melhores do Brasil e também por conseguirmos elaborar um espumante de alta qualidade com o melhor custo-benefício”, afirmou Scottá.

Promovida pela Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav), a degustação foi feita por nove jurados, entre enólogos, enófilos, sommeliers, colunistas e consultores em vitivinicultura. Foram degustados quatro rótulos franceses e quatro brasileiros, sendo que o corpo de jurados só teve acesso às taças e não às garrafas com os nomes dos concorrentes.

Mais informações:
DAL PIZZOL VINHOS FINOS
Faria Lemos – Distrito de Bento Gonçalves
Bento Gonçalves/RS 54 3449.2255 – Fax: 54 3449.2222
dalpizzol@dalpizzol.com.br - www.dalpizzol.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vinícolas têm até 26 de junho para inscrever amostras

17ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos será realizada dia 26 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves

As vinícolas brasileiras que desejam participar da maior avaliação mundial de vinhos devem se apressar. O prazo encerra no dia 26 de junho. As empresas podem participar em seis categorias de vinhos: Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Brancos Finos Secos Aromáticos, Rosés Secos, Tintos Finos Secos, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.

A Avaliação Nacional de Vinhos, que chega na sua 17ª edição, é promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993. De lá para cá, o evento avaliou 3.185 amostras de vinhos, além de reunir um público de 8.917 apaixonados pela bebida. Para o presidente da entidade, enólogo Carlos Abarzúa, o evento é um dos grandes responsáveis pela imagem do vinho brasileiro. “Hoje, o mundo vitivinícola reconhece nossos vinhos e muito se deve a Avaliação Nacional de Vinhos que, além de proporcionar o avanço do setor, também atua na promoção e divulgação dos vinhos do Brasil”, destaca.

A coleta dos vinhos será feita diretamente do reservatório em cada vinícola a partir do dia 7 de julho por membros da Comissão Organizadora. Já a degustação dos mesmos acontecerá no decorrer do mês de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. Os vinhos serão avaliados por um grupo de enólogos brasileiros indicados pela diretoria da ABE. A degustação seguirá as normas e critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Além disso, os vinhos classificados passarão por uma degustação de confirmação antes de serem apresentadas ao grande público.

O resultado, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, somente será apresentado ao público no dia 26 de setembro. Para participar do evento, que deverá reunir 700 apreciadores, os interessados deverão aguardar a abertura das inscrições que acontecerá somente na segunda quinzena de agosto.

Somente serão aceitos vinhos de viníferas, secos, 100% varietais (exceto vinho base para espumante e rosé), da safra 2009. A amostra deve ser de um lote representativo e comerciável de, no mínimo, 5 mil litros. O regulamento da Avaliação está disponível no site www.enologia.org.br. O cadastro pode ser feito através de ficha de inscrição que deve ser encaminhada para a ABE através do correio (Rua Matheus Valduga, 143, Bento Gonçalves/RS – 95700-000), fax (54 3452.6289 ou 3451.2277) ou e-mail (enologia@enologia.org.br).

Fonte: Conceito Comunicação

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O lançamento do Cordelier Equilibrium

Vinho de longa guarda é resultado do corte de vinhos Cabernet Sauvignon, Merlot e Ancellotta

A Vinícola Cordelier, localizada no Vale dos Vinhedos, acaba de lançar o Cordelier Equilibrium, elaborado a partir do corte de vinhos Cabernet Sauvignon, Merlot e Ancellotta da excepcional Safra 2005. As uvas, cultivadas em espaldeira no Vale dos Vinhedos, com produção máxima de três quilos por planta, foram colhidas e selecionadas manualmente.

Depois de elaborado, o vinho permaneceu por 12 meses envelhecendo na cave da vinícola, com temperatura e umidade controladas. As características sensoriais comprovam que o vinho é de longa guarda, sendo recomendada a abertura da garrafa minutos antes do serviço, a fim de proporcionar uma pequena oxigenação na bebida. O vinho deve ser servido com uma temperatura entre 15º e 18ºC.

O Cordelier Equilibrium possui coloração vermelho rubi com reflexos violáceos, demonstrando grande vivacidade e limpidez. Seu aroma é bastante característico de frutas vermelhas maduras, lembrando, principalmente, amora e ameixa preta. O paladar é bastante marcante, com um sabor frutado muito agradável e taninos macios. Sua persistência longa completa o equilíbrio alcançado pelo Assemblage.

O vinho pode ser encontrado na loja de vinhos da vinícola, em casas especializadas ou através do telefone (54) 2102.2333. A vinícola colocou no mercado 6.100 garrafas com selo de Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos.

Premiações
Mesmo antes de ser lançado, o Cordelier Equilibrium já soma prêmios alcançados em concursos internacionais de vinhos, o que comprova a qualidade do produto. O produto conquistou Medalha de Prata no Vinus 2008 (Argentina), no Vinoforum 2008 (Eslovênia) e no IV Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2008.

Mais Informações:
VINÍCOLA CORDELIER
RST 470 km 219,75 – Bento Gonçalves - RS
54 2102.2333 ou vinícola@cordelier.com.br/ www.cordelier.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

SUGESTÕES DE PAUTA: VINHOS PARA O INVERNO As boas dicas da Vinícola Aurora, a mais premiada do Brasil

O inverno se aproxima e com ele o desejo de se consumir pratos mais opulentos e para acompanhá-los, um bom vinho tinto, com mais corpo e estrutura. A Vinícola Aurora, líder no mercado brasileiro em vinhos finos e a maior e mais premiada vinícola do Brasil, sugere seus melhores rótulos para todas as ocasiões.

TOPs DE LINHA:

LANÇAMENTO: Vinho Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2008 – A Aurora elabora um Pequenas Partilhas em safras em que a variedade indicada se mostre com características diferenciadas.Lançado na APAS 2009, este vinho figura entre os melhores da vinícola, elegante, com bom corpo e estrutura, um legítimo representante da boa enologia brasileira. Ideal para acompanhar carnes, diversas massas e risotos, queijos curados e de sabores mais acentuados e várias sopas.


Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2004 – o vinho mais top da vinícola, elaborado exclusivamente em safras excepcionais, estagiou em carvalho francês e americano novos, cerca de 10 a 12 meses. Acompanha carnes vermelhas e de caça, pato, cordeiro, javali, vários queijos de sabor acentuado e massa estruturada.

Com tiragem limitada de 23 mil garrafas, esse vinho pode ser adquirido através de reservas diretamente na Aurora e poderá ser encontrado em boutiques especializadas e alguns restaurantes.


Aurora Pequenas Partilhas Carmenére 2006 – elaborado com uvas selecionadas ainda nos parreirais. Passou por vinificação clássica e período muito curto em carvalho, de dois meses, e apenas parte do vinho passou por esse estágio, após o que foi feito o blend. Esse vinho destaca-se pela ótima presença na boca, bom corpo e paladar frutado. Apresenta ótima estrutura e pode ser guardado ainda por muitos anos. Ótima opção para acompanhar carnes de caça, vermelhas e aves de carnes mais escuras, risotos e massas especialmente à base de queijos, vários queijos de boa estrutura e sabor acentuado e várias sopas.

LINHA AURORA RESERVA - Com nova roupagem e apresentados na APAS 2009, essa linha chega ao mercado em garrafas diferenciadas Elegance e com alteração visual dos rótulos. Os vinhos Reserva da Aurora expressam a característica da safra que representam. São vinhos superiores, lançados todos os anos.


Aurora Reserva Cabernet Sauvignon – Vinho tinto, seco, de excelente estrutura e com boa persistência, passou por estágio em barris de carvalho francês e americano novos por cerca de 10 meses e estabiliza na garrafa por um período equivalente até chegar ao mercado. Harmoniza-se muito bem com carnes vermelhas em geral, algumas aves de carne mais escura, vários queijos, massas e risotos mais potentes.

LINHA AURORA VARIETAL:

Aurora Varietal Cabernet Sauvignon – Um vinho tinto, fino, seco e encorpado. Passou por estágio reduzido em barris de carvalho francês e americano. Acompanha muito bem queijos e molhos médios, Bacalhau e pratos a base de carnes vermelhas.


Aurora Varietal Tannat - Com grande concentração de taninos, esse vinho amadureceu em carvalho francês por um período de 6 a 8 meses. É excelente acompanhamento para pratos com carne vermelha naturais ou com algum condimento, massas com molhos fortes e ragus e queijos de mais estrutura e sabor acentuado.

OUTRAS SUGESTÕES DE PRODUTOS AURORA:


Aurora Del Sur Tannat-Merlot (vinhos elaborados pela Aurora no Uruguai)

Corte típico do Uruguai, o Del Sur explora a potência da uva Tannat aliada à elegância típica da Merlot. O resultado é um vinho de uma cor rubi intensa, aromas frutados e tostados, com leve toque de baunilha, e paladar extremamente redondo, de bom corpo e persistência. Esse acompanha pratos à base de carne, como alcatra grelhada, filé ao alho e cordeiro ao vinho.


Aurora Vinho Fino Tinto Licoroso - elaborado com duas variedades tintas das mais nobres, Cabernet Sauvignon e Tannat. Com graduação final de 18º G.L é envelhecido em barricas de carvalho francês e americano. Equilibrado, tem excelente bouquet e é indicado para consumir no final das refeições à temperatura ambiente.

OUTRAS LINHAS: Com uma das melhores relações qualidade-preço do mercado, a Vinícola Aurora sugere ainda os vinhos Marcus James Cabernet Sauvignon (rico em corpo, de coloração violeta, com acentuado aroma e bouquet herbáceo, e macio ao paladar), Marcus James Tannat (com leve passagem pelo carvalho, é um vinho de boa cor e excelente estrutura), Marcus James Pinotage (vinho tinto, fino, meio-seco, corpo robusto, mas ao mesmo tempo macio e delicado) e Conde de Foucauld Cabernet Franc,

Cooperativa Vinícola Aurora

Visite o site: www.vinicolaaurora.com.br

Matriz: (54) 3455-2000

Filial São Paulo: (11) 3051-6124


Fonte: Eco de Informação

Roteiros de Inverno da Terra Bela Turismo



Fonte: Terra Bela Turismo

Ricardo Castilho apresenta a degustação de vinhos “Touriga Nacional – uma casta portuguesa, com certeza”, dia 30 de junho, no Baby Beef Rubaiyat da Fa


Na prova, os participantes poderão comparar sete vinhos produzidos com a mais tradicional uva de Portugal


O jornalista Ricardo Castilho, diretor editorial da revista Prazeres da Mesa, é o convidado da próxima edição do ciclo “O Vinho e Seus Prazeres”, organizado pelos restaurantes Rubaiyat. Com o tema “Touriga Nacional – uma casta portuguesa, com certeza”, a degustação será realizada no dia 30 de junho, terça-feira, às 20h, no restaurante Baby Beef Rubaiyat da Av. Faria Lima.

Provavelmente originária na região do Dão, a Touriga Nacional é o grande exemplo da postura ousada de Portugal no mundo dos vinhos. Ao contrário de diversos países, que adotaram conhecidas castas internacionais, como a Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot, Portugal apostou em suas próprias uvas, identificadas com a sua cultura e seu terroir.

Até pouco tempo, a Touriga Nacional se restringia à elaboração de Vinhos do Porto na região do Douro e vinhos mais rústicos no Dão. Mas com a moderna vinicultura e a disseminação do plantio por todas as regiões produtoras de Portugal, a casta evoluiu e hoje resulta em vinhos concentrados, complexos, elegantes e muito agradáveis de beber.

Na degustação, serão provados os seguintes vinhos:

● Adega de Borba 2006

● Quinta dos Roques 2002

● Quinta dos Carvalhais 2000

● Quinta da Pellada 2004

● Só Touriga Nacional 2005

● Quinta do Vallado 2004

● Quinta da Garrida Reserva 2003

Ao final da prova, será servido um corte especial de carne do Baby Beef Rubaiyat a todos os participantes.

Degustação “Touriga Nacional – uma casta portuguesa, com certeza” – com Ricardo Castilho

Data: 30 de junho, terça-feira, às 20h

Local: Baby Beef Rubaiyat – Endereço: Avenida Faria Lima, 2954 – Itaim Bibi

Inscrições: pelo tel. (11) 3170-5001, com Elyane, ou e-mail ovinhoeseusprazeres@rubaiyat.com.br

Vagas: 60 – Preço: R$ 190,00 (cento e noventa reais por pessoa)

Preço promocional para sócios ABS–SP: R$ 170,00 (cento e setenta reais por pessoa) – para obter o desconto, os sócios ativos devem fazer as inscrições até o dia 26 de junho diretamente com a secretaria da ABS-SP pelo tel. (11) 3814-1269 ou e-mail: abs-sp@abs-sp.com.br

Patrocínio: Cartões Visa – Apoio: ABS-SP

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

Salton lança Volpi Gewurztraminer 2009


Primeiro vinho da safra 2009 da vinícola de Bento Gonçalves chega ao mercado trazendo o sabor singular e marcante do varietal branco

O primeiro vinho Salton da safra 2009 chega ao mercado nesta semana e amplia a linha Volpi, uma das mais nobres da vinícola de Bento Gonçalves. O Salton Volpi Gewurztraminer integra-se aos outros seis rótulos para dar ainda mais opções ao consumidor. Originário da Alsácia, na França, o varietal branco é reconhecido pelos toques picantes que deixa no vinho, o que explica em parte sua denominação, já que Gewurz significa “tempero” em alemão.

Na Salton, o vinho foi elaborado com a melhor tecnologia existente atualmente no segmento em todo o mundo, justamente para extrair o máximo dos aromas delicados característicos dessa uva. “Por tratar-se de um varietal de alta fragilidade e delicadeza, utilizamos um sistema enzimático e ação de leveduras específicas”, explica o diretor técnico e enólogo, Lucindo Copat.

Quem conferir o sabor marcante de frutas e acidez harmônica de boa permanência do Salton Volpi Gewurztraminer também será conquistado pela coloração amarelo claro do vinho e pelos aromas que lembram flores brancas (cítricas e de bosque), de acácia e rosas, frutas como líchia, banana, maçã, canela, morango, framboesa, amoras, pomelo e lima, além de especiarias.

No total, 7,8 mil garrafas chegam ao mercado, distribuídas entre casas especializadas, grandes restaurantes e na Loja de Vinhos da Salton, no distrito de Tuiuty. Ideal para acompanhar carnes brancas, como aperitivo, queijos frescos, maduros e com ervas aromáticas, sopas, massas com molhos brancos, como ravioles de ricota e canelones, deve ser servido entre 8ºC e 10ºC.

Mais sobre a Linha Volpi


A Linha Volpi foi lançada em 2001 pela vinícola Salton, com os varietais Cabernet Sauvignon e Chardonnay. O objetivo foi fazer uma homenagem ao talento de um dos mais importantes artistas da segunda geração do modernismo: o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, cujas obras aparecem nos rótulos dos produtos. Em 2005 foram lançados os vinhos Merlot e Sauvignon Blanc, e, em 2007, o Pinot Noir. O pintor Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio com um ano para o Brasil. Autodidata, começou a pintar em 1911, sendo reconhecido por retratar o simples com sofisticação.

Fonte: Enter Consultoria em Comunicação

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Peterlongo é ouro na Eslovênia

Moscatel Peterlongo foi o único espumante brasileiro premiado durante o Vino Ljubljana 2009

As bebidas finas da Peterlongo seguem conquistando prêmios ao redor do mundo. Desta vez, a vinícola recebeu medalha de ouro no mais antigo concurso internacional de vinhos, o Vino Ljubljana 2009. O concurso está na sua qüinquagésima quinta edição e foi realizado na cidade de Ljubljana, Eslovênia, de 29 de maio a 1º de junho.

O Moscatel Peterlongo foi o único espumante brasileiro premiado. Tal reconhecimento atesta o gabarito que acompanha os produtos com o rótulo da marca, resultado de uma trajetória centenária em busca do aperfeiçoamento das mais requintadas técnicas de desenvolvimento de bebidas, conforme o enólogo da vinícola, Daniel Fornari. “Todo processo de elaboração dos produtos Peterlongo é cuidadosamente conduzido para oferecer ao consumidor um dos melhores espumantes do Brasil. A prova de que estamos no caminho certo é a série de medalhas que compõe nosso rol de premiações”, diz.

Sobre o concurso

O maior nível de especialização e uma estrita adesão a regras internacionais fazem do Vino Ljubljana a competição de maior prestígio e reconhecimento internacional. Os vinhos, com amostras em completo anonimato, são avaliados digitalmente usando computadores portáteis e software especial.

Sobre o medalhista


Opção para acompanhar frutas e sobremesas e em alguns casos como aperitivo, o Fino Moscatel Peterlongo combina com pratos que harmonizem-se com o sabor doce da bebida. Possui características notáveis, sendo equilibrado, harmônico e estruturado.

Informações técnicas

Graduação Alcoólica: 7,5%

Temperatura de Serviço: 4-6°C

Embalagem: Garrafas de 750 ml.

Degustação: espumante límpido e transparente. O perlage é intenso e consistente com aromas frutados e doces. Na boca possui um corpo leve e agradável, ao paladar apresenta doçura, cremosidade e sabor de mel.


Para conhecer a Peterlongo


A Peterlongo atua no segmento vinícola desde 1913, ostentando o título de primeiro Champagne do Brasil. A empresa é ponto turístico na região por ser a maior construção em pedra basalto da América Latina, tendo a primeira cave subterrânea do Brasil – local onde foi elaborado o primeiro champagne natural do país. No rol de atrações também figura o Roteiro do Champagne, projeto que resgata a história da elaboração da bebida no Brasil, protagonizada pela família Peterlongo há 95 anos.

Fonte: Exata Comunicação

WinePro promove Degustação de Vinhos Portugueses

A WinePro, espaço dedicado à cultura e venda do vinho, realiza no próximo dia 18 de junho, quinta feira, uma Degustação de Grandes Vinhos Portugueses, com uma apresentação sobre as características destas bebidas. Após a degustação, para quem desejar, será servido um leve jantar para acompanhar os vinhos lusitanos.

Vinhos que serão degustados:

- Pera Manca Branco - Alentejo

- Cartuxa - Alentejo

- Palácio da Bacalhoa (foto) - Terras de Sado

- Monte do Pintor - Alentejo

- Quinta da Bacalhoa - Terras de Sado


Valores: Somente a Degustação - R$ 80 / Degustação + jantar com comida portuguesa – R$ 120.

"Tops Portugueses" é mais uma das diversas ações promovidas pela WinePro, cuja proposta é apresentar todos os aspectos da cultura do vinho, tanto para os iniciados quanto para os iniciantes na arte da degustação. A apresentação Top segue uma linha de estudo de grandes vinhos de cada país, iniciada no mês de maio com a degustação de Tops Italianos, mostrando de uma forma didática o que de melhor cada país pode produzir.

WinePro – Av.Cidade Jardim, 976 – Jardins (próximo a Marginal)

Manobrista no local

Necessário reserva antecipada: elson@winepro.com.br ou pelo tel: 2609-2822.

Convite apenas para a Degustação: R$ 80 / Degustação e jantar: R$ 120

Fonte: Denise Cavalcante Assessoria de Imprensa

Conheça os vencedores do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Bohemia

Profissionais premiados em 14 categorias são conhecidos em noite de festa na capital paulista

Os vencedores do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Bohemia foram anunciados ontem (8 de junho), no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, durante a festa de comemoração dos seis anos da revista. Foram premiados os melhores de 2009 em 14 categorias, entre elas Chef do Ano, Chef Revelação, Restaurante do Ano, Sommelier, Banqueteiro do Ano e Brigada de Ouro.

Tsuyoshi Murakami, eleito Chef do Ano, foi reconhecido pela qualidade do trabalho que desenvolve à frente do restaurante Kinoshita (SP). Ao aliar a clássica comida japonesa com um toque de inventividade, o chef de 40 anos conseguiu ecoar seu talento para além da atividade de um sushiman. Além de Murakami, a noite de ontem também rendeu reconhecimentos ao Kinoshita, que recebeu o título de Restaurante do Ano pela excelência de sua cozinha, serviço e ambiente.

Já Henrique Fogaça, 35 anos, do restaurante Sal Gastronomia, recebeu o prêmio de Chef Revelação. Ele despontou no mercado gastronômico de São Paulo nos últimos dois anos, com sua cozinha de inspiração contemporânea, modos de preparo modernos e temperos à base de ervas.

Autor de vários livros sobre vinhos e gastronomia, o jornalista Saul Galvão foi homenageado com o título de Personalidade da Gastronomia. Outro destaque da noite foi Ernesto Arahata, que recebeu o prêmio de Sommelier pela qualidade do trabalho que desenvolve no restaurante Piselli (SP), onde mantém uma carta de 150 rótulos.

Inaugurada em 2004 e especializada em cozinha portuguesa, A Bela Sintra foi a vencedora na categoria Brigada de Ouro, em função de sua equipe afinadíssima, que se destaca pelo serviço e gentileza. Na casa, 60 pessoas trabalham em harmonia no atendimento no salão com capacidade para 72 pessoas.

Christian Formon (SP), legítimo detentor do título de Marquês de Formon Beauregard, foi eleito melhor Banqueteiro - profissional que comanda as festas mais comentadas do país. Sofisticados, os menus assinados pelo chef banqueteiro são clássicos e têm como base a culinária francesa.

Na categoria Responsabilidade Social na Gastronomia, a vencedora de 2009 foi a Ouro Verde Amazônia, empresa que mantém no mercado produtos de qualidade, sem abrir mão do compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Novas categorias

Reflexo do crescimento e profissionalização do mercado gastronômico brasileiro, a Prazeres da Mesa criou nesta edição do evento seis novas categorias de premiação: personalidade do vinho, barman do ano, barista, bar do ano, restaurante de comida brasileira e artesão da gastronomia.

O título de Personalidade do Vinho foi dedicado a Ângelo Salton, empresário, morto em fevereiro deste ano, cujo trabalho foi fundamental para o salto que os rótulos brasileiros conquistaram na última década.

Já o prêmio de Bar do Ano foi entregue ao Bar da Dona Onça, localizado no andar térreo do edifício Copan, em São Paulo. Da cozinha deste bar recém-criado, saem pratos saborosos, assinados pelo casal Janaína e Jefferson Rueda (chef do Pomodori), como a costelinha de tambaqui, além de clássicos servidos com perfeição, como o picadinho de carne.

A noite também foi de comemoração para o La Bufalina (SP), que conquistou o prêmio de Artesão da Gastronomia por tradicionalmente abastecer os gourmets de plantão com suas delícias artesanais. Na fábrica em Higienópolis, são produzidos, com primor de artista, os mais saborosos exemplares de mozzarela de búfala, além de ricota de búfala, frios italianos e antepastos, como o de berinjela.

Novamente da capital paulista saiu o vencedor da categoria Restaurante de Cozinha Brasileira - o Tordesilhas. Sob os cuidados de Mara Salles, incansável pesquisadora das mesas brasileiras, o cardápio do restaurante passeia da clássica feijoada a invenções como o robalo ao molho de moqueca, com caruru, acaçá e farofa de dendê.

Os holofotes também se acenderam para o barman Lucivaldo Pereira da Silva, que integra a equipe do bar Astor (SP) desde sua inauguração em 2001. Ele recebeu o prêmio de Barman do Ano, em função de seu trabalho como mestre das coqueteleiras.

Um empate na avaliação dos jurados levou Yara Thais Castanho e Graciele Rodrigues a compartilhar este ano o prêmio de Barista – profissional que serve o melhor café do país. Dona de técnica e performance apuradas, a primeira é a jovem barista da Suplicy Cafés Especiais (SP). Já Graciele, da Lucca Cafés Especiais (Curitiba-PR), é uma amostra da força do mercado de café fora do eixo Rio-São Paulo.

Julgamento

A seleção dos vencedores ocorreu em duas etapas. Na primeira, a Prazeres da Mesa promoveu votação eletrônica aberta aos leitores e internautas, que apontaram, de forma democrática e espontânea, seus favoritos em cada categoria. Em seguida, os melhores classificados segundo o veredicto popular foram avaliados por um júri formado por 62 especialistas, entre chefs, sommeliers e empresários. Apenas nas categorias Personalidade da Gastronomia, Responsabilidade Social na Gastronomia e Personalidade do Vinho, o processo de seleção ocorreu de forma diferenciada, com indicados escolhidos pela equipe de Prazeres da Mesa.

Relação dos vencedores:

CHEF DO ANO
(profissional que tenha se destacado no último ano):
Tsuyoshi Murakami, restaurante Kinoshita, São Paulo, SP,

CHEF REVELAÇÃO
(jovem profissional que tenha despontado na profissão nos últimos dois anos):
Henrique Fogaça, restaurante Sal Gastronomia, São Paulo, SP

RESTAURANTE DO ANO
(casa que prima pela excelência de sua cozinha, serviço perfeito e gostoso ambiente):
Kinoshita, São Paulo, SP

SOMMELIER
(profissional que se mantém atualizado e que é um grande devoto dos melhores rótulos,
nem sempre os mais caros):
Ernesto Arahata, restaurante Piselli, São Paulo, SP

BAR DO ANO
(casa que tenha um perfeito serviço etílico,
mas que cuida também com carinho da deliciosa baixa gastronomia):
Bar da Dona Onça, São Paulo, SP

BARISTA DO ANO
(aquele que serve o melhor café do país):
Graciele Rodrigues, Lucca Cafés Especiais, Curitiba, PR;
Yara Thaís Castanho, Suplicy Cafés Especiais, São Paulo, SP

RESTAURANTE DE COZINHA BRASILEIRA
(prêmio concedido às casas que divulgam nossa cultura à mesa):
Tordesillas, São Paulo, SP

BANQUETEIRO
(profissional que comanda as festas mais comentadas do país):
Christian Formon, São Paulo, SP

BRIGADA DE OURO
(restaurante que tem equipe afinadíssima, onde o serviço e as gentilezas são pontos fortes):
A Bela Sintra, São Paulo, SP

ARTESÃO DA GASTRONOMIA
(aquele pequeno e tradicional produtor que há anos abastece
os gourmets de plantão com suas delícias artesanais):
La Bufalina, São Paulo, SP

BARMAN
(mestre das coqueteleiras, profissional que sabe as alquimias dos drinques perfeitos):
Pereira, Astor, São Paulo, SP

Com indicados escolhidos pela equipe Prazeres da Mesa

PERSONALIDADE DA GASTRONOMIA
(homenagem ao profissional que venha fazendo algo de relevante
pela gastronomia brasileira nos últimos anos):
Saul Galvão, jornalista e autor de vários livros sobre vinhos e gastronomia como Tintos e Brancos (Editora Conex), A Cozinha e seus vinhos (Senac SP) e Prazeres da Mesa (Ática).

RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GASTRONOMIA:
Ouro Verde Amazônia

PERSONALIDADE DO VINHO
(homenagem ao profissional que venha fazendo algo de relevante
pelo mundo do vinho nos últimos anos):
Ângelo Salton - antigo proprietário da vinícola Salton (morto em fevereiro deste ano).

Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Bohemia

8 de junho de 2009

Local: Hotel Grand Hyatt

Patrocínio: Bohemia

Apoio: Azeite de Oliva Espanhol e Hotel Grand Hyatt

Fonte: Deni Bloch Divulgação

São Paulo ganha vitrine com mais de 600 rótulos de bebidas, dos melhores vinhos até destilados inusitados

A nova loja da Total Vinhos, localizada no bairro dos Jardins, também conta “Personal Wine”, que dá consultoria sobre harmonização da bebida e pratos, além de organizar e mapear a adega dos clientes

A boutique das melhores e mais requisitadas bebidas nacionais e internacionais. Assim podemos definir a nova loja Total Vinhos, que acaba de ser inaugurada no bairro dos Jardins, em São Paulo. Não há como não encontrar no local o vinho preferido ou aquele destilado difícil de achar no Brasil. O espaço conta com mais de 600 rótulos, que variam de R$ 23,00 a R$ 4.000,00. Entre as importadoras, foram firmadas parcerias com as mais importantes do brasil, com rótulos conhecidos e conceituados, como Catena (Argentina), Quinta do Crasto (Portugal) e Ângelo de Gaja ( Itália), entre muitos outros.

Na vitrine, os aficionados por vinhos encontram um acervo de produtos relacionados, entre eles, taças de cristal alemão feitas em liga de titânio, muito resistentes. “Temos ainda acessórios, como decantadores, termômetro, taças para champanhes e sacarolhas”, diz um dos sócios, Amílton Rogério do Amaral. Além disso, a loja oferece acompanhamentos: queijos, massas, molhos, azeites e torrones italianos, que podem ser degustados no local, com os vinhos apropriados.

Mais novidades – Imagina organizar uma adega e ainda mapear todos os vinhos para ficar mais fácil de encontrar? Isso mesmo, a Total Vinhos conta com profissionais que cuidam de todos os detalhes para o cliente. São denominados “personal wine assistant”, que atendem na loja e em domicílios com hora agendada.

Outra proposta bem interessante do espaço são os eventos de degustação. A partir de junho, às sextas-feiras, “chefs” especializados farão almoços temáticos e, aos sábados, haverá degustações de vinhos, também temáticas ou direcionadas. O preço das degustações será de R$ 30,00 por pessoa, abatido nas compras acima de R$ 300,00. “Também podemos organizar reuniões personalizadas para até 12 pessoas. Um jeito diferente de reunir amigos ou fazer eventos de negócios”, afirma Amaral.

Os sócios:

Descendente de famílias italiana e portuguesa, Amílton Rogério do Amaral é amante de vinhos desde criança, quando experimentava o servido no almoço de domingo. Desde então, sua paixão pela bebida só cresceu. Começou a trabalhar no ramo em 1994. Gerenciou algumas lojas de importadoras tradicionais de São Paulo, ensinando a cultura do vinho aos clientes. Agora, decidiu abrir sua própria loja, agrupando o maior número possível de rótulos, com qualidade e preços compatíveis aos das melhores importadoras brasileiras. Ele também possui uma adega há um ano e meio no Jardim Europa.

Para esse empreendimento, ele associou-se a Aidan Nunes, profissional na área de comunicação que atuou no ramo gráfico por mais de 20 anos, tomou conhecimento do mundo do vinho executando vários trabalhos voltados para este seguimento, tais como folhetos e catálogos e neste mesmo período conheceu e ficou amigo de seu atual sócio, e como também sempre apreciou um bom vinho, não demorou para que esta harmonia virasse negócio.

Serviço:

Loja Total Vinhos

Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 10hs às 20hs.

Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 268- Jardins- São Paulo-cep 01417-010

Telefone: (11) 3081-3305

Delivery: horário comercial e entrega em até 24h

Email: totalvinhos@totalvinhos.com.br

Site: www.totalvinhos.com.br


Fonte: EBC - Escritório Brasileiro de Comunicação

Guilherme Corrêa é o melhor sommelier da América Latina


O mineiro Guilherme Corrêa é o melhor sommelier da América Latina. Ele conquistou o título ao representar o Brasil no I Concurso Mejor Sommelier de las Américas – APAS – Association de la Sommellerie Internationale, realizado no último dia 31 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. Na disputa pelo título das Américas, Corrêa ficou em terceiro lugar, atrás das canadenses Élyse Lambert, que levou o primeiro posto, e Véronique Rivest, que ficou em segundo. Como ambas são canadenses, o título de melhor da América Latina ficou com o brasileiro, que também é a partir de agora o terceiro melhor sommelier das Américas. Corrêa, que atua junto à Decanter Importadora, vai representar o Brasil, em abril de 2010, no concurso Meilleur Sommelier du Monde, que acontecerá no Chile.

“O resultado foi muito importante para a sommellerie brasileira, que se colocou na elite das Américas”, afirmou Guilherme Corrêa, depois da prova em Buenos Aires. Participaram do concurso 15 sommeliers que representaram os Estados Unidos, Canadá, Republica Dominicana, México, Venezuela, Peru, Chile, Argentina e Brasil. Corrêa terminou as semifinais em segundo lugar e disputou a final diante de um público de mais de 300 pessoas, que lotaram o salão nobre do Hotel Panamericano, em Buenos Aires. “Não esperava ir para a final deste concurso tão disputado”, declarou o sommelier da Decanter, que precisou dividir os estudos para o concurso com viagens e muito trabalho no Brasil.

O nível dos candidatos era alto e muito equilibrado, informou Guilherme Corrêa. Três nomes eram os favoritos para a grande final: as duas profissionais do Canadá, país cujo nível da sommellerie se equipara ao de nações fortes da Europa, e o representante americano, recém laureado com o título de Master Sommelier , conquistado por apenas 171 profissionais no mundo, desde 1977. Também profissionais experientes em concursos mundiais, do Chile, Argentina e México, estavam firmes na disputa, atrás da vitória ou de uma colocação de destaque.

Ao conquistar o segundo lugar na semifinal, e o direito de disputar a final, Guilherme Corrêa ficou à frente da canadense Élyse Lambert, que acabou levando o título. “Isso, para mim, já foi uma grande vitória”, declarou. As provas das semifinais foram difíceis, conta o sommelier brasileiro. Foram cerca de 70 questões descritivas, com perguntas como qual a principal região produtora de cerveja na China e as principais regiões vinícolas do Paraguai e da Venezuela. Foram degustados dois vinhos, às cegas – Corrêa identificou um deles, o Viognier, acertando inclusive a safra e a origem argentina do vinho. Também foram degustados às cegas outros vinhos e três destilados. Além dos candidatos terem que realizar uma harmonização descritiva de um prato de queijos com dois vinhos. Eles também foram submetidos a uma prova de serviço com decantação, para uma mesa de 10 convidados.

A grande final foi disputada como num "reality show". Cada candidato tinha apenas 31 minutos para realizar, em três mesas, um serviço de completo de espumante, uma harmonização com pratos de um menu escolhido pelos convidados, e um serviço com decantação de um Château Margaux 1982 (na verdade a garrafa era de outro vinho, menos caro). Dentro do tempo, os candidatos degustaram três vinhos às cegas. Guilherme Corrêa conseguiu identificar as uvas e os estilos Novo Mundo de dois dos três vinhos, um Riesling e um Pinot Noir. Degustaram, ainda, cinco líquidos em copos negros intransponíveis – Corrêa conseguiu identificar um Gin, uma Aquavit, e tipificar o líquido do quinto copo, como um vinho fortificado. Além de fazer correções numa carta de vinhos. “O mais importante foi que disputei em condições de igualdade com as canadenses, que ostentam grande bagagem e estrutura de apoio”, comemorou o sommelier da Decanter.

“Consegui honrar a nossa bandeira verde e amarela, me consagrando o ‘melhor sommelier da América Latina’. Gostaria de dividir com toda a sommellerie brasileira essa conquista, certo de que temos ainda muito que fazer para chegar à elite mundial. Mas tenho certeza de que com obstinação, honestidade e profissionalismo, um dia chegaremos lá", declarou o profissional.

Guilherme Corrêa conquistou o direito de representar o Brasil no Mejor Sommelier de las Américas após vencer, em São Paulo, no último dia 21 de março, o VII Concurso Nacional de Sommeliers, promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers – ABS. Com a vitória em São Paulo, ele tornou-se sommelier bicampeão brasileiro. Ele já havia vencido o concurso anterior da ABS, realizado em 2006 no Rio de Janeiro. A conquista do bicampeonato, no Brasil, deu também a ele o passaporte para concorrer ao posto de melhor sommelier do mundo, no concurso que será promovido pela AIS, no ano que vem, no Chile.

Fonte: João Lombardo/Assessor de Comunicação da importadora Decanter

domingo, 7 de junho de 2009

Michael Affatato, proprietário do Château La Gatte, de Bordeaux, vem ao Brasil e participa de jantar e degustação de vinhos no ICI Bistrô em 15/06

Nova-iorquino de nascimento e francês de coração, ele trabalhou em prestigiados domaines da França até conhecer e se apaixonar por este belo château do século XVII, onde vem produzindo vinhos deliciosos e cheios de personalidade ao lado de sua mulher Hélène


A importadora Mistral traz ao Brasil pela primeira vez Michael Affatato, proprietário do charmoso Château la Gatte, propriedade construída no século XVII em Bordeux, na França. Ele participa de um jantar especial com degustação de rótulos de sua vinícola no dia 15 de junho, segunda-feira, a partir das 20h30, no restaurante ICI Bistrô.

Nova-iorquino de nascimento e francês de coração, Michael Affatato trabalhou durante muitos anos em alguns dos melhores domaines da França, assim como sua mulher, a francesa Hélène Affatato. Quando conhecerem o belo e histórico château, de apenas 13 hectares, decidiram que já era hora de realizar o sonho de produzirem seus próprios vinhos.

Desde 2004, eles vem desenvolvendo vinhos deliciosos, cheios de charme, personalidade bem francesa e ótima relação qualidade-preço. Produzidos nas denominações Bordeaux e Bordeaux Supérieur, os rótulos do Château La Gatte estão melhores a cada safra e surpreendem os apreciadores do mundo dos pequenos produtores, que não poupam esforços para elaborar vinhos autênticos e de alta qualidade.

No jantar, serão degustados os seguintes vinhos:

● Château La Gatte Blanc 2004

● Château La Gatte Rosé 2007

● Château La Gatte Rouge 2005

● Domaine de Montalon 2005

● Château La Butte Vieilles Vignes 2005

● Château Tour de Mirambeau Sémillon Noble 2003 (servido com a sobremesa)

Para acompanhá-los, o chef Benny Novak prepara um menu com as opções abaixo:

- Tartare asiático de atum vermelho OU Salada de lula marinada com pepino e tomate

- Coq au Vin OU Blanquette de veau a l'ancienne

- Magret de pato, figo assado, molho albufera e purê de batatas trufado OU Carré de leitão grelhado, arroz de milho e anéis de cebola

- Mil folhas OU Tarte Tatin

Os charmosos vinhos do Château– O principal vinho da propriedade, o Château La Gatte rouge é um dos melhores petits châteaux da Mistral. O corte de 65% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon e 10% Malbec é rico e saboroso. O Château La Gatte blanc é um corte de 70% Sauvignon Gris e 30% Sauvignon Blanc, bastante fresco e aromático, assim como o delicioso La Gatte rosé.

Elaborado a partir de uma parcela de Merlot plantada em 1958, situada em uma colina, o Cuvée La Butte é uma ótima descoberta, um vinho encantador, muito bem proporcionado, cheio de frutas vermelhas, ótima acidez na boca e produzido em pequenas quantidades.

O Domaine de Montalon é o lançamento da propriedade, elaborado de uma pequena parcela por onde passa o famoso Paralelo 45, em uma posição geográfica privilegiada. É um vinho muito rico e saboroso, talvez o mais encorpado do château, produzido com 20% de Cabernet Sauvignon e 80% de Merlot.

Para quem quer conhecer de perto o trabalho e a vida no pequeno Château La Gatte, Michael e Hélène Affatato instalaram um charmoso “Bed and Breakfast”, de apenas três quartos, em sua propriedade.

Jantar e degustação de vinhos Château La Gatte com Michael Affatato

Local: Restaurante Ici Bistrô

Endereço: Rua Pará 36, Higienópolis - São Paulo

Data: 15 de junho, segunda-feira – Horário: 20h30

Preço: R$260,00 por pessoa - Reservas e informações: (11) 3372 -3409

Fonte: Sofia Carvalhosa

Pizzato, Miolo e Cordelier vencem o 1º Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos

Emoção e orgulho foram a tônica na noite de ontem, 4 de junho, quando a Aprovale anunciou os rótulos que ostentarão o título de melhores de sua categoria dentre as vinícolas do Vale dos Vinhedos. O Vinho Branco Chardonnay Reserva 2008, da Vinícola Miolo e o Espumante Brut Cordelier venceram em suas respectivas categorias. A premiação inédita ficou ainda mais emocionante quando foi anunciado um empate técnico entre os vinhos tintos VE Merlot 2005, do Hotel & Spa do Vinho (vinificado pela Miolo) e o Pizzato Merlot Reserva 2005. Pelas regras do Prêmio, caso uma vinícola recebesse premiação anterior, o troféu pertenceria ao próximo colocado, cabendo então o prêmio à Vinícola Pizzato Vinhas & Vinhos.

Em sua primeira edição, o Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos reuniu 36 amostras - já dentro dos critérios da futura D.O. - provenientes de 17 vinícolas associadas, uma maciça adesão que empolgou os organizadores. A tarefa de escolher o melhor vinho branco chardonnay, o melhor tinto merlot e o melhor espumante brut coube a 16 degustadores, com a credibilidade de representantes da ABE, Embrapa, Ibravin e da própria Aprovale. As amostras foram degustadas às cegas em uma jornada de 4 horas, que avaliou e comentou cada vinho em separado. Rigor técnico e sigilo absoluto foram garantidos durante o processo conduzido pelo Secretário Executivo da Aprovale, Jaime Milan e pelo Maitre Sommelier Evandro Ribeiro. Entusiasmados com a qualidade e a diversidade do que lhes foi apresentado, os degustadores não pouparam elogios às amostras vencedoras e confessaram que a escolha foi difícil em função da alta qualidade das finalistas. Os vencedores só foram conhecidos à noite, em um elegante jantar servido no Restaurante Leopoldina do Hotel & Spa do Vinho

A original festa de premiação surpreendeu os convivas. Após o anúncio de cada vencedor, todos foram convidados a degustar os vinhos premiados harmonizados com pratos especialmente preparados pelo Chef Fábio Lima. Os vencedores foram agraciados com troféus criados pelo escultor Bez Batti, com caráter itinerante – a cada nova edição, serão repassados aos novos vencedores. Caso uma vinícola vença uma mesma categoria por três anos consecutivos, tornar-se-á proprietária definitiva do troféu.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt, o Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos demonstrou já em sua primeira edição, a legitimidade do evento e sua ampla aprovação por parte das vinícolas associadas à entidade. “O fato de vinícolas de diferentes portes e estilos serem premiadas atesta a alta qualidade da produção do Vale dos Vinhedos como um todo e projeta nossa IP e a futura D.O. em nível nacional”, declarou Dadalt.

No jantar de premiação, que reuniu cerca de 80 pessoas, participaram enólogos, diretores de vinícolas, lideranças setoriais e autoridades municipais. Durante a degustação, a Secretária de Turismo do Município, Ivane Fávero, manifestou seu apoio à Premiação que abriu oficialmente as comemorações do Dia Estadual do Vinho na região. Já o Prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, destacou a importância do reconhecimento da qualidade dos vinhos elaborados no município. “Por onde ando, se não há vinhos de Bento para servir, peço apenas água mineral!”, afirmou Lunelli.

Fonte: Conceito Comunicação

Don Giovanni tem programação especial em comemoração ao dia estadual do vinho

A vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira (RS) preparou para este final de semana uma programação especial pelo dia estadual do vinho, comemorado em 07 de junho. Neste sábado será oferecido um jantar para clientes e amigos, com degustação dos produtos, especialmente do Cabernet Franc, que recetemente mudou sua garrafa.

Outra novidade é que diferentes itens da vinícola terão descontos especiais. Também dentro da programação estão as vantagens oferecidas na pousada Don Giovanni. Quem se hospedar neste final de semana ganha 10% de desconto. Na aquisição dos vinhos e espumantes da vinícola, os hóspedes ganham uma garrafa de vinho no seu apartamento como cortesia. Outras informações www.dongiovanni.com.br

Fonte: Leed – Inteligência e Soluções em Comunicação

Atrações do Dia Estadual do Vinho movimentam o Vale dos Vinhedos

Descontos e promoções oferecidas pelas vinícolas, hotéis, pousadas e restaurantes atraíram milhares de visitantes à região

O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha participou de forma especial das comemorações alusivas ao Dia Estadual do Vinho. No período de 5 a 7 de junho, as empresas integrantes da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) recepcionaram os turistas oferecendo promoções, descontos e cortesias.

Cada estabelecimento definiu uma atração especial para a data. Nas mais de 30 vinícolas do Vale dos Vinhedos, além de vinhos e espumantes com preços competitivos, era possível também conhecer de perto o processo de produção da bebida e até realizar cursos de degustação. Hotéis ofereceram pacotes especiais e recepcionaram o visitante com uma taça de vinho. Já os restaurantes e demais empreendimentos apostaram nos preços promocionais para atrair o público que compareceu em grande número durante todo o final de semana.

De acordo com o presidente da Aprovale, Aldemir Dadalt, a participação do Vale dos Vinhedos nas comemorações do Dia Estadual do Vinho, além de contribuir para a promoção do vinho brasileiro também atingiu o objetivo de integrar as empresas associadas à entidade. “Esta ação conjunta permitiu ao visitante degustar as novidades das vinícolas, bem como, aproveitar as promoções e inúmeras atrações que o vale oferece”, afirmou.

Prêmio

A abertura oficial das comemorações do Dia Estadual do Vinho no Vale dos Vinhedos ocorreu ainda no dia 04 de junho, quando foi realizada a degustação e conhecidos os vencedores do prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos. Em sua primeira edição, o prêmio reuniu 36 amostras provenientes de 17 vinícolas associadas, que foram avaliadas por 16 degustadores.

Já dentro dos preceitos que orientarão a futura Denominação de Origem do Vale (D.O.), o Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos, consagrou o melhor vinho fino branco Chardonnay, o melhor Merlot e o melhor Espumante da região. Os vencedores foram: a Vinícola Miolo, com o Vinho Branco Chardonnay Reserva 2008; a Pizzato Vinhas & Vinhos, com o Pizzato Merlot Reserva 2005 e a Vinícola Cordelier com o Espumante Brut Champenoise.

Fonte: Conceito Comunicação

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Rosés em perigo!

Proposta de lei que autoriza mistura de vinhos coloca em risco o verdadeiro rosé

Produzido em umas das regiões mais charmosas e badaladas da Europa, os rosés da Provence trazem em sua alma o mesmo espírito sofisticado e descompromissado da região francesa. Tendência em vários países do mundo, a alta qualidade dos rosados vem de uma tradição secular e muito investimento em estudos: a região de Provence é a única no mundo a possuir um Centro de Pesquisas e Experimentação dedicado exclusivamente aos rosés. O resultado são rosés secos, de cores claras e sensuais, com complexidade aromática e boa estrutura.

Para manter a qualidade já alcançada e a busca constante por melhores resultados, produtores, conselhos, federações e sindicatos da região da Provence se uniram contra um projeto de lei atualmente em discussão na Europa, que ameaça os tradicionais vinhos provençais ao permitir a mistura de vinho branco e vinho tinto na produção de rosés. A mobilização para impedir a aprovação do projeto de lei conta com a participação do Conseil Interprofessionnel des Vins de Provence (CIVP), que apoia os produtores de vinhos da Provence na divulgação de uma petição para impedir que a lei seja regulamentada. O documento pode ser assinado no site www.coupernestpasrose.com, até o dia 17 de junho.

“Esta proposta é uma ofensa aos viticultores que usam técnicas específicas para a elaboração dos rosés, assim como aos consumidores, que serão enganados se não puderem distinguir a diferença no rótulo”, alerta François Millo, diretor do CIVP.

O consumo de rosés em todo o mundo vem crescendo nos últimos dez anos, o que comprova a qualidade dos rosados provençais, que já representam 24% do mercado francês, resultado do refinamento de técnicas de elaboração, anos de pesquisas e investimento, além da tradição dos terroirs da Provence. Para os envolvidos no movimento contra a aprovação da lei, o vinho resultante da mistura de tintos e brancos poderá ser facilmente confundido com o verdadeiro rosé, desestabilizando a economia de regiões tradicionalmente produtoras.

Provence Club Brasil

Os vinhos de Provence se encontram atualmente em mais de 20 importadoras no País. Entre as marcas disponíveis, destaque para nove vinícolas que formam o Provence Club Brasil que também tem o objetivo de promover os rosados dessa região. Para mais informações e para conhecer as técnicas autorizadas de produção de vinhos rosés, consulte o site http://www.vinsdeprovence.com/brasil.

Fonte: CH2A Comunicação

Promoção da Vinícola Aurora dá viagens à Serra Gaúcha

A Vinícola Aurora, maior e mais premiada do Brasil, realiza a promoção “Marcus James leva você à Serra Gaúcha”, em que cinco consumidores, de qualquer região do país, ganharão um final de semana na bela região turística. Para participar, basta entrar no site www.marcusjames.com.br/promocao, preencher o cadastro e responder à pergunta: “O que você faria para tornar um fim de semana na Serra Gaúcha inesquecível?”. As cinco respostas mais criativas serão premiadas com uma viagem, com acompanhante e tudo pago.

A promoção termina em 31 de agosto de 2009. Não é necessário adquirir o vinho para participar. O resultado será divulgado a partir de 04 de setembro.

O regulamento completo está no site: www.marcusjames.com.br/promocao

Pioneira em enoturismo

A Vinícola Aurora, estabelecida em Bento Gonçalves (RS) - capital brasileira da uva e do vinho - é pioneira em enoturismo na Serra Gaúcha e recebe anualmente mais de 150 mil turistas. Possui equipe especializada para receptivo dos turistas, que visitam todas as instalações da vinícola, conhecem todo o processo de elaboração de vinhos e degustam os produtos. Uma bela loja bem equipada e uma sala de degustação para grupos completam o roteiro.

Cooperativa Vinícola Aurora

Visite o site: www.vinicolaaurora.com.br

SAC - 0800 701 4555

Matriz – Bento Gonçalves - RS: (54) 3455-2000

Filial São Paulo: (11) 3051-6124

Fonte: ECO de Informação – assessoria e projetos em comunicação

terça-feira, 2 de junho de 2009

Vinícola gaúcha investe na ampliação de pousada visando o crescimento do turismo na serra gaúcha

Atentos ao crescimento do turismo na serra gaúcha, a vinícola Don Giovanni investiu recentemente numa reforma na sua pousada, ampliando o número de quartos disponibilizados. Com a ação, a Don Giovanni estende o atendimento aos turistas, especialmente nos meses de inverno, quando a procura na região cresce em mais de 60%. O acréscimo atende também uma antiga demanda dos clientes da pousada. Brevemente, o local passará a disponibilizar também nova acomodação onde estava localizado o estábulo da vinícola.

Distante 12km do centro de Bento Gonçalves (RS), a pousada Don Giovanni fica dentro da sede da vinícola no distrito de Pinto Bandeira, em um dos pontos mais altos da cidade. “Buscamos referências na paisagem e na cultura local através de elementos utilizados na decoração da pousada. O principal objetivo deste trabalho foi manter e proporcionar um ambiente familiar, charmoso e aconchegante”, definiu Josy Nascimento, arquiteta responsável pelo projeto.

Nesta linha de trabalho foram desenvolvidos móveis a partir de madeiras de pipas antigas, mantendo as marcas deixadas pelo processo de produção do vinho, o que garantiu um efeito único às peças. O astral do clima de montanha foi alcançado com o uso de cores inspiradas em hortênsias, flores presentes na exuberante paisagem do local. Como uma grande admiradora da arte brasileira, a proprietária da vinícola e da pousada, Beatriz Giovannini, inseriu nas acomodações, gravuras de seu acervo pessoal como obras da artista gaúcha Alice Bruegemann, o que proporcionou um toque final de especial elegância ao espaço.

Gastronomia

Outro destaque são as delícias servidas na pousada Don Giovanni. A grande novidade é que agora durante os finais de semana, com reserva prévia, estão sendo servidos jantares. Grande parte dos ingredientes utilizados nos pratos são produzidos na sede da vinícola. Entre as opções do cardápio estão risoto de vinho tinto, acompanhado de picanha refogada e gratinado de couve. Outra maravilha é o risoto de alcachofras, servido com coxa e sobre-coxa de frango e passas de uvas. A batata ao alecrim e alho completa o cardápio. As sobremesas são uma delícia a parte: ambrosia com ameixas pretas e cassata de sorvete com calda de vinho tinto. Os pratos acompanham vinhos Don Giovanni ou suco de uva. O investimento da refeiç&a tilde;o por pessoa é de R$ 65,00. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.dongiovanni.com.br.

Fonte: Leed – Inteligência e Soluções em Comunicação - Assessoria de Imprensa Empresarial

Villa Francioni brinda a colheita mais tardia da América do Sul

Ato solene marca o final da colheita em São Joaquim, Santa Catarina

"Noites frias, dias extremamente ensolarados, estiagem nos meses de março, abril e maio, mais de 70 dias decorridos da mudança de cor à colheita, são alguns fatores que tornam as uvas da Safra 2009 um ícone qualitativo inconteste. Estas jóias que ornamentam os vinhedos estão sendo colhidas desde a segunda quinzena de maio, com altíssimos índices polifenólicos e uma harmonização perfeita entre os açúcares e a acidez. Cabe à parte enológica agora, originar vinhos do mais alto grau qualitativo, fazendo uso profundo do conhecimento e da tecnologia Villa Francioni." Orgalindo Bettu, Diretor Técnico e Enólogo da Villa Francioni.

Na próxima quarta-feira, 03 de junho, Daniela Borges de Freitas, presidente do Conselho de Administração da Villa Francioni, recepcionará autoridades, clientes e amigos para o Ato Solene de Encerramento da Colheita 2009. Entre cestos, taças, produtos da terra e muita comemoração, quer marcar e comemorar este momento histórico: pela primeira vez no sul do Brasil uvas tintas chegam ao pleno de sua maturação no início de junho, considerada assim uma das vindimas mais tardias da América do Sul. São Joaquim, no alto da serra catarinense, ainda é um terroir em descoberta e o conjunto de fenômenos climáticos de 2009 surpreendeu a enólogos e viticultores, possibilitando sanidade perfeita para a uva, principalmente as tintas. A variedade a ser colhida será a Petit Verdot, cujo vinho tende a ser muito longevo e extremamente encorpado, uma verdadeira jóia a ser lapidada.

A Villa Francioni é uma vinícola conceitual localizada na cidade de São Joaquim, Santa Catarina, sendo um projeto de vida do empresário Dillôr Freitas. Hoje administrada por seus filhos e sob a maestria do enólogo Organlindo Bettu, os vinhedos estão há 1260m de altitude, onde um terroir peculiar permite um das colheitas mais tardias da Ámérica do Sul e vinhos de expressão única. Alta tecnologia, baixíssima produção e este clima permitem brancos de muita fruta e tintos de fineza, corpo e elegância. Eleita Vinícola do Ano 2006 pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS/SP), foi considerada por José Peñin, importante escritor espanhol como "Sucursal ilustre do Medoc, Saint Emilion, Toscana e Borgogna. Milagre de terras altas e virgens, capazes de produzir os melhores vinhos do Brasil". Maiores informações no site: www.villafrancioni.com.br

Desde já agradecemos pela atenção,

Daniela Borges de Freitas
Presidente do Conselho da Villa Francioni

Grand Cru Moema promove wine dinner com Allegrini

O evento no Bistrot da unidade de Moema terá cardápio assinado pela chef Andréia Sanchez

O bristrot Prazeres do Vinho, da Grand Cru Moema, promoverá no próximo dia 02 de junho (terça-feira), um wine dinner com Robin Shay, sommelier e Gerente de Exportação para as Américas da italiana Allegrini. A vinícola do Veneto, existente desde 1535, é a mais tradicional produtora dos famosos Valpolicella e no Brasil é representada pela Grand Cru.

Com o tema Passe uma Noite com Allegrini, o evento voltado para convidados e clientes terá cardápio assinado pela chef Andréia Sanchez, que na entrada servirá sua famosa Polenta ao Gorgonzola acompanhado por Corte Giara Charddonay IGT 2007.

O evento é fechado, com vagas limitadas e custo de R$ 129,00 por pessoa. As reservas devem ser feitas pelo telefone (11) 3624-5819.

Parte da rede Grand Cru, a loja oferece uma carta de aproximadamente 900 rótulos das melhores regiões vinícolas do planeta, assim como diversos equipamentos e produtos relacionados ao consumo da bebida. Todas as bebidas consumidas no local são comercializadas pelo mesmo preço da loja.

E mais: o espaço disponibiliza dois táxis para buscar e levar seus clientes que residam na região de Moema e adjacências. O serviço é gratuito e deve ser agendado com antecedência.

Serviço:

Wine Dinner com Allegrini – Bristrot Prazeres do Vinho

Alameda dos Nhambiquaras, 614 – Moema

Data: 02 de junho (terça-feira), às 20h30.

Informações e Reservas: (11) 3624-5819

Custo: R$ 129,00 por pessoa.

Fonte: Meire Felix

WinePro traz Kit Especial para o Dia dos Namorados

Um encontro romântico combina perfeitamente com um brinde a dois. Por causa da chegada do Dia dos Namorados, a WinePro, loja e espaço dedicado à cultura do vinho, traz um sugestão de presente perfeita para a data: o Kit Namorados.

Dentro de uma charmosa cesta de madeira em formato de coração, o kit oferece uma garrafa de espumante, acompanhada de duas taças e decorado com rosas vermelhas. Os kits podem ser montados de duas maneiras, uma delas com um espumante Chandon de 750ml, por R$ 129 ou, para os que preferem gastar menos, com o espumante Salton de 375ml por R$ 89.

Para quem busca outros presentes mais personalizados, a WinePro traz uma grande variedade de vinhos e espumantes provenientes de diversos países para você escolher um que combine com o gosto do seu (ou sua) amado ou amada.

WinePro

O vinho abordado por todos os seus aspectos e sensações é o que a nova loja WinePro oferece. Aberta há alguns meses, esse espaço do vinho localizado na Av. Cidade Jardim, em São Paulo, oferece muito mais do que apenas a venda de garrafas. Além da oferta de mais de 500 rótulos de vinhos entre brancos, tintos espumantes e fortificados dos melhores países produtores, e diversos tipos de azeites provenientes da Espanha, Portugal, Itália, Grécia, a WinePro oferece aos seus clientes a possibilidade de iniciar ou ampliar o conhecimento sobre o mundo dos vinhos.

“Ao idealizar a loja pensamos em proporcionar e promover a cultura do vinho através da experiência e vivência que adquirimos nesses 20 anos de atuação na área”, explica Egidio Silvestri, sócio da loja ao lado de Marcelo Toledo. “A vontade de transmitir esse conhecimento de uma maneira simples e atraente aos novos enófilos foi o nosso estímulo para desenvolver esse projeto”, afirma.

Serviço:

WinePro – Av.Cidade Jardim, 976 – Jardins, São Paulo,Tel: (11) 2609-2822

Fonte: Denise Cavalcante Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Lançamento de novos vinhos da Bodega Torres em Porto Alegre

Acontece na noite de 02 de junho, às 20h, no Lorita Restaurante, o lançamento dos novos vinhos da Bodega espanhola Torres. O poderoso grupo catalão, considerado uma das 15 mais importantes empresas de vinho no mundo, cujo proprietário Miguel Torres já foi eleito o Homen do Ano do Vinho, pela inglesa Decanter, e a Bodega Mais Importante do Ano pela Wine Spectator, lança agora seus vinhos de terroir, elaborados em bodegas próprias espalhadas por toda a Espanha. Neste jantar, voltado a apreciadores de vinhos, serão apresentados lançamentos do Priorato, Salmos e Ribera del Duero, Celeste, além do clássicos como Mas La Plana, ícone espanhol, que já recebeu o título de melhor vinho do mundo. A noite terá também vinhos elaborados pelo grupo nos Estados Unidos e Chile. O evento tem a realização da Vinho e Arte, da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, e o cardápio é assinado pelo Chef Peter Knoblich. Miguel Torres é importado por Reloco, Rio de Janeiro. O jantar tem o valor de R$ 125,00 por pessoa e reservas podem ser feitas pelo fone: 51 9331 6098.

Serviço:
Jantar Miguel Torres, EUA, Chile e España
Dia 02 de Junho, Lorita Restaurante, 20h

Menu
Recepção: Miguel Torres Rosé Cabernet Sauvignon | DO Curico | Chile - Torres Sangre de Toro DO Catalunya, Penedés | Espanha

Entrada: Capuccino de cogumelos do Lorita - Torres Viña Sol Parellada | DO Catalunya | Espanha

Degustação:
Marimar Estate Chardonnay | Russian River Valley | Eua
Torres Celeste Crianza Ribera Del Duero | Espanha (RP 90)
Torres Salmos Priorato | Espanha
Torres Mas La Plana Cabernet Sauvignon | DO Penedes | Espanha

Prato Principal: Picanha de cordeiro ao vinho do Porto guarnecida com risoto de pêras, queijo brie e azeite aromático de manjericão & Miguel Torres Santa Digna Merlot | Curico | Chile

Sobremesa:mousse de baunilha com fundo em calda de carambola & Torres Moscatel Oro DO Penedés, Espanha

Valor individual | R$ 125,00 all inclusive.

Vagas Limitadas. Reservas: 9331 6098 ou mariaamelia@vinhoearte.com

Fonte: Maria Amélia Duarte Flores